Professor Mestre
Texto por Débora Ildêncio
Publicado no livro: 50 anos Escola Estadual Assis da Chagas| 2016 pg. 78
O ano de 1994 não foi o mesmo!
Lembro de minha ansiedade quando chegou o dia de conhecer a tão sonhada escola. Uma sensação inefável que misturava a expectativa e a curiosidade de conhecer aquele famoso lugar. A blusa nova repleta de quadradinhos simétricos e equidistantes de cor azul e branca e o sol impresso no bolso do lado esquerdo escrito. “E.E. Assis das Chagas”, mostrava que para conhecer aquele local precisávamos de uma roupa especial que era completada com uma bela saia azul-marinho bem engomada! O cabelo bem penteado, meia branca, tênis novo e a pasta maleta na mão completavam o traje necessário para adentrar por aquela porta imensa que me esperava.
Lembro de chegar naquele imenso espaço e ficar extasiada ao ver tantas salas, carteiras e o quadro “negro”, um sentimento de surpresa que era compartilhado com outras crianças da mesma idade. De repente ouvimos uma voz nos chamar para o pátio e após montarmos a fila era hora de ir para sala.
Uma moça de sorriso fácil e bastante empolgada nos conduziu até uma das salas e após perguntar o nome de cada um da turma, se apresentou dizendo alegremente: - Eu sou a Lilia, mas podem me chamar de Tia Lilia!
A partir daquele primeiro encontro, sabia que os meus dias nunca mais seriam iguais!
Com sua voz doce Tia Lilia nos embalava com suas canções, músicas que nos acalmava e outras que nos faziam dançar. Tudo era divertido e aos poucos íamos descobrindo o mundo. As folhas também começavam a fazer parte do aprendizado! Lembro-me dos pontilhados tão bem desenhados que vinham acompanhados do inesquecível cheiro do mimeografo. Naquelas folhas tudo tomava forma, e a cada traço do lápis uma nova imagem surgia, formando curvas e criando um caminho de uma estrada do conhecimento que jamais teria fim! Aos poucos as letras iam surgindo e formavam palavras que a cada momento faziam ainda mais sentido.
Algumas letras bem elaboradas como o “H” eram difíceis de escrever e pacientemente ela pegava em minha mão e fazia com que tudo parecesse fácil!
A aula era tão legal que não entendia qual a necessidade do descanso nos finais de semana! Incansavelmente minha mãe tentava explicar, mas não adiantava, pois, a vontade de aprender e de estar com a Tia Lilia, fazia que o sábado e o domingo parecessem uma eternidade. A cada dia uma nova descoberta e assim vieram os teatros, as apresentações, os poemas de Cecília Meireles e a cada dia aprendíamos mais!
Ao fim do ano estávamos prontos para a nossa primeira formatura! Isso mesmo! FORMATURA! Já sabíamos ler e assinávamos com total propriedade o nosso nome! Em nosso juramento dizemos em alto e bom som: - Prometo honrar meus pais e minha professora.... E dali em diante continuamos cada um a escrever sua própria história sem ter noção do quão importante seria essa professora em nossas vidas!
Todos os outros aprendizados que vieram depois só foram possíveis porque alguém nos alfabetizou. Não haveria uma formação se não houvesse sua dedicação!
As palavras que hoje faço canção, só foram possíveis pelo seu apoio e por segurar na minha mão quando precisei. Ela permitiu que os sinais deixassem de ser apenas desenhos e passassem a ser a forma de comunicação! Em qualquer palco que eu esteja ela sempre estará comigo! Obrigada Tia Lilia!
Sabe aquela velha máxima "onde se come um come dez"? É mentira pura. É conversa fiada, é historiazinha pra o boi dormir e a vaca parir.
Lembre-se de que ninguém precisa de plateia nem de aplausos para dizer bulhufas de nada; às vezes td que vc precisa é de bom senso e de papas na língua.
A gente nasce com uma certa taxa de hormônios da paixão, e essa taxa possui as doses certas para cada apaixonamento. Na vida, a gente vai se apaixonando e desapaixonando. E quando a gente se desapaixona por alguém, acabou, não há reposição hormonal para se apaixonar pela mesma pessoa.
Fora disso pode ser desequilíbrio hormonal, ou carência, ou problema de baixa autoestima, ou ideia fixa, ou até mesmo sentimento de posse.
O tempo, este amontoador de peças, segue agitado criando, reconstruindo, remendando e ensinando.
O que fazer com esse eterno mestre companheiro confuso?
Seria ele o montador dos quebra-cabeças ou o criador deles? Não sei. Sei que com o tempo, aprendo a respeitar mais e mais o tempo; sem contar com o resultado de sua fluidez e mais com a beleza do seus movimentos, com a doçura da sua trajetória e as nuances que ele nos exibe durante o tempo que ele nos permite aproveitar do tempo de estar aqui.
Na sua singularidade, ele provoca dúvidas, mas só ele pode mostrar as melhores e mais verdadeiras respostas. Só ele pode provar que não precisamos de provas pra saber que estamos vivendo. Só, e somente ele, pode acalentar e fazer entender, no tempo que melhor ele o quiser, o quanto o que mais vale é a própria caminhada.
