Reflexão Auto Conhecimento
O domínio da injustiça prevalece pela ausência de conhecimento, pois a ignorância é a mais poderosa arma que sustenta a pobreza de um povo e de toda uma nação.
“Podem prender-me em algemas
Em grades ou podem amarrar meus pés
Mas meu conhecimento não!
Ah! Isso não!
É o meu escudo, minha proteção
Meu grito de guerra
Minha libertação!”
Análise do poema da escritora Priscila Mancussi
Pequeno no tamanho, mas grande na potência, este poema nos lembra que o saber é uma arma contra qualquer forma de opressão.
Negociar exames, permitir progressões sem conhecimento e sobrecarregar currículos é condenar o futuro do país. Um sistema assim não forma médicos, engenheiros ou professores competentes: forma profissionais sem bases, que põem em risco a vida e o desenvolvimento da nação. Furucuto, 2025
Arrogância é achar que já sabe tudo
Conhecimento é enxergar o inacabamento
Sabedoria é aprender nos detalhes, em pequenas e continuadas doses ...
Nas sombras do conhecimento somos ignorante, preconceituosos e cegos para verdade que não se pode calar.
Ouvimos nada dizemos ate que o amanhã seja tarde num único momento.
Seria a verdade de mentira na falácia de tantos argumentos são privilégio...
" A educação atual perdeu o sentido de existir; pois os alunos trocaram conhecimento por informação".
Cunhya
A gnose(conhecimento) e a prática(práxis) do mesmo, irá separar a pessoa da multidão, e não o farisaísmo das igrejas ou qualquer outra espiritualidade.
“Mentes inquietas buscam respostas que aplacam a sede de conhecimento. Almas inquietas buscam a paz que silencie as vozes do tormento.”
