Reclamar
As palavras tem poder. Se não forem positivas, melhor agir em silêncio.
Reclamar piora mais. A distimia está na moda, ainda mais forte com apoio da rede social. Essa doença só afasta o paciente de outros indivíduos, tornando-o "o chato". Geralmente ele nunca perceberá, até que uma pessoa muito próxima, que goste muito, possa-lhe fazer uma crítica construtiva.
Reclamar ou elogiar?
Faça todas as coisas sem reclamar. - Filipenses 2:14
Há pessoas que ficariam muito desapontadas se não tivessem algo para reclamar. Eles estão tão ocupados com seus pequenos problemas que perdem de vista todas as suas grandes bênçãos.
Durante os anos em que fui médico, tive vários pacientes que pareciam gostar de reclamar de seus males físicos. Eu os examinava e não achava nada errado, mas tudo o que eles fizeram foi reclamar e reclamar. Dores aqui, dores ali, e como alguém a expressava, “simplesmente não me sinto bem o bastante”. Na minha opinião, era tudo imaginário. Pareceu-me que, se começassem a contar suas bênçãos, logo esqueceriam seus problemas.
Quão diferente é o caso da mulher muito idosa, sem um tostão e fraca, a quem foi perguntado: "Tia, como está sua saúde?" "Oh, tenho muito pelo que agradecer", respondeu ela. "Eu tenho apenas dois dentes, mas graças a Deus, eles são opostos um ao outro!"
Antes de começar outro dia, pare para contar suas bênçãos, em vez de insistir em seus problemas. Use as palavras do Salmo 103 como guia e cante uma canção de ação de graças ao Senhor. Se você é um filho redimido de Deus, louve-o! Você tem a maior bênção de todas.
Eu o louvarei! Eu o louvarei!
Louve o Cordeiro pelos pecadores mortos;
Dai-Lhe glória a todos vós,
porque o seu sangue pode lavar cada mancha. —Harris
Em vez de reclamar, conte suas bênçãos. MR DeHaan
Luzes do mundo
Faça todas as coisas sem reclamar e contestar. . . sem falhas no meio de uma geração torta e perversa. - Filipenses 2: 14-15
É fácil ver que vivemos "no meio de uma geração torta e perversa" (Filipenses 2:15). Somos continuamente lembrados de que vivemos em um mundo caído por nossas próprias tendências pecaminosas, pelas manchetes de jornais que denunciam crimes horríveis e por uma sociedade que está se acostumando à imoralidade grosseira.
Nesse cenário de trevas, os seguidores de Jesus são instruídos a serem “luzes do mundo” (Filipenses 2:15). Contudo, nossa conduta geralmente reflete uma imagem fraca e distorcida Dele. É por isso que Paulo nos advertiu contra “queixas e disputas” (v.14) e nos instou a colocar nossa salvação para trabalhar com reverência a Deus (vv.12-13).
Podemos nos perguntar por que o apóstolo não mencionou algo mais escandaloso do que reclamar. Mas relativamente poucos de nós somos culpados de pecados de “manchete”, enquanto todos nós somos culpados da presunção, orgulho e egocentrismo que surgem em murmúrios e brigas. E esses pecados “menores” podem ser igualmente destrutivos.
Paulo sabia que precisamos estar espiritualmente alertas ao mal e beliscá-lo pela raiz. Atendendo a essas exortações, “tornar-se-ão inocentes e inofensivos, filhos de Deus sem culpa” (v.15). Então teremos a certeza de brilhar como luzes neste mundo sombrio.
A escuridão parece tão avassaladora
em nosso mundo hoje;
Ajuda-nos, Senhor, a continuar brilhando
Até o fim do dia. —Hess
É a vida por trás de nossas palavras que torna nosso testemunho verdadeiro. Herbert Vander Lugt
Parte da solução
Faça todas as coisas sem reclamar e contestar, para que você possa. . . brilhar como luzes do mundo. - Filipenses 2: 14-15
Muitas pessoas pensam que os cristãos são sempre negativos e lutam contra algo. Isso é lamentável, porque devemos ser conhecidos como pessoas positivas que promovem o que é bom e certo.
Um colunista de jornal abordou esta questão, dizendo que nos afastamos das ordens de nosso Salvador. Ele se perguntou se estamos amando nossos inimigos e orando por aqueles que nos perseguem. Estamos alimentando os famintos, vestindo os nus e visitando os que estão na prisão? (Mt. 5: 44-45; 25: 34-36).
Muitos de nós estão perturbados com os males da nossa sociedade, mas fazemos pouco mais do que falar negativamente sobre isso. Deixamos a impressão de que odiamos aqueles que não vivem de acordo com nossos padrões. Eles nos vêem como esnobes hipócritas.
Quão diferente do Senhor Jesus e Seus primeiros seguidores! Embora não hesitassem em denunciar o pecado, seu foco principal era demonstrar a pureza, compaixão, altruísmo e humildade do amor de Cristo.
Quão melhor é ser um farol da verdade do que um instigador de condenação. Em vez de apenas reclamar dos problemas do mundo, vamos fazer parte da solução! Seguindo o exemplo de Jesus, precisamos alcançar em amor as pessoas ao nosso redor que precisam dEle.
Dá-me um coração compreensivo e terno,
Jesus, como Teu, Jesus, como Teu,
Tocado pelas necessidades que estão surgindo ao meu redor,
E cheio de compaixão divina. - Anon.