Antes das redes sociais eram os seguidores que seguiam a tevê, agora, tenho a impressão de que é a tevê que está seguindo os seguidores. Não importa se a coisa é boa ou ruím, se os seguidores seguem, a tevê segue atrás. Se o povão achar que um determinado alguém é o ícone da música brasileira de todos os tempos, mesmo sem cantar absolutamente nada, por exemplo, a tevê faz um show só pra ele, sem pensar duas vezes. Enqto isso o povão se emburrece ainda mais; e a tevê nem tchum, o importante é o IbÓpe. Talvez seja por isso que a coisa tá do jeito que tá, e, se continuar nesse rítmo, pode piorar mto mais.
O FILÓSOFO DO SECÚLO XXI DE CAMPOS DOS GOYTACAZES NILO DEYSON MONTEIRO
" Para que serve a história? Ela é uma verdade última? O mundo parou ali no passado? Será que não haverá profetas e filósofos novos neste século?
O mundo parou? O tempo ainda se move faça mil favores e não encham o meu saco; eu sou sim Filósofo dessa geração grande é minha pretenção de avisar por meio de meus livros e pelo que escrevo que muitos estão sendo enganados pelos sistemas, nada de novidade, apenas quero que olhem para real natureza da consciência e se despendam das convicções fechadas. Tudo isso aqui é um teatro, tudo bobagem.
Preparar a juventude para o futuro, para os desafios da vida adulta é um privilégio, são eles a força, a esperança. Que saiam das faculdades profissionais competentes e equilibrados, orgulhos para as famílias e úteis para a sociedade.
Eu queria que o Serviço Público servisse a sociedade da mesma forma como ele serve determinados servidores, sem deixar nada a desejar.
*
A sala de aula
nós dias de hoje assemelha-se
a uma jaula,
os alunos parecem feras
e os professores são os domadores,
e muitas vezes
estão sujeitos a ataques...
*
Meu nome é Everton Lima.
Minha arte é ser poeta.
Meu instrumento é a caneta,
e tem a medida certa
de tinta, para escrever
a minha história completa.
A única vantagem de se conviver com gente burra, ignorante, é que você não precisa ter nem mesmo um QIzinho a mais para se sentir como um superdotado, com inteligência acima da média.
“ENSINAMENTOS: ao meus 43 anos”Parte 1
▫️Amor não se implora, não há nada mais único do que ouvir de alguém… “Vc e minha eterna amiga e tbm meu
eterno amor.” 🤍 a tanto a dizer sobre isso… tanto…
▫️“Almas que se entregam jamais se perdem.”
▫️Ciúmes é um sentimento inútil, nao torna ninguém fiel ou leal a você!
▫️Animais são como anjos, que secam suas lágrimas te mostrando o verdadeiro sentido da lealdade.
▫️Apenas você e Deus sabem, o quanto renunciou por amor a um filho teu.
▫️Sobre escolhas, não julgue culpados, pelo que apenas você com seu livre arbítrio disse sim.
▫️Casamento: viva ao lado de quem tem os mesmos propósitos que você, do contrário, a contramão sara seus anos sem perdão.
▫️IMPRUDÊNCIA: haaa, como é maravilhoso viver intensamente nossos 20 anos de idade: você já atravessou uma avenida, desnorteado correndo atrás daquele amor antigo, que um dia veio te visitar e por medo, acabou indo embora, e do outro lado, quase atropelado, derrubando celulares no chão, nada importava a não ser, ofegante, respirar, olhar nos olhos dela, a abraçá-la desejando nunca mais largar? Talvez naquele momento, ela tenha olhado para você e pensado… está aqui o grande amor da minha vida.. queria poder voltar no tempo, e refazer minhas escolhas.
▫️Jamais esqueça: Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar alguém!
▫️Tente não envelhecer sem dizer ao ser amado… suas lembranças em detalhes, dos melhores momentos que já viveram presentes, amanhã vc pode não ter outra oportunidade!
▫️Sobre o orgulho, já perdi tanto usando-o como armadura, que sofro só de pensar.
▫️Inteligência emocional - Nunca é tarde para conhecê-la.. eu recomendo @paulovcoach 📖
▫️Ler histórias de amor, te ensina, que a vida pode ser inocente, quando duas almas apaixonadas desejam apenas uma paz de espírito acolhedor ao chegar em casa.
▫️Ser adulto é um porre… vc carrega ternura no olhar, nas intenções, mas tem que retirar um dragão de suas entranhas, para gritar o que é óbvio ao ser latente…
▫️Reciprocidade é algo raro… se encontrar uma verdadeira… admire-a pelo máximo de tempo que puder… porque ela é passageira.
#sandrapsini
Educar é transmitir além de conhecimentos, experiências condutoras de caminhos oportunos, de maneira que o educando conserve acesa dentro de si a luz da confiança em dias melhores.
Temos que desenvolver nossas próprias metodologias de ensino e não ficar adeptos somente aos grandes pensadores, afinal em cada escola temos uma realidade diferente da outra.
" A minha história pessoal tem muitas estórias com a Maria Almira Medina e as palavras extraordinárias não cabem todas na minha boca para lhe agradecer "
- Relacionados
- Mestre e Discípulo
- Mestre
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poesias para Professores
