Porque sou assim
CATEDRAL DA CISÃO INTERIOR.
Há dias em que sou lâmina
há noites em que sou abismo
Em mim a razão constrói altares
logo depois o delírio os incendeia
Penso com rigor antigo
sinto com fúria primitiva
sou ordem que se ajoelha
sou caos que aprende a rezar
A lucidez ergue-se como torre
a vertigem responde como mar
uma promete sentido
a outra exige verdade
Carrego duas coroas invisíveis
uma de espinhos silenciosos
outra de luz que cega
Quando amo sou excesso
quando penso sou ruína
e no centro desse império partido
governo-me sem trono
Ainda assim caminho
pois mesmo dilacerada
a consciência avança
como dor ferida que se recusa a cair.
Autor: Marcelo Caetano Monteiro.
"É singular constatar que mesmo sem intenção consciente sou expropriado de mim na lembrança que em ti habita como se a memória fosse mão estranha que me usurpa o ser e nele finca uma lâmina invisível cada nota um golpe cada instante uma gota cada silêncio uma lágrima e assim sou aberto por dentro rasgado no âmago diante de um vazio infinito que não consola nem responde apenas permanece como presença imóvel e severa"
Sou um livro, mas nem todo alfabetizado consegue ler, e se souberem têm de o interpretar, pois os textos nele escrito realça sutileza. Sou visível, mas nem todos que têm a visão pode me enxergar, mas aquele que tiver vontade verá.
sou gato velho criado na telha, caço no mato, durmo verdejando o cintilar para alimentar o meu palpitar.
Tu és o gráfico, e sou a base, quero te ver subir e descer, mas estarei cá para te dar o total suporte.
Não sou aguerrido nem tão pouco imperioso, à diferença é que o meu pensamento não se adequa com a cabeça de muitos.
Não há desculpas suficientes
Sei que sou eu o culpado dessa dor
Também prometi que serás a minha flor,
Mas o apreço dos olhos brilhantes
Trouxe o descontentamento
Só posso te dizer, lamento.
Sei que estas magoada
Mas ainda és a minha amada.
Minha luz e meu cajado
Cure a minha doença,
Com a sua presença.
E prometo ser, seu sonho forjado
No calor do seu perdão.
Perdão, por nossa felicidade.
Perdão, por nossa integridade,
Minha Eva, eis ai o seu Adão.
A sua ausência desafiou a física
Sinto a sua presença dentro de mim
Sinto que isso não será o fim.
Sinto dores que causam faísca
Entre na fornalha,
Para queimarmos o pesar.
Vamos plantar a serenidade,
E ganharemos essa batalha.
Ah como é difícil ser mulher,
Ter que viver pensando em dois, enquanto sou apenas uma,
Ter que ser forte, enquanto fui creada para ser frágil ,
Ter mãos delicadas para acariciar e punhos firmes para trabalhar,
Ter que ser companheira, mesmo precisando de um ombro amigo,
Ter que direcionar, mesmo quando estou perdida,
Ter que dar bons conselhos, mesmo quando não tenho soluções,
Ter sempre uma palavra de animo, mesmo quando estou desanimada,
Ter que desfarçar a minha dor, para não entristecer aos que amo,
Ter que estar sempre sorrindo, mesmo quando meu interior esta ferido,
Ter que dormir poucas horas, para cumprir todas as tarefas de um dia,
Ter que respeitar todas as leis, para não ser julgada pela sociedade,
Ter que muitas vezes assumir culpas, para evitar conflitos,
Ter que ser flexivel, para me adptar a qualquer mudança,
Ainda por cima...
Tenho que estar sempre de pé, firme e edificada,
Para não deixar cair aqueles que eu amo!
Eu sou a minha realidade, minha verdade e isso parece bem, pois não tenho que me preocupar com o fim de nenhum efeito a meia noite.
Eu sou o que vejo, o que respiro, o que aspiro, o que sinto...
Todas as coisas que estão guardadas dentro do meu coração.
Eu sou minha consciência tranquila
leve e serena. E acredito que essa é uma grande virtude em tempos como hoje.
Tenho oferecido minhas mãos a Deus desde o momento que comecei compreender a verdade. Sou fiel à minha fé, e tenho buscado o caminho em vários desvarios.
