Poemas para o Dia dos Namorados que encantam em cada verso

Nunca toco um coração se minha intenção não for provocar alguma mudança. Sou o impeto que falta às pessoas.

Tenho em mim essa fé corajosa que me faz continuar depois de cada tropeço, acreditar depois da decepção, amar depois da desilusão. Essa fé que leva a seguir pois ela me faz ver além... Além do momento. Uma fé que não me permite desistir. Essa fé eu tenho em mim.

A verdadeira beleza do ser humano consiste na sua capacidade de aceitação. Difícil ver como certas pessoas sofrem por não se aceitarem, tentando mudar o exterior (que a nada leva), reclamando, amaldiçoando, culpando. A beleza da vida está na simplicidade de aceitar, de melhorar o interior. O que é externo é só uma casca que a terra ou o fogo vão comer em breve. A beleza está em receber o outro com um sorriso, num abraço longo, num passar de mãos no cabelo, no braço, em agradar, cuidar, amar, proteger. A beleza está na simplicidade das coisas pequenas que conseguimos no dia a dia, nos nossos negócios, relacionamentos, a melhora ainda que mínima, quando nos aceitamos como somos, amamos e amamos muito mais o outro. E temos essa beleza de simplicidade que ilumina não somente os olhos, mas encanta a alma, trazendo paz ao nosso coração e alegria aos que vivem ao nosso redor!

Viva de forma em que a sua existência não passe a ser entendida por apenas isso,seja,viva intensamente cada minuto e o amanhã é o futuro. Viva o presente pois o futuro a Deus pertence e cada minuto é um momento que passou e ficou para trás !

Tão doce toda via é tocar-te, é sentir o frescor e o arrepio de tua pele ao encontro de nossas almas numa entrega sem pudores!

O aprendizado rumo ao auto conhecimento é diário, é árduo uma batalha que se trava, na busca de se conhecer, se descobrir se apaixonar por você mesmo, e começar a se valorizar, se amar. Encontrar a força que existe dentro de cada um e assim prosseguir. Quando aprendemos a nos valorizar e nos amar as coisas mudam muito, e muitas coisas a que davamos alto valor vai perdendo a importância, vai mudando as prioridades, vamos agregando coisas e pessoas na nossa vida que de alguma forma acrescentem, que somem rumos aos novos ideais. Isso tudo é fundamental na busca do nosso prazer e lugar no espaço. Nos conhecendo deixamos de ter medo de quem se é, e em nos aceitando assim, todos nos aceitam, nos admiram e amam, por valores, qualidades, que só quem se conhece, e se valoriza, e se ama, pode exibir. Não tendo nunca medo, vergonha ou hipocrisia de dizer: Não sei, me ensina, me explica, sem querer aparentar ser o que não somos, sem tentar mostrar saber o que não se sabe, somos simplesmente; Nós.

O meu problema de verdade, de verdade mesmo, é que eu amo demais, amo muito mesmo,e talvez isso não seja um problemamas isso me afeta no final, por isso que eu quero mudar, não quero amar demais quem chega na minha vida assim do nada, por isso que eu quero fechar essa porta, e a chave pra fechar é o ódio, não quero ser mais desse jeito, é bom amar, é muito bom, mas se for pra amar e se decepcionar no final eu não quero mais isso, então que o ódio me fortifique.

Não existe um coração que não seja capaz de amar novamente! Mesmo aqueles mais enrijecidos se rendem e admitem as maravilhas de estar outra vez cheios de um sentimento inexplicável...

Amar é como ver pela primeira vez a praia,a vista é linda, mas se não tomar cuidado oferece muitos riscos.

Não será nunca, possível... Amar a Deus e discriminar as pessoas... Sem estar desprezando no fundo a essência de Deus!

⁠Amar por conveniência, quando nos é agradável, quando o alvo final é nosso próprio umbigo, é fácil. Difícil mesmo é amar quando tudo ou quase tudo no outro é diferente do que idealizamos.

Hoje não tenho medo da solidão, pois me acostumei com ela. Eu diria mesmo que me apeguei a ela. Na companhia da solidão posso ser eu sem nenhuma restrição, posso chorar, escrever e cantar. Ela me ensinou que não preciso de muitos para ser feliz, me ensinou que não preciso esperar a minha outra metade pois já estou completo. A solidão me ajudou a recuperar o que com falsos amores, falsas amizades e falsas promessas tinha perdido... Graças a ela hoje sei o que sou, para onde vou, e o mais importante, o que realmente vale o meu coração. Então tenho uma relação estranha com a solidão. Por dias e meses me faz companhia, até que chegue alguém e me põe medo por um tempo, (costuma ser bastante tímida e quando vê que alguém se aproxima desaparece) mas não me deixa, vai e acompanha outra alma e depois volta para mim ... Quando volta quase sempre me encontra com o coração feito cinzas, destroçado e morto; mas não diz nada, só me rodeia e fica até que eu recupere o fôlego para continuar. E essa é a nossa relação; embora em ocasiões sou infeliz com ela porque eu sinto que é muito ciumenta, já que se há alguém por perto da minha vida ela não tolera e se vai, mas: o que posso fazer? Ela é assim e nunca mudará!... e é bom tê-la por perto por momentos, mas não para sempre, mas sei que ela entende. E a verdade é a única que volta depois de um tempinho longe, porque as pessoas que já prometeram, nenhuma voltou. Então, ela é fiel a mim e eu a desejo com paciência quando não está... Hoje ela me acompanha, assistimos a chuva cair da minha janela. Hoje ela está aqui, e não sei por quanto tempo vai ficar desta vez, costuma falar pouco e nunca me diz quando se tem que ir; mas hoje eu me agarro a ela com tanta força que por agora não quero deixá-la escapar.

Na pratica não e tão fácil assim, mas amar é necessário... A humanidade precisa se humanizar. Errar é humano, amar também.

Sorrimos quando na verdade estamos nos afogando em sangue jorrados de nossos corações,causados por pessoas que brincam de amar

Descarte todas as impossibilidades de não acreditar que possa dar certo sem ao menos tentar, estudar, planejar, querer, e principalmente: amar o que se almeja.

⁠Quando as pessoas nos machucam, temos três opções: podemos machucá-las de volta, evitá-las ou amá-las.

Sempre amamos sozinhos, pois cada um ama a seu próprio modo, cada um ama com sua história, com seu sintoma, com suas perebas psíquicas, com seus perrengues transgeracionais.

Ana Suy
A gente mira no amor e acerta na solidão. São Paulo: Planeta do Brasil, 2022.

⁠ame a todos, mas tenha confiança em poucos, contudo, não seja injusto comcom aqueles que se preocupam com você

Às vezes, uma pessoa acha que, se amar alguém destruído, se amá-lo o bastante, ela pode afinal conseguir consertá-lo. Mas o problema disso é que ela acaba se destruindo também.

É Assim que Começa (livro)
É assim que começa. Rio de Janeiro: Galera Record, 2022.

Para que você ame o próximo como a si mesmo, é preciso, antes de tudo, que você aprenda a se amar.