Poesias para Pai
Bendito e Santíssimo Pai Celestial,
o céu é o vosso trono e a terra o escabelo de vossos pés.
Vós sois o meu rochedo e a minha salvação.
Vós, que sois benevolente com aqueles que vos buscam em espírito e em verdade,
a vós me dirijo, para que, em vossa santa misericórdia e infinita piedade,
volvais o vosso olhar sobre mim.
Perdoai as minhas imperfeições
e dignai-vos contemplar aquilo que há de melhor em meu coração. Bem sabeis, Senhor, que, ainda que eu seja imperfeito
por causa da fraqueza e das más inclinações da minha carne,
nada poderá separar-me da fé que em vós está firmada dentro de mim, a carne para nada aproveita, mas é o vosso Espírito que vivifica; salva e purifica.
Não me deixeis só, ó Eterno Deus Vivo, mas volveis para mim a vossa paz
e fazei resplandecer sobre mim a vossa luz,
livrando-me dos perigos, porque teu ó Deus é, o Reino, o domínio e a glória,
por todos os séculos.
Amém.
O Pequeno Pai
Por Mônica Barreto Alves
Jonathan, meu primeiro, o fruto da minha imaturidade,
Crescemos juntos na luta, na dor e na saudade.
Nossa relação foi divina, o início de tudo,
O menino dos meus olhos, o meu porto seguro.
Mas o JOKAANA precisava de um pilar, de um cais,
E tu, tão pequeno, assumiste o papel de pai.
Enquanto eu trabalhava, o asfalto sob o pé,
Cuidavas e alimentavas os teus irmãos, com toda a tua fé.
Essa carga pesou, o cansaço te roubou a infância,
A adolescência chegou com a dor da distância.
O ódio veio à tona, os traumas foram jogados,
Decidiste partir, deixar os teus laços quebrados.
Foste morar com o pai, buscar o que parecia lindo,
Mas a realidade doía, o sonho ia sumindo.
Um ano depois, o destino nos uniu na rodoviária,
Eu e a Ana, chorando, numa prece extraordinária.
Recebemos-te de braços abertos, o perdão selado ali,
Pois o amor de mãe nunca morre, eu sempre soube de ti.
Hoje és o meu mais velho, o orgulho que me invade,
Mesmo com as marcas de uma vida com tanta dificuldade.
Sigo orando por ti, por cada sonho realizado,
Terreno e carro aos 25, o teu sucesso é sagrado.
Conseguiste o que eu ainda não alcancei, meu filho amado,
E a minha felicidade é ver o teu futuro abençoado.
O JOKAANA está de pé, e tu és a sua primeira pedra,
O pequeno pai que cresceu, e que o amor agora regra.
Amo-te além das falhas, além do tempo e da dor,
Pois tu és o início de tudo, o meu primeiro amor.
Realidade
— Pai, posso pintar o patinho de verde?
— Não, meu filho.
— Mas, pai, eu queria que ele fosse verde.
— Mas não dá, filho.
— Por que não dá?
— Porque não é real.
— Mas eu quero que seja real, pai.
— Filho, isso nunca vai ser real, tua ideia é irrealista.
— Mas o que devo fazer então, pai?
— Aceitar e pintar o patinho de amarelo.
— Mas dói e é difícil.
— Não importa, isso é real, você deve aceitar.
— Mas eu não quero aceitar.
— Você deve.
— Então não quero ser real.
— Você não pode deixar de ser real.
— Que saco.
O filho, então, que gostava de desenhar e imaginar, decidiu ser real e, então, futuramente viria a se tornar empresário. Foi infeliz, mas foi real.
O PAI E A SAUDADE
Meu pai, foi-se cedo.
Fugiu.
Meu Deus, credo
Que meu pai partiu
Cansado,
Martirizado,
De tanto me ouvir,
Insistir,
Perguntar:
Porque me construíste, pai!?...
A mim, um vivo-morto
Cada vez mais vivo na morte
Que se fosse de outra sorte
Eu sentiria conforto
Se te tivesse comigo
Como aquele amigo
Que além disso é pai
E a gente pensa
Mesmo na descrença
Que ele, nunca, mas nunca se vai.
(Carlos De Castro, in Há um Livro Muito Triste Por Escrever, em 23-10-2025)
Pai,
A Tua força habita em nós.
A Tua atitude impele-nos a lutar.
A Tua mansidão constrói-nos.
A Tua alegria edifica-nos.
A Tua palavra é bela.
O Teu exemplo é verdade e vida.
O Teu conselho cura o enfermo.
A Tua Igreja a Ti canta.
O pecado destrói-nos.
A impaciência corrói-nos.
A mentira faz-nos errar.
O imediatismo desliga-nos.
O Teu esplendor é notável.
O Teu carinho por nós é belo.
O Teu perdão sobre nós é real.
O Teu crer em nós espanta-nos.
Amém.
Quer carinho? Peça a sua mãe!
O mundo é pai, ele te da oportunidades, desafios.
Ele te testa, te eleva ao seu limite.
Ele te força ser melhor.
Se não aguenta, corre pro colo da mamãe.
HOMENAGEM AO PAI QUE JA SE FOI.
Meu Pai,
Não posso lhe dar um abraço carinhoso, como gostaria, em homenagem ao Dia dos Pais, mas rogo ao Pai Celestial, em cuja morada se encontra, que permita ouvir o que tenho para lhe dizer.
Desejaria que estivesse aqui conosco, mas Deus quis que ficasse junto a Ele, cuja vontade devemos acatar.
Tenho certeza de que você teria orgulho em ver meu progresso familiar, nos estudos, no trabalho, e a minha própria evolução espiritual. Teria orgulho também em saber que sempre procuro agir com honestidade, perseverança, bondade, respeito, procurando dar amor e felicidade aos que me são próximos.
Tudo isto devo a você e a minha mãe que souberam me transmitir essas e outras virtudes.
Minha gratidão a vocês é enorme.
FELIZ DIA DOS PAIS!
COMO CHEGUEI ATÉ AQUI?
Meu Pai não hesitou em ter filhos;
Minha mãe não deixou de acreditar e apoiar nas capacidade do marido e dos filhos;
Dos filhos/as do meu pai, se ele tivesse concordado com a visão do conceito humano, talvez teria sido um erro, e minha esposa não teria me conhecido; por fim Deus teria lhe demonstrado por longos anos da vida da sua existência.
Mãe e pai: dois nomes que carregam apenas três sílabas, mas cujo significado atravessa séculos. Ainda assim, por mais que desejemos, não podem viver três séculos ao nosso lado.
A falta que essas duas pessoas nos fazem quando partem é imensurável; não existe analgésico capaz de aliviar ou acalmar essa dor.
É nesse momento que surge outro nome, também composto por três sílabas: Deus. São as orações constantes e a graça de Jesus Cristo que nos sustentam e nos guiam dia após dia.
Nós, filhos, jamais aprenderemos a viver plenamente sem a presença dos nossos pais. Felizes aqueles que ainda os têm, pois, depois que eles partem, o mundo jamais volta a ser o mesmo.
Sabe o que eu acho muito engraçado? É que nossa mãe/pai acha que está no direito de dizer coisas extremamente feias para os seus filhos, e em que base cientificamente, no que isso vai ajudar a criança a "crescer"? Ela só vai ficar mal, muitas vezes os adultos erram. "Ai, mas é culpa do celular que ela/ele é assim!" Não, não é, é culpa sua (às vezes).
Acha que brigar, xingar e bater até arrancar sangue da sua/seu filha/filho vai resolver alguma coisa? Não, não vai, isso só vai fazer ela(e) sentir medo de você, não respeito. Acho que quem tem que crescer aqui não são os adolescente, e sim os adultos (a maioria).
“O adulto não se percebe buscando um pai, ele acredita estar em busca de amor, reconhecimento, segurança, sentido ou direção. Por trás dessas buscas legítimas, porém, opera a tentativa silenciosa de preencher uma função estrutural não integrada na infância. Relações e experiências passam a ser avaliadas a partir dessa referência ausente.”
- Trecho do livro Quando o pai falta: a ferida da ausência paterna e o caminho de maturidade da alma
Eu já trabalhei
9 horas para o meu
Pai
Estou fazendo uma
Pausa para o café
Depois da minha
Pausa para o café
Vou voltar a
Trabalhar
Sim, eu compartilho meus poemas
Com o meu Pai
E com meus amigos
Depois que eu termino de escrever meus poemas
Meu pai me recompensa
Por um trabalho bem feito
E isso me deixa
Feliz
MISERICÓRDIA
Misericórdia, pai!
Esse vazio na barriga, esse buraco no peito, essa amarga vida, misericórdia!
Será bela o suficiente a realidade para virar poesia?
A fome, a violência, a matança.
Me perdi para os tiros, as balas perdidas direcionadas intencionalmente ao meu peito,
Eles me mataram, pai!
A luz do sol é forte, mas não tem praia.
O luto da casa, a fome da semana, a morte do dia.
Santa Vida, mãe de misericórdia, vida, morte e angústia nossa, salve!
A ti imploramos, nós, malditos filhos de Eva, por misericórdia!
Ó vida, tu és tão colorida pra quem é maioria, e tão cinza para as minorias.
Cinza, a cor do cartaz de luto.
Luto! Luto e não sobra nada!
Eu morro de trabalhar e me falta em casa;
Maldito és tu, que me oprime, que me desgasta.
Eu rezo para implorar misericórdia!
Misericórdia, misericórdia, misericórdia, misericórdia!
Amém.
Feliz Dia Dos Pais
Desejamos um abençoado Dia dos Pais.
A nossos pais presentes e a nossos pais que estão junto a Deus Todo-Poderoso.
Venho agradecer a todas as pessoas que estiveram em oração pela saúde de meu pai.
Continuem, por favor!
Venho Agradecer .
A Todos que Participaram da missa de Sétimo dia de meu Pai .
E a Todos meus Amigos e Parentes que não Puderam ir , mas tenho Certeza que se Manifestaram em Orações .
Hoje me despeço do meu pai.
Tivemos nossas diferenças. Pensamos diferente muitas vezes, seguimos caminhos que nem sempre se cruzaram da forma mais fácil… mas a vida é feita disso: aprendizados.
Foi com ele que aprendi a ter vocação para vendas.
Aprendi a conversar, a insistir, a não ter medo de ouvir um “não”.
Aprendi, principalmente, que desistir nunca foi uma opção.
Se hoje eu continuo lutando, é porque vi nele a força de continuar também.
Pai, me perdoa por tudo que ficou mal resolvido.
Eu também te perdoo por tudo que um dia doeu.
Porque acima das falhas sempre existiu algo maior: o laço, a história e o sangue.
Obrigado por ter me ensinado a ser forte.
Obrigado por ter me mostrado que a vida é batalha, mas também é caráter.
Sua caminhada termina aqui na terra…
Mas o que você plantou continua em mim.
Descanse em paz.
Em memória do senhor Raimundo Edmundo. 03/09/197 - 01/05/2026
Evangelista Araújo leite ✍️
O caboclo e o rio.
O meu pai é caboclo,
Caboclo eu também sou
Amazonas é minha vida
O meu caso de amor.
Esse rio é minha estrada
Que me leva pra lá e pra cá
Em suas águas barrentas
Eu preciso navegar.
Dele eu tiro o meu sustento
E sigo a dança da vida
Conforme o seu movimento.
Na vazante ou na enchente,
O majestoso Amazonas
Comanda a vida da gente.
Autor: Silvano Pontes.
Amazonas em poesias.
MASSACRE
Descaso com os cidadãos brasileiros e com o pai de família .
Quantas pessoas hoje se encontram desempregadas ?
Quantas pessoas não tem um teto para dormir, para comer ?
Quantas são mortas, assaltadas, estrupadas pelos mesmos todos os dias ?
Quantas pessoas esperam por uma consulta, uma cirurgia, um transplante, que estão em leitos ou acamados em suas casas ?
Isso sim é um massacre !
È O que temos que viver e passar todos os dias, pois infelizmente moramos no brasil e não JAPÃO, E.U.A ou outro país de primeiro mundo, onde são exemplo aos demais e não como o nosso que somos motivos de sátiras.
A mídia só sabe falar do tal ''massacre'' entre as facções rivais, óbvio que um crime não justiça o outro sem dúvidas, mas se fossem trabalhadores e honestos, pais de família, jamais estariam passando por isso.
A única coitada que sofre com tudo isso são as mães infelizmente ! Mãe é mãe.
Mas vítimas da sociedade não são não!
Aumente na infra estruturas das penitenciárias devido as superlotações e no efetivo militar pois ajudará a manter a ordem.
ORE EM SECRETO AO PAI CELESTIAL que está em secreto; vê, ouve em secreto, mas responde recompensando a cada um de forma transparente e pública.
F. Meirinho
- Relacionados
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Mensagens para pai falecido que expressam saudade e amor eterno
- Frases para pai que mostram o quanto ele é especial para você
- 19 mensagens de desabafo de uma mãe para um pai ausente
- Textos de filha para pai que vão aquecer o coração dele
- Pai é quem cria: homenagem aos pais de coração
- Poema para o Pai