Poderia ter a capacidade de ser tão brilhante como todos, e ao mesmo tempo continuar desejando ser a última entre todos. Considero já um grande privilégio ser apenas uma pessoa na multidão.
Afirmando sempre não ser ninguém, e desfrutando da paz que encontro na privacidade do meu anonimato.
Eu sou minha consciência tranquila, leve e serena... E acredito que essa é uma grande virtude em tempos como hoje.
Se você acha que sou valente em alguma coisa, acredite que, antes de fazer isso,
eu possa ter passado por muitos medos
“Sou a brisa suave e a tempestade feroz, o início e o fim, a semente e a flor. Fui feita para voar, ... e mesmo quando tropeço, me levantar faz parte do jogo.“
Sou a alma que emana a chama
Sou o corpo que ecoa o grito
De um ser que não suporta
O sentimento absorvido
Rasgo a alma, corto o laço
Pouco a pouco, me refaço
Extravaso de repente
O que de mim já não faz parte
Aparência de Vida
Não há vida.
O que sou?
Um coração que pulsa
por reflexo de um hábito ancestral,
meus órgãos em perfeito estado,
como engrenagens meticulosas
de uma máquina que opera
sem memória ou intenção,
mantendo o teatro fisiológico
de um corpo que respira
por mera obediência biológica,
como se o oxigênio
fosse um combustível imposto
e não uma escolha consciente
de permanecer.
De certa forma,
sinto-me morto,
não pela ausência de pulsação,
mas pela falência do querer,
pela insuficiência da alma
em habitar o corpo que a carrega.
Sou um vulto cotidiano,
uma sombra que vaga
nas bordas do tempo,
um espectro inacabado
que percorre os dias
como um verso esquecido
no meio de um poema
que nunca se completa.
Vivo,
mas sem a densidade
de quem ocupa o próprio ser,
de quem molda o instante
com a intenção de permanência.
É como se a pele
repelisse o próprio contorno,
e o corpo,
apesar de intacto,
fosse apenas a moldura
de uma ausência dolorosa,
uma estrutura que insiste
em se manter ereta
mesmo quando o espírito
já desabou.
Entre o Assassino e a Vítima
Quem sou eu?
Um humano imperfeito,
destroçado entre o espelho e a carne,
cometendo crimes contra mim mesmo,
atentados sutis que corrompem a alma
e rasgam a pele da consciência.
Sou vítima ou assassino
daquilo que me tornei?
Voluntário no ato de me ferir
ou involuntário na arte de desmoronar?
Sou necessidade que enlouquece,
psicose que se veste de razão,
ou um delírio lúcido que encena
a tragédia de ser quem sou?
Sou mesmo louco?
Ou a loucura é a máscara
que uso para não ver a verdade
do caos que me habita?
Sou mesmo eu?
Ou sou um espectro fragmentado,
uma nota dissonante
na sinfonia do que jamais fui?
Indizível.
Como nomear o vazio que preenche
os espaços entre meus gestos?
Como afirmar com certeza
que sou algo além do que falha
ao tentar existir por completo?
Se a dúvida me define,
sou tanto a ferida quanto a lâmina,
a mão que acolhe e que esmaga,
o vulto que se esconde atrás de um rosto
que mal reconhece sua própria sombra.
E se o espelho estilhaçado
reflete múltiplos eus
que coexistem na fissura do real?
Serei eu o caco que corta
ou o reflexo que sangra?
Sou a colisão entre o ser e o não ser,
o vértice do abismo onde a dúvida ecoa
e a própria identidade se desfaz.
Há um grito que rompe o silêncio,
uma palavra que treme na garganta,
como se nomear-se fosse desabar
e aceitar-se fosse um pacto
com a dor que me habita.
E no limiar dessa guerra interna,
sou o paradoxo que respira,
uma verdade que mente para si mesma
enquanto tenta sobreviver ao próprio fardo.
Ser é ser incompleto.
Sou a imperfeição que sobrevive
no abismo entre razão e caos,
desafiando a lógica
com um coração que ainda pulsa
mesmo quando a mente implora por trégua.