Se amamos a Cristo, amaremos os perdidos. Herbert Vander Lugt
De Reclamar a Confiar
Quando Ele me testar, sairei como ouro. - Jó 23:10
Jó era um bom homem. Ele temia a Deus, ajudou os necessitados e se opôs aos iníquos. No entanto, ele cometeu o erro de colocar muita ênfase em seu próprio caráter. Vemos isso em sua amarga queixa (23: 2). Jó alegou que, se Deus o ouvisse da mesma maneira que um juiz e júri ouve um advogado de defesa, ele concluiria que Jó é ouro puro (vv.2-10).
Usamos o versículo 10 para dizer que Deus estava testando Jó para queimar a escória do pecado. Mas Elifaz o acusou de "iniqüidade sem fim" (22: 5), e a resposta do patriarca foi sua defesa contra essa acusação. Jó disse que o teste de Deus a ele acabaria por revelar que ele já era ouro puro. Então ele continuou afirmando sua retidão. Finalmente, o Todo-Poderoso confrontou Jó. “Eu o questionarei e você me responderá”, disse ele (38: 3). Quando Deus terminou, Jó foi silenciado e humilhado. Todo traço de justiça própria se foi. Ele admitiu que havia falado ignorantemente (42: 1-5). Então ele disse: “Portanto, eu me abomino e me arrependo em pó e cinza” (v.6).
Sempre que pensamos que merecemos melhor de Deus, precisamos lembrar que Seu Filho sem pecado deu Sua vida por nós. Isso silenciará nossa reclamação e renovará nossa confiança no amor, sabedoria e bondade de Deus.
Ó Senhor, qual é o significado da minha perda?
Meu coração está certo e, no entanto, quão grande é a dor!
Então, graciosamente, você me atrai para a cruz de Cristo
e me mostra que minha fé não é em vão. —DJD
Provações fortes constroem fé forte. Herbert Vander Lugt
RECLAMAR E RECONHECER.
Por dias , tenho me queixado de ti . Me indigno com seus aprendizados que não tem fim.
Mais necessito de sua presença , pois sem sua companhia , sou uma historia que não compensa.
Quando a noção de sua grandeza permeio minha essência , eram tempos de sentença, procurava em minha diferença , entender o sofrimento que o lamenta.
O ardor da solidão , chega a queimar os nervos de minha esperança , os contras de um lado , e os prós no outro da balança.
Tens maltratado os meus sentimentos , e ao mesmo tempo lapidado um guerreiro, ligado a causa nobre de cultivar a verdade , por mais que cobres de mim a insanidade, física e mental , tua causa em meu aprimoramento é divinal. Compadeço-me por enxergar o céu , vasto e imenso , azul como a cor do mar , agradeço por meu sistema respiratório me proporcionar respirar, embelezo-me com a divindade que és o veiculo em que me locomovo , por ter reclamado de ti hoje que conheço sua importância me sinto um louco.
Reclamar não resolve. Seja sincero com você mesmo, veja o que há de bom na sua vida e agradeça.
livro "Pense nisso 1"
Reclamar é deixar a porta aberta pro problema e pra dor, agradecer é reconhecer a troca deixando a porta aberta pro amor.
Quando clamamos por algo com fé,
recebemos!
Reclamar é pedir de novo.
Pena que só reclamamos o que não queremos.
O vento mexe comigo
e traz poesia sempre
nem adianta reclamar
no meu cabelo ele é um pente
Gosto da noite e do dia
aprecio qualquer estação
vivo rimando a alegria
e disfarço a preocupação
Sou apenas uma gaivota
voando acima dos mares
asas sincopando em rumos
distantes de todos os males
O QUE FAÇO?
Eu não queria, não queria reclamar, não queria ter que compartilhar vídeos, imagens e textos para a verdade mostrar, eu queria que todos pudessem enxergar, eu não queria debater e contra argumentar, eu queria que todos fossem capazes de raciocinar, eu sou só um jovem que teme o que virá, apenas quero meu futuro livre, sem ninguém para minha liberdade ameaçar... Será que eu estou errado em insistir e lutar, será o que tenho que fazer? Deixar acontecer e rolar? Alguém me responda como eu deva me portar, pois no momento creio que faço o certo, quando a verdade busco mostrar.
É errado defender alguém que recebeu uma facada? Não vê que não é mais política essa ação acovardada, não fizemos nenhuma ataque contra essa esquerda desequilibrada, não destruímos patrimônios ou nas ruas fizemos arruaças, veja quem são o violentos nessa história mau contada, te entregam uma notícia distorcida e totalmente maquiada, daqui a pouco o agressor não terá culpa de absolutamente nada, daqui a pouco a culpa é da vítima por dizer algumas palavras, não sei o que devo fazer, se continuo ou não faço nada, realmente eu não queria gastar poesia e nenhuma palavra, mas se com reação não adianta, imagine se a gente ficasse deitado ou deitada.
Brasil, povo de bem vamos se levantar, não estou dizendo para agir a altura ou algo do tipo praticar, vamos nos unir e deixar eles sozinhos latir e gritar, vamos continuar postando, compartilhando as informações que achamos certos compartilhar, vamos responder só quem das ideias se interessar, cada um fazendo sua parte com seu amigo, conhecido que tem vontade de mudar.
O lema é Brasil acima de tudo, Deus acima de todos..
