Psicologia da Educação
Ensinar para inspirar envolve algo a mais que reproduzir o conteúdo, envolve colocar-se em condição de igualdade com o educando, ao seu lado, sem hierarquias, sem padrões estereotipados de alguém que sabe e de alguém que não sabe.
Ensinar por ensinar se refere quanto ao agente educador se concentrar fortemente no método, no conteúdo e nas horas-aula em detrimento da sintonia com o estudante, do fato de fornecer sentido para a aula.
Ensinar não é um simples ato de hierarquia, mas uma responsabilidade compartilhada e de amor ao próximo.
Nunca oriente sua prática pedagógica pelo estudante que não possui compromisso com o processo de aprendizagem.
O conflito no processo didático é salutar tanto para o educador quanto para o educando, pois ambos refletem sobre o processo de ensino e aprendizagem.
O problema não está na forma de ensinar, mas na baixa capacidade dos estudantes se tornarem protagonistas do conhecimento e da sua própria história.
O professor é o "traficante" do saber, da visão de mundo, da compaixão, da verdade, da ciência, da partilha, onde desperta o educando para a realidade, para a generosidade e o respeito. O professor é uma fonte inesgotável que prepara o educando para a vida
O Mecanismo cuidou para que você
estivesse muito ocupado tentando
sustentar os teus filhos,
para que o Estado os educasse.
Tratemos com amor os pequenos. Com devoção, responsabilidade e respeito, pois é sendo por nós educados que alcançarão as altas esferas que dirigirão nossa terra.
A cada manhã uma nova oportunidade
Repensando ...criticando o próprio pensamento, podemos
reciclar, diluir, deletar e editar um novo modo de pensar...
Tudo isso ao
Suave
Som do
Silêncio
Bateu levou !!! já saiu de moda.
Virar bicho quando contrariado é fácil
Quero ver ser educado.
O Brasil precisa de uma reforma social profunda que vise o lado humano. Por que quando as pessoas são melhor instruídas pensam mais antes de agir. Infelizmente até agora só houve reformas 'superficiais'. Não adianta construir prédio gigantescos com estruturas ocas, uma hora desabará.
Educar é uma arte, é necessário muito treino e dedicação. Significa que respeito é construção, a pessoa não aprende a respeitar de uma hora pra outra. Engana-se quem pensa que 'amar' é dar tudo ou proteger de tudo. É mais fácil criar um inconsequente fazendo tudo por ele do que uma pessoa que sabe respeitar seus limites e dos outros.
- Relacionados
- Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação
