Quando Sorrimos
... Respeitar ...
"Um fiel da balança alphantásma dono de duas asas como um verbo que usa dois olhares: um olhar para drento X um olhar para frora, igual o número onze ou como um olhar feminino, ao lado, um olhar masculino"
- Onde
- Porque
- Como
- Quando
... Respeitar...
Quando a certeza se enraiza em nossas crenças, junta-se a ilusão com a vontade de se iludir, e, é inútil tentar nos alertar, infelizmente fechamos até os olhos da alma.
Quando a tristeza começar a enfraquecer os ânimos, é hora de abrir mão do conforto e pensar em vida além das recompensas.
Quando você percebe que existe uma inteligência criativa agindo e transformando cada átomo do seu corpo, ela deixa de ser inconsciente.
Quando vamos perceber o real valor...
A vida nos ensina de várias maneiras e tão sutilmente que nos faz parecer inaptos em compreender e reconhecer a lição aplicada.
Ao ver uma pessoa pedir uma ajuda, ou uma esmola, como na maioria das vezes, por uma questão de segurança me retrai e de uma certa forma ignorei tanto a pessoa quanto o pedido.
Veio no meu pensamento a ideia de que era para um determinado fim esta ajuda, ou seja, uma bebida, uma compra de droga, várias coisas erradas, enfim, inventei várias situações dentro de mim para justificar a não ajuda a esta pessoa. Entre o sentimento de ajudar ou não, comecei a entender meu próprio eu interior e como eu agia em determinadas situações como estas.
Percebi que ao ajudar eu estaria na verdade esquivando de um problema de consciência, ou seja, sei do problema, ele existe e o que posso fazer, não para resolve-lo, mas sim para com uma simples esmola, na verdade me afastar dele e deixar minha consciência tranquila. Outros diriam que a esmola apenas ajuda a vagabundagem e o vicio de tal pessoa, mas independente do ato, eu estaria limpando a minha responsabilidade com relação a esta pessoa por estar nesta situação, e com está ajuda aplaco minha consciência.
Com este pensamento me ocorreu uma simples conclusão, sou tão desprovido de valores quanto qualquer um, não posso me achar melhor que ninguém, com a tal ajuda me liberto de uma culpa e me sinto superior, pura canalhice e falta de empatia. Com a ajuda me sentiria um grande ser humano, do bem, com virtudes, um ser do bem. Será mesmo?
Cheguei à conclusão que em nada sou melhor que alguém, porque por mais que faça, sempre será por uma questão de parecer ou demonstrar uma maneira de ficar bem comigo mesmo, mas independente do ato, descobri que preciso rever meus conceitos e a forma de encarar várias situações por que passo e não dou o devido valor.
O despertar é necessário em cada um de nós, não porque vamos resolver os problemas do mundo, mas que a parte que nos é cabida seja feita, compreendida e assimilada para nosso crescimento espiritual.
Quando um homem necessita de argumentos mentirosos para convencimento, além de criar narrativas é preciso silenciar os que podem refutá-lo.
Quando o ridículo é aplaudido, e o que é santo é ignorado, surge uma inversão de valores que reflete a sociedade contemporânea. A Bíblia nos adverte em Isaías 5:20 (NVI): "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo!". Nesse contexto, a Palavra nos orienta a discernir entre o que é correto e o que é distorcido.
Assim, em meio à aclamação do ridículo, é crucial permanecer ancorado nos princípios santos. A verdadeira sabedoria, como mencionada em Provérbios 2:6 (NVI), provém do Senhor: "Pois o Senhor concede sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento." Ao buscar a santidade e a sabedoria divina, somos capazes de discernir a verdadeira luz em meio às trevas, promovendo valores que transcendem a aplausos efêmeros e mantendo nossa visão alinhada ao que é santo.
Quando a terra não sacia e o colorido desvanece, no abismo mais escuro descubro o verdadeiro amor. Em Deus, encontro a luz que restaura cores e transcende as sombras.
QUANDO O SONETO CHORA
Nas estrofes do soneto, a tristura
Suspira, choraminga na dura dor
Unhando no verso afiada ranhura
Dês que dá à sensação, dissabor
Quando o verso lacrimeja, e figura
O desagrado, o pranto é um temor
Sente o desencanto, beira loucura
Duma poética desiludida no amor
Há pesares extensos no caminho
Saudade, embatucando o sentido
Martelando o que não tem alinho
Chora o soneto o instante partido
Da vida, versando cada cadinho
Protelando o versejar tão doído!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
10 março, 2024, 14’20” – Araguari, MG
Compreendi que era amor... quando me vi refletido no teu olhar, e me perdi na imensidão dos teus sentimentos.
Ou você convive e conhece a pessoa ou...fica suscetível a acreditar nas distorções manipulativas que os outros pintam sobre ela.
o amor vai te encontrar quando você menos esperar. você viveu tanto tempo esperando alguma faísca enervar seu sangue, qualquer sentimento que fizesse do seu corpo um céu imenso e iluminado de ano-novo, que recebe a felicidade das pessoas entoando ritos de passagem. você passou tanto tempo à procura de alguém que fizesse do seu estômago morada pras borboletas que gostam tanto de perambular por onde se sentem confortáveis. (...) você sonhava, tarde da noite, pouco antes de dormir, com como aconteceria o grande encontro do amor na sua vida. (...) você passou muito tempo querendo ver sinais em tudo o que tocava e em todos com quem se relacionava. (...) até que um dia, de tanto procurar o amor nos lugares, nas pessoas, e em tudo, o coração desacelerou. o peito deixou de queimar e arder e imaginar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp