Primeiro dia de aula: frases que celebram esse novo começo

⁠⁠Hoje aprendi que da pra confundir frustração com sonolência.
Desfrutei disso... Ficando "Acordada".

"nem tudo passa, adormece"

Eu aprendi com toda essa história
em que você mentiu e talvez nem sentiu
mas que gravei em minha memória.

Também não saberia explicar
fatos tão passados com total nitidez,
pois sou sincera ao falar,
não viveria-os outra vez.

Segurança nunca me faltou
nas escolhas a seguir,
mas há época em que algo em mim falhou:
o senso crítico de quando partiu.

Talvez por influência me precipitei
não conhecer é se iludir
uma falsa imagem de ti criei
tanto quanto a sua voz que pouco cheguei a ouvir.

Queria mostrar o que sei de mais belo
Falar de Deus com amor
Comentar sobre cada elo
que a vida nos permite construir com ardor.

Sempre sonhei com pessoas sonhadoras,
um erro meu em generalizar
Há pessoas realistas, verdadeiras, amadoras...
Existem "mil" formas de se atuar.

Mas não quero recordar
do seu erro e do meu
e nem se quer contar
Quem de nós mais cometeu.

Sei que tudo é passado,
mas com reflexo para o presente,
que sempre exigirá um novo chamado
para acertarmos o que ficou pendente.

Enquanto não se esquece
e há dificuldade em dizer para si:
"recomece"
percebemos que nem tudo passa, adormece.


Tânia Martins Machado

20/05/2001

Ninguém aprende a nadar fora da água.
Vocês para aprenderem a guerrilhar tiveram de ir nas matas...
23 De Junho de 1982

E então me obriguei a aprender com meus erros, a deixar o passado pra trás, a pensar no futuro e viver o presente. Me obriguei a melhorar minha vida, meu sorriso, meu amor próprio. Me obriguei a lutar pelo que quero e acho certo, mesmo com as dificuldades que insistem em aparecer. Me obriguei a selecionar cada dia mais as pessoas que convivem comigo, que me fazem bem... Me obriguei a aceitar que a solidão não me assusta, que meus momentos assim me fazem mais forte, mais consciente do que fazer. Mas, acima de tudo, me obriguei a mudar, do jeito que estava não dava pra continuar..

Se eu mudei, sim, já não sou mais quem eu era, amadureci, aprendi a caminhar sozinha. Que minhas companhias sou eu quem escolhe e pra onde vou só a mim diz respeito, mas, se quiseres saber, não importa o que pensam, pois aprendi também a respeitar sua opinião.

Temos que aprender que certas empresas permanecerão em nossos currículos, mas não em nossas vidas.

SOU CAMALEÃO - NÃO SEI CHORAR


Eu cresci, amadureci, envelheci e não aprendi algumas coisas na vida. Entre elas, a lidar com os momentos de perdas, seja lá do que for. Mas a vida não poupa ninguem e assim fui perdendo coisas, porque perder não depende de mim. Perdi as minhas idades, algumas felicidades,algumas pessoas queridas, amores que eram para sempre, perdi até saúde por sofrer por bobagem. Já até me perdi de mim mesma.. Confesso, perder não é fácil para mim.
Não sei chorar e na perda a dor da minha alma borbulha em minhas veias até me sufocar. Por sorte, nunca perdi a memória, mas nos momentos das perdas,
como não gosto de reviver histórias para não entregar a dor o troféu da vitória, aprendi a virar camaleão. Eu sou um camaleão e mudo de cor.
Tenho esse jeito meio esquisito só pra esconder a minha dor.Se a tristeza tenta me fazer chorar, sufoco o meu grito, finjo um sorriso para que minhas palavras não se façam em movimentos bruscos e os meus sentimentos não me atropelem.Não gosto de me machucar, odeio machucar alguém. Sou camaleão. Levanto a cabeça e deixo o corpo preso nas paredes. Busco o sol às avessas. Se tenho medo, mudo de lugar , fico quieta até o medo passar. E nesse meu coração disparado, que vive atropelado pelos sonhos e a razão, a loucura tem o seu cativo lugar e me inventa mil razões para eu continuar a caminhar.

Não pense no passado como algo não importante, pois é com ele que aprendemos a viver o futuro!!

A vida é feita de momentos bons e ruins. Os momentos ruins você deve usar pra aprender a viver. Os momentos bons são os que te mantém vivo. Então, apenas aproveite os simples momentos que a vida lhe proporciona.

Aprendi desde muito cedo que cara feia nunca resolveu problema[…] Confesso. Vez-ou-outra sinto uma vontade enorme de sair ofertando caretas, distribuindo desaforos e cuspindo os sapos que engoli (e ainda engulo). Mas tenho em mim a consciência de que, não podendo ser florir constante, resta-me muitas vezes optar pelo silêncio. Eis a minha prece aos céus de todas as manhãs: que minh’alma não azede, que eu não atire espinhos e nem sirva como veneno a quem merece eterno elixir.

Faça do seu filho como uma boa administração de empresa, havendo lucros, é sinal de boa aprendizagem na vida do genitor.

Nunca fiz direito tudo que estudei, aprendi com a vida, mulheres, boemia e falsos amigos.

O que você diz será recompensado com aplausos; o que ouv, como aprendizado. O que nos leva aos outros é a nossa própria conveniência.

O que é a resignação? É aprender a viver bem sem aquilo que te faz bem.

Só porque nós erramos, não significa que todas as lições que aprendemos foram desfeitas. A cura pode ser imperfeita.

Cobras?
Há muito tempo que aprende a domina-las, e agora só influencia para muitas.

Aprendi com a vida

Na jornada de nossa vida, muita coisa tem a se aprender. Umas que se aprendem de imediato, outras que duram tempo, tempo esse que nem sempre temos a paciência de esperar, mas que são coisas que aos poucos pode amadurecer nossas ideias e metas. Se temos um objetivo, um sonho, um alvo, utilize-se da sua capacidade de aprender. Porque desde criança, aprendemos que nem sempre as coisas serão do jeito que queremos. Aprendemos que nem sempre os dias serão de sol, ou de chuva, que tanto faz o céu ter estrelas ou lua, que não são todos que tem a vida que tanto deseja, uns na miséria, porém outros cheios das riquezas.

Aprendemos que nem sempre iremos receber um sim, ou talvez um não. Aprendemos que todas as pessoas não são obrigadas a gostar de você, mas que tudo irá depender unicamente das suas atitudes, das suas ações, para que as pessoas possam te aceitar do jeito que és.

A medida que vamos deixando de ser crianças, adolescentes, jovens ou adultos, as coisas mudam. Mudam pelo simples fato das escolhas que fazemos ao longo de nossa vida. Mas acredite em Deus, acredite em si, tenha fé e vença o medo, porque o que acontece hoje na sua vida hoje, é um mero resultado de suas escolhas. Apenas aprenda com as suas escolhas do passado, viva com as escolhas que aprendeu, e acredite que no futuro, na sua velhice, você irá apenas dizer, valeu a pena tudo que vive.

"A águia por conseguir voar tão alto, teve que aprender a viver sozinha."

Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente. Sou isso hoje… Amanhã, já me reinventei.

Somos uma humanidade confusa e a simples verdade é:
Nós ainda não aprendemos a viver.