Qualidades Homem
Você é um amigo especial...
me ajuda a crescer quando exalta minhas qualidades, fazendo com que eu me orgulhe delas, quando extrai, extrai o melhor de mim, omitindo os defeitos que até eu gostaria de esconder. Quando me estende a mão, mostrando o caminho que devo seguir. Por isso sei que posso contar sempre com você...
Depois de horas tentando discernir qualidades de defeitos, com um profundo intuito de descobrir a causa de tantos problemas, multiplas felicidades, incontestáveis emoções, queria causar dentro de mim, talvez a diferença entre o certo e o errado, para que pudesse seguir meus dias mais repletos de felicidades e pessoas especiais..
E na busca contínua de me conhecer, e oque se passa a minha volta, me deparo com um susto diante de cada percepção que antes parecia invisível.
Percebi então que por mais que eu ouse tentar, palavras definitivamente apagam as magoas que causei, sinceras desculpas não são capazes de extinguir as lagrimas de ontem, mas devo aceita-las como se fosse um presente..
Olhares entrelaçam cada vez mais as pessoas, alguns podem não mostrar nada e ao mesmo tempo demonstrar tudo, porém a cada décimos e milézimos de segundo os tais muitas vezes são passadas despercebidas!
Objetos e fotografias que guardava em caixinhas de lembranças, de dias que certamente marcaram, quando retiradas não são capazes de reproduzir as emoções que senti nos dias inesqueciveis em que ocorreram.Por isso vivo me "ensinando" a aproveitar aquilo que pode me causar deliciosas lembranças, mas tambem a não evitar fadigas, sofrimentos e desesperos..pois de cada um consigo extrair uma lição nova e aplicável para os proximos dias.
Entre tantos achados, infinitos perdidos, abundantes sentimentos e pessoas responsaveis por eles, cada detalhe me propicia um novo sonho.Vivo cada vez mais o prazer da felicidade e o desprazer da responsabilidade, que muitas vezes tornam meus sonhos obscuros.
Assim continuei a observar a viagem de cada sonho, alimentando-me de mais esperanças e equivocando varios medos.
Por fim cansei de tanto buscar, vi que seria uma busca sem fim.A cada dia ocorrem mudanças dentro e fora, mas são poucas as quais percebemos os valores necessarios.O certo seria me preocupar pouco com oque passou, viver o presente e apenas esperar o futuro, plantando e colhendo sempre frutos dos meus atos.
E nesse descompasso que vivo, continuam meus sonhos, desejos, amores, dores, emoções, problemas, surpresas e varias coisas indefiniveis, sem as quais, sem duvidas minha vida não teria a menor importância, aproveito tudo dentro de seus limites para que as recordações cada vez aumentem dentro de mim e me possam me causar sentimentos de diferentes significados e dimensões!
Visualizar o como proceder em busca da possibilidade de
ser feliz é uma das qualidades de quem age com sadedoria
e bom senso.
Vamos juntar eu e você? Fundir as nossas qualidades e defeitos? Vamos brincar de ser um só? Ai será carinho, será cabelo ondulado, será preguiça, sono, comilança, será falta de paciência, será ciúmes, força e choro, será noite dia madrugada, arroz lasanha feijoada, será abraço forte, será companheiro, carinho mulher, será sorriso careta gargalhada, será manha dengo mimo, será quente frio e nunca morno, será distancia presença saudade, será cede fome e vontade,vamos brincar de ser um só? Será musica silencio paz, será trabalho força de vontade, será dinheiro, será erros, português fraco inglês forte, será sono e carinho será lua estrela sol, chocolate suco de melancia, será compromisso união prazer, será claro escuro, vermelho amarelo e azul, mais um dia quando cansar de ser ainda será, ainda será eu e você
Posso não ter as qualidades que você gostaria que eu tivesse, mas tenho tudo que pode lhe fazer feliz.
Serei sempre o que não nasceu para isso;
Serei sempre só o que tinha qualidades;
Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta...
Amigo de verdade é aquele que escuta sobre seus próprios defeitos e fala sobre as qualidades do outro.
Quando estamos na escuridão conseguimos ver nossa beleza, nossos acertos, nossas qualidades...
Quando chegamos na luz vemos nossa feiuras, nossos erros, nossos defeitos...
Não quero alguém perfeito, quero alguém com defeitos que se rendam as minhas qualidades e com qualidades que superem meus defeitos.
Todos possuem boas qualidades, foque no que há de melhor em cada um. Facilitará muito a convivência.
Somos humanos, perfeito nas nossas imperfeições... Somos apaixonáveis... Nas qualidades e defeitos...
A primeira conjetura que se faz, a respeito das qualidades de inteligência de um príncipe, repousa na observação dos homens que ele tem no seu redor.
Quando estes são competentes e fiéis, pode-se reputá-lo sábio, porque soube reconhecer as qualidades daqueles e mantê-los fiéis. Mas, quando não são assim, pode-se ajuizar sempre mal do senhor, porque o primeiro erro que cometeu está nessa escolha.
[Niccolò Machiavelli in O Príncipe - cap.XXII]
