Poesias sobre Educação
Educa-se orientando o voo, sem diminuir suas asas. Mostrando que a humildade é a melhor parte da sabedoria.
Se você acha que meio ambiente é apenas um assunto sobre água, plantas e animais e esquece o ser humano, então você nunca soube o real significado de meio ambiente.
Os mais conscientes da realidade em um circo não são os que aplaudem o espetáculo, pode ter certeza disto!
Entre a formalidade com falsidade, é preferível a neutralidade. Pelo menos, em silêncio seus sentimentos pertencem só a você.
Abrir a porta do carro, ceder o lugar, segurar o elevador para alguém, mesmo que essa pessoa tenha chego depois de você. Elogiar, cumprimentar: “bom dia/tarde/noite”. Seja gentil, tenha sutileza. Pisou no pé? Peça desculpas. Trombou? Ao menos olhe e faça um gesto se desculpando. Isso é ser cortês, isso é ser humano
A vida é como uma criança, criando uma reviravolta, fazendo graça e depois voltando, boa ou má por causa de nossas próprias palavras. Então se você quer boa sorte, tenha cuidado antes de semear as sementes.
"Brasileiros só votarão em propostas quando souberem ler, até lá votarão em ídolos, pois só foram ensinadas a torcer."
"Por mais que camuflemos sentimentos com atitudes e palavras de pretensa elevação, Deus sabe de nossas fraquezas e pode, hora dessas, nos mandar a prova que apontamos nos outros apenas para nos mostrar quefragilidade moral é algo que habita em todos nós, e que a necessidade de educação, por ora, ainda é regra geral."
Nada na verdadeira soberania de uma nação livre, justifica a perversa politica publica da desigualdade, da mais ignorância e da deseducação.
O papel dos pais não é o de cortarem as asas de seus filhos, mas de os ensinarem a voar mais alto do que eles mesmos um dia já conseguiram chegar.
A arte tem enorme importância na mediação entre os seres humanos e o mundo, apontando um papel de destaque para a arte/educação: ser a mediação entre a arte e o público.
Quando as pessoas começam a confundir a sua bondade com demência é hora de chutar o balde, esquecer os bons modos e mandar todo mundo para PQP!
ALUNO do Latim., ALUMNUS, literalmente “afilhado”, derivado de ALERE, “alimentar, nutrir”. Pais e professores devem dar suporte para que esses possam se nutrir de conhecimento.
PEDAGOGO em Latim PAEDAGOGUS, “escravo que acompanhava uma criança à escola”, assumiam a função de guardião, responsabilidade de garantir o ensino, Palavra derivada do Grego PAIDAGOGOS, junção de PAIS, “criança”, + AGOGOS “líder, o que guia”, de AGEIN, “guiar”.
Toda e qualquer ideologia é utópica e alienante, além de promover o fracasso intelectual ao ser levada ao pé da letra como uma meta a ser alcançada.
Não é difícil se desconectar dos filhos. Na real, é bem fácil. A vida atropela, as demandas gritam, o dia parece não ter fim. A gente sente o cansaço do excesso de responsabilidade bater e, de repente, os filhos parecem mais uma obrigação, um item na infinita lista de coisas que temos que dar conta.
Quando um filho está difícil de amar é quando mais precisa de amor. Talvez seja essa a frase que mais falo para os pais. Talvez seja essa a frase que mais repito pra mim. Quando estamos resmungões, brigões, irritados, é quando mais precisamos de abraços de amigos, de conversas gostosas, de noites de carinho e aconchego. Com as crianças não é diferente. Quando reclamam de tudo, quando as interações diárias se tornam exaustivas, quando a irritação está constante no cotidiano, falta conexão. Falta o carinho que faz com que se sintam especiais. Cooperar e colaborar fica mais fácil quando sentem que são partes importantes na família. O mau comportamento não existe sozinho.
Nos sentirmos amados melhora o nosso humor, a nossa capacidade de escuta, a nossa empatia. Dizem que, em uma tribo africana, há um lindo costume. Quando alguém age de maneira ofensiva e prejudicial, é colocado no centro de uma roda, e, por dois dias, todos lhe dizem coisas boas que fez, pois acreditam que assim conectarão o infrator á sua natureza compassiva. Todos queremos amor e aceitação e, por vezes, erramos nessa busca. Da próxima vez que a criança/adolescente estiver difícil de amar, lembre que é quando mais precisa do seu amor. Isso muda a rotina de vocês hoje. Isso muda a vida deles amanhã.
A confiança de quem vai discursar é saber que não importa se querem lhe ouvir, pois ele sabe que o público sempre quer ouvir alguma coisa.
Ouvir algo que lhes façam sorrir, ou ouvir algo que lhes façam chorar, certo é que o público quer sentir algo ao deixar que as palavras entrem aos seus ouvidos.
- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
