Quem quer

Cerca de 117849 frases e pensamentos: Quem quer

Levou tempo para que eu percebesse que quem presta muita atenção no que é dito não consegue escutar o essencial. O essencial se encontra fora das palavras...

Lealdade vs. Fidelidade

Advertência: o texto que se segue é da inteira responsabilidade de quem o escreveu, não tendo como base qualquer estatística, teoria ou pensamento que não as que, ao longo da vida, se foram formando na cabeça da autora.

A meu ver, há uma diferença muito grande entre Lealdade e Fidelidade. Tão grande, mas tão grande, que uma nada tem a ver com a outra. O mais infiel dos seres pode ser o mais leal (geralmente, é), enquanto que o mais fiel pode ser o mais desleal (geralmente, também é).

A fidelidade prende-se com o respeito pelos compromissos que se assumem perante uma pessoa, enquanto a lealdade tem a ver com o respeito devido à própria pessoa, isto é, ao seu âmago enquanto indivíduo, algo de tão precioso e tão delicado a que chamamos frequentemente dignidade do ser humano. Além disso, a fidelidade existe somente no contexto amoroso e no contexto dos negócios (de certeza que já ouviram falar dos contratos de fidelização das operadoras telefónicas…), enquanto a lealdade existe em relação a todas as pessoas, principalmente àquelas com quem estabelecemos relações de proximidade (profissionais, amorosas, de amizade, etc.). Simplificando (muito) a coisa, eu diria que a infidelidade fere o orgulho, enquanto a deslealdade fere a dignidade.

A infidelidade põe fim ao compromisso, mas não impede que nasçam outros, novos. Depois da infidelidade podem surgir novos compromissos, assumidos perante as mesmas ou perante outras pessoas, basta que a isso ambas estejam dispostas. Contudo, a deslealdade não pode dar lugar a outras pessoas, a novas pessoas, porque as pessoas não se “fabricam”, não se criam por acordo.

Assim, para mim, a lealdade é muito mais importante do que a fidelidade, porque as pessoas têm muitíssimo mais importância do que os compromissos. Os compromissos começam e acabam, renovam-se, são substituídos, voltam a começar e a acabar. Mas as pessoas que passam pela nossa vida, essas, deixam marcas eternas, indeléveis e, em certa medida, diria até que nos constroem.

O dever de fidelidade cessa quando cessam os compromissos; o dever de lealdade para com o nosso semelhante não cessa depois dos compromissos, não cessa sequer depois da morte, porque depois da morte há ainda um nome e uma memória a respeitar, à qual devemos um comportamento leal. É por isso, julgo, que a infidelidade se perdoa, se esquece, tem importância diminuta e não faz de ninguém um ser menor, mas tão somente humano (desenganem-se os que ainda pensam que há pessoas 100% fiéis, pois tal coisa não existe, a não ser que se defenda que a infidelidade é somente física). E é também por isso que a deslealdade é vergonhosa, inesquecível, inapagável e imperdoável.

A infidelidade é algo que devemos evitar a todo o custo, é algo de que não devemos orgulhar-nos e que é, do ponto de vista das relações humanas honestas, incorrecto. Mas a deslealdade, car@s amig@s, a deslealdade é uma filhadaputice inqualificável.

© Texto by Mente Assumida, do blog Assumidamente - mais um magnífico blog das grrrls de além mar.

A gente não escolhe por quem se apaixona e nunca acontece do jeito que deveria.

É relaxante, confortável, saber que quem amamos está dormindo na sua cama, onde nada pode magoar.

Quem dera se minha vida fosse um desenho
que pudesse apagar com borracha
e continuar a desenhar...

"Não é o espelho quem denúncia a beleza. Ela está nos olhos do observador ! Não é a maciez da cama que determina o sono, mas a mente de quem dorme"

Amor não se implora, não corra atrás de quem lhe tratou como segunda opção, se valorize e entenda que, se você não der valor a si mesmo, ninguém te dará, por mais que deseje, as pessoas lhe verão como você se vê.

Eu me recordo de um homem de Deus a quem foi perguntado: "O que é mais importante: ler a Palavra de Deus ou orar?". Ele respondeu: "O que é mais importante para um pássaro, a asa da direita ou a da esquerda?"

Você diz que as pessoas te magoam, mas você já parou pra pensar em quem você já magoou? acho que não em hora de rever seus conceitos.

O Deus de amor e perdão pode perdoar e restaurar qualquer e todo tipo de pecado, não importa quem nós somos e também o que fizemos.

O insulto ofende a quem o faz e não a quem o recebe.

Quem troca o dia pela noite sabe o quão bom é o silêncio da madrugada.

Torne cada momento da sua vida repleto de felicidades por que afinal quem é feliz vive mais.

De verdade! Eu não ligo pro que as pessoas dizem de mim, provavelmente quem fala é quem tem inveja e não tem os mesmos valores que eu. Desculpa te decepcionar, mas não sou espelho pra refletir o que você fala.

Triste de quem se acha dono de alguém...
As pessoas têm sentimentos, constroem relações, criam laços...mas ninguém pertence a ninguém, a não ser a si próprio.

No mundo todos somos iguais pela raça, e a sabedoria não se conquista, ama a quem conheças.

Quem enxerga a beleza da vida nas asas de uma borboleta, ou nas cores de uma flor, saberá dar valor no que é humano e preservar o que é divino.

As vezes falamos coisas sem pensar e magoamos quem amamos sem querer, palavras ditas que machucam e formam feridas sem remédio para cura.
Pense antes de falar para que isso nao se torne dolorido de mais a ponto de desapontar quem ama você.

A questão mais básica não consiste em saber o que é o melhor, mas sim em saber quem decidirá o que é o melhor.

Thomas Sowell
Knowledge And Decisions (1996).

Quem ama é perseverante;
acredita na capacidade do amor,
não desiste facilmente de seus sonhos.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp