Provações
Eu sinto sua falta.
Ânsia
Constância de você.
Eu sinto sua falta
Mas não te quero de volta.
Esse amor de consórcio não é pra mim.
Eu sinto sua falta
Mas não preciso de você.
Coisas que nunca é tarde para se aprender:
1. Estar em uma relação na qual somente ele/ela pode fazer alguma coisa, é um relacionamento extremamente abusivo.
2. Você não precisar carregar uma bagagem que não é sua.
3. Não fique do lado de alguém por pena.
4. Reciprocidade não é obrigação. Obrigação é ser sincero e saber dar limite as coisas pra não machucar o outro. Obrigação é ter responsabilidade afetiva, mas gostar da pessoa só porque ela gosta de você, não.
5. Saiba diferenciar. Ninguém pode controlar o que e por quem sente.
6. Soltar as cordas que apertam suas mãos (ou talvez o corpo todo) é melhor do que se deixar levar e acabar num suicídio sentimental e psíquico.
7. Os sentimentos podem sim transbordar.
8. Sentir não é naufrágio.
9. Devemos parar de tentar encontrar a pessoa certa.
10. Não devemos pedir para ficar quem decidiu ir embora.
11. O pequeno Príncipe está certo: “Onde não puderes amar não te demores.”
12. Homem tem tanto valor quanto a mulher.
13. Ninguém vai entender sua dor, pois só você sabe o peso dela.
14. Chorar não é vergonha. Pode deitar a cabeça no travesseiro e chorar o quanto quiser. No dia seguinte estará pronto (a) pra outra.
15. Seja honesto consigo mesmo.
16. Perdoe. Dói, mas é necessário para ser feliz e ter liberdade.
Você pode deixar qualquer coisa que te sufoque. Pode deixar qualquer amizade que te faça mal ao ponto de te fazer chorar. Pode deixar qualquer relacionamento que te faça sentir insuficiente. Pode deixar qualquer história que não te cabe mais. Você tem auto permissão para se refazer longe de qualquer sentimento insignificante e que aperte seu coração. Não precisa sofrer pra sempre, porque a sua vida é feita de escolhas e então você é livre para escolher um caminho melhor. Você pode resinignficar, arrumar as malas e começar de novo, em um lugar diferente, redefinir a sua vida. Você pode ir embora a hora que quiser e quando quiser. Ir embora não é tão ruim como todos pensam. Sempre tem o lado bom. O lado bom de se reinventar, permitir, mudar, recomeçar, sair da órbita que é o mundo das pessoas, dos rótulos, lugares errados e pessoas erradas. Ir embora fecha ciclos para abrir novos. Você pode ir embora quantas vezes quiser e deixar as coisas velhas para trás e viver no lugar que te cabe. Antes de decidir ir embora, decida perdoar. Perdão cura corpo, alma e espírito. E nada melhor do que asas leves para voar e recomeçar.
FAMÍLIA
O que vem na sua cabeça quando ouve essa palavra? Definir família é complexo, mas se resume em amor. Toda família tem seu segredo, desavença. Tem o primo que não conversa com ninguém e outro primo que é todo dado. Tem a prima que passou na Federal e você tá no cursinho tentando alguma coisa. Tem a tia do "e os namoradinhos?", o tio que faz piada ruim e do "pavê". Tem a avó que dá dinheiro escondido como se fosse o mais terrível crime que alguém pode cometer. Tem a tia que manda foto de flor todo dia no grupo e ninguém sabe de onde ela tira tanta flor. Tem família que fala miando e outras gritando. Na mesa do almoço o primeiro que abrir a Coca-Cola tem que servir todo mundo. Não tem jeito, no final de tudo, família é amor, laço, abraço, aconchego e socorro. Não importam as brigas, no final as coisas ficam bem. (A não ser que você tenha pego a tupperware da sua mãe e sumiu com ela. Aí meu amigo... boa sorte. Recite o Salmo 23 o máximo de vezes que você conseguir e que o Senhor te guarde e te ilumine.)
Antes de falar como foi a sensação de ter beijado a primeira vez, me tire uma dúvida: Selinho com 12 anos é considerado um beijo? Me lembro de ter dado um selinho do menino mais bonito da minha sala na quarta série e ele estava com uma flor na mão. Eu, boba e inocente queria saber o nome daquela flor e ele sorrindo me disse “me dá um beijo que eu te conto” e então pensei que só me diria se eu realmente o beijasse, então fui e dei aquele selinho. Foi uma surpresa para nós dois. Sabe aquela paixão reprimida de pré-adolescente que o menino atazana a vida da moça e ela corre atrás dele no recreio e ambos fazem isso para ter a atenção um do outro? Então, basicamente foi isso. E se o selinho for considerado um beijo, beijo, beijo, então o meu primeiro foi mágico, engraçado e chamou a atenção da minha turma toda. Ficamos envergonhados mas depois caímos na gargalha. Desse dia em diante, a gente ficava olhando um para o outro pelos corredores da escola e na sala de aula sempre fazíamos as atividades em dupla. Nunca mais nos beijamos, mas aquele selinho entrou para a história.
[O meu primeiro beijo]
Eu poderia escrever sobre quem eu era antes de te encontrar mas hoje quero falar de como tenho te visto nos últimos dias. Tenho visto de forma palpável e visível o seu cuidado, provisão e amor. Quando minha alma se desesperou, recorri a Ti e me destes consolo, me deu seu colo e disse que tudo ficaria bem. Através da sua Palavra que é viva e eficaz, a manhã foi renovada e junto com ela a sua misericórdia. Te vejo em tudo. Te vejo na flor que brota, no cantar dos pássaros, no sentir do vento. Na brisa suave, no calor do sol, em cada trilho tem muito de Você. Como não te amar? Seu amor é quente, seu nome é suave, sua voz acalma e seu colo não existe outro igual. Em meio a todo caos que o mundo tem vivenciado, o Seu amor e misericórdia têm me sustentado. Como não te amar? Quero viver sempre assim, te amando, sentindo seu toque, te vendo em tudo até que o nosso encontro chegue. E eu sei que não demora. Já posso ouvir e ver os seus sinais.
[Uma carta para Deus]
INFÂNCIA...
Bola de gude, queimada, esconde-esconde, praça e uns amigos. As avós gritando na porta de casa “tá na hora de entrar” e todo mundo saia batendo o pé forte porque queria ficar mais um pouco. Todo mundo tinha medo de entrar para beber água e não poder voltar mais. A infância não tem tempo ruim... a alegria esbanjada, sinceridade estampada e inocência exacerbada. Alguns amigos nós perdemos e outros ainda carregamos. O tempo não apaga as memórias das quedas da rede, das árvores, dos tropeços que arrancavam a “cabeça do dedo” e o medo de machucar para não ter que passar merthiolate. Se eu fosse dar outro nome para a infância, ele se tornaria vários adjetivos. Saudade, surra, queda, TV Globinho, medo do linha direta, casa, colo, beijo e abraço de vó. Pra quê melhor?
O meu primeiro amor era minha certeza. Foi o vendaval mais forte e mais intenso em toda a minha vida. Dele só tenho as melhores memórias, risadas, sentimentos, expressões e atitudes genuínas. Mas como de praxe, eu tinha que estragar alguma coisa, tinha que pisar na bola. Se não fosse assim, não seria eu. A memória que me resta hoje é do nosso último inverno. Abraçados, sorridentes e eu com um pingo de esperança dele dizer que voltaria pra mim e não nos largaríamos mais. Tudo estaria bem. Esse inverno foi o melhor de todos mas não foi passageiro. A estação se foi para ele, mas em mim continua a chover. Era pra ser um texto falando do quanto eu amei o meu primeiro amor, mas acabou sendo um pedido de perdão que talvez ele nunca leia mas quero deixar registrado aqui: querido primeiro amor, espero que me perdoe. Ainda te amo e vivo o nosso inverno intensamente. Te guardo em cada memória boa do consciente. Você será sempre o primeiro.
Estar apaixonado é engraçado. Você sorri só de pensar na pessoa, quer vê-la o tempo todo e tudo que acontece sempre quer correr para contar pra ela. Quando você ser apaixona tudo fica colorido. As borboletas aparecem mais que o normal, o coração pulsa mais rápido, os sorrisos de canto são tão frequentes que você nem se dá conta a não ser que alguém te pergunte porque está rindo feito um idiota. As músicas passam a ter mais sentido e você quer dedicá-las todas para aquela pessoa que está te arrancando suspiros. Tudo é motivo para sorrir. Mas se aquela pessoa está triste, isso te afeta. Você quer arrancar a tristeza dela mas não pode, e se não puder fazer nada isso te corrói. A paixão anestesia e te dá golpes que você só vai sentir os esfeitos colaterais quando algo dá errado e você sente o peso que a sua tristeza traz e as lágrimas pesam mais que uma tonelada. Por isso aprenda a controlar seus sentimentos e não deixar que eles te dominem totalmente, pois quanto maior é a paixão, mais profundo é o vale que você cai por ter depositado tudo em alguém que tem as mesmas probabilidades que você de pisar na bola e ferir (mesmo que sem querer). Estar apaixonado é bom, mas é um campo minado
É preciso acreditar em si mesmo para vencer qualquer batalha.
Na vida todas as provas são como a "prova final".
Ninguém consegue ser feliz o tempo inteiro. A vida nos foi oferecida para ser sofrida e também vivida.
Deus é sempre gentil conosco, nos dando oportunidades, chances e avisos.
Percebemos se estamos atentos. Recebemos se estamos preparados. Não dá pra ficar de braços cruzados reclamando ou enfrentamos as provações ou fraquejamos diante delas.
A vida é um presente. Cada dia é único. Cada momento uma nova oportunidade. Se HOJE está difícil, tenha fé, força e coragem. Nada acontece por acontecer, tudo tem um porquê, pode apostar.
Tudo tem uma explicação. Tudo é lição. Tudo é aprendizado. Há coisas que depende de Deus, outras de nós. A vida tem a cobrança do que a gente planta.
Se você quer bom fruto, plante as sementes certas. Se você quer o amor, plante o amor. Se você quer a paz, plante a paz. Se você quer o bem, plante o bem.
O amor, de fato, tem o poder de conectar almas e comprometê-las uma com a outra. Quando é verdadeiro, ele une as pessoas independentemente das circunstâncias, resistindo até mesmo às maiores dificuldades e provações. Esse tipo de amor é capaz de superar desafios e fortalecer os laços entre aqueles que se amam, tornando suas conexões ainda mais profundas e significativas.
Se um dia te encontrares em situações tão difíceis que a vida te pareça um cárcere sem portas: debaixo de provas que te induzam à desolação e ao desânimo; em extrema penúria, sem trabalho e sem meios de sobrevivência;
de alma relegada a supremo abandono;
não desesperes.
Ora em silêncio e confia em Deus, esperando pela Divina Providência, porque Deus tem estradas, onde o mundo não tem caminhos.
É por isto que a tempestade pode rugir à noite, mas não existem forças na Terra que impeçam, cada dia a chegada de novo amanhecer.
Talvez você tenha o costume de pedir por mais de Deus. Ótimo. Entretanto, não se esqueça de que você passará pelo fogo para reluzir a face de Cristo.
