Primeiro dia de aula: frases que celebram esse novo começo

⁠Comer não é Pecado.
Comer é autocuidado.
É aprender a fazer escolhas por você,
estar em sintonia com seu corpo,
conversar com ele e entende-lo.
Comer é Nutrir a Vida!

Há quem atravesse a vida sem enxergar milagres em nada. Mas existem aqueles que aprendem a olhar o mundo com o coração e então descobrem que o amor, os encontros, o tempo e até os pequenos instantes são milagres acontecendo em silêncio todos os dias.

⁠Aquele que solta, encontra. Aquele que luta contra a corrente, se cansa. Mas aquele que aprende a nadar com o rio, descobre que a jornada já o leva para onde precisa estar.

⁠É preciso durante toda a vida aprender a viver e, o que talvez cause maior admiração, é preciso durante toda a vida aprender a morrer.

Sêneca
Sobre a brevidade da vida. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

No fim, aprendi que a maior festa é aquela que acontece quando a gente descobre o luxo de dizer "não". A música toca mais alto, o espaço fica mais amplo e, principalmente, sobra lugar para quem realmente vale a pena.

Estar ao lado dos pais enquanto eles envelhecem é descobrir novas formas de vida, aprender novas formas de manifestar um amor que pede reverência por sua magnitude.

Becky Korich
Obrigada pelo transtorno! Folha de S.Paulo, 28 set. 2025.

Em 37 anos de convívio com usuários de crack nas cadeias de São Paulo, aprendi que é mais difícil largar o cigarro do que o crack.

Drauzio Varella
O Supremo e os aditivos no cigarro. Folha de S.Paulo, 5 nov. 2025.

O Nelson Rodrigues deveria ser lido em cada lar, nas escolas, em cada enfermaria de hospital, nos cemitérios, em cada cama de casal, nas igrejas, na porta dos bares, nas confrarias de bêbados, nas escolas de freiras e nas casas das "meninas", ditas filhas da desgraça.

Luiz Felipe Pondé
Pensando em Nelson Rodrigues, apenas imorais e neuróticos verão a Deus. Folha de S.Paulo, 1 fev. 2026.
...Mais

O primeiro processo de aprendizagem ou criação é desfazer o que foi ensinado.

Charles Bukowski
Sobre a escrita. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2023.

Você sabe que quando os meninos na escola não querem ler poesia, até riem dela, a desprezam como um esporte de maricas, eles não estão totalmente errados.

Charles Bukowski
Sobre a escrita. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2023.

É triste mas, infelizmente, é verdade que os homens não aprenderam a lição da História.

Carl Jung
Sincronicidade. Petrópolis: Vozes, 2018.

Intensa, porque nunca aprendi a existir pela metade.

Aprendi a voltar para mim.

O hábito de aprender nunca envelhece.

No Monte,


A gente imprime oração
A cultura dos bastidores.
Aprende a servir com zelo
ter seriedade de proposito
—
No monte,
Eu deixo embaixo.
A teologia e filosofia
Deus é quem se revela
Deus é quem nos guia
—
As palavras valem menos
A emoção vale menos
É um lugar de lágrimas e conexões.
—
De menos votos
Mais prática
Menos palavras
Mais amor
Em fervente oração
Vem o meu coração
Na presença de Deus
Derramar.

A vida é feita de aceitação e rejeição, vitórias e frustrações. Todos precisam aprender a lidar com essas experiências para amadurecer. Pessoas autistas também fazem parte dessa realidade e podem desenvolver resiliência e autonomia, mas é importante reconhecer suas necessidades e oferecer o apoio necessário para que consigam enfrentar os desafios da vida da melhor forma possível.

Quem aprende a enxergar a grandeza nas pequenas coisas descobre que a felicidade está presente, a alegria é vivida no instante, e o amor é a força que governa a essência da vida.

Com os erros, aprendemos e nos tornamos mais sábios.
Com a dor, criamos raízes mais profundas e crescemos além do que imaginávamos.
Nada é por acaso — cada queda carrega uma lição, cada cicatriz guarda um propósito.


A vida não nos quebra, ela nos lapida. E no fim, tudo que doeu também construiu quem estamos nos tornando.

Hoje aprendi a sentir saudades.
Aprendi que a saudade não precisa vir acompanhada de desespero. É possível lembrar e, ainda assim, sorrir. É possível sentir falta sem derramar lágrimas, porque algumas lembranças merecem gratidão, não sofrimento.
Aprendi que, se não é meu, eu deixo ir. Sem implorar, sem me perder, sem abandonar quem eu sou. Porque aquilo que realmente nos pertence não parte ao primeiro vento; permanece, escolhe ficar e enfrenta as tempestades ao nosso lado.
Hoje sinto saudades dos sorrisos que dividíamos, dos momentos em que o mundo desaparecia e existíamos apenas nós. E, curiosamente, essas lembranças já não me prendem. Elas apenas me lembram que fui capaz de amar de verdade.
Não sofro como antes, porque aprendi a seguir.
Encerrar ciclos é um dos processos mais difíceis da vida, mas também um dos mais necessários. Há portas que só se fecham para que outras possam, enfim, se abrir.
Sigo em frente, otimista, agarrado à esperança de que a felicidade ainda me espera em algum trecho dessa estrada. Busco novamente a paz que um dia senti, mas agora caminho diferente: mais sereno, mais firme, menos acessível. Não por frieza, mas por respeito às cicatrizes que a vida me deixou.
As dores não me destruíram. Elas me ensinaram. Hoje caminho olhando para frente, porque aprendi que quem vive preso ao passado nunca alcança o futuro.
A jornada é minha. A estrada parece não ter fim. Mas a minha vontade de chegar é infinitamente maior do que qualquer vontade de desistir.
Hoje aprendi que o choro não é sinal de fraqueza. Ele lava a alma, alivia o coração e rega a esperança de dias melhores.
Também aprendi que quem não está disposto a caminhar ao meu lado não merece nem mesmo a saudade que deixou em mim.
E talvez a maior lição tenha sido esta:
Hoje aprendi que a saudade também tem um fim.
Ela deixa de ser dor e passa a ser apenas uma lembrança bonita de quem um dia fez parte da minha história, mas já não faz parte do meu destino.

Aprendi a sorrir mesmo quando tudo dentro de mim queria desistir. A força que mostro por fora nasceu das dores que enfrentei por dentro.