Poesia de Reflexão
Reflexão
Quando você não ver saída e não ter outra maneira de não ir para a guerra
Tenha discernimento pedindo à Deus, para que ele lhe renove e que a tua esperança seja inabalável, e clame que você encontre os motivos verdadeiros para continuar mantendo-se vivo
Até que seja declarado à paz
Pois o seu diferencial é a coragem de nunca desistir pelos seus ideais;
Amor e respeito é o que eu peso para o dia nesse momento, um pouco de reflexão... Já que nos falta sentimentos;
Que possamos encontrar a paz, sermos mais humanos e buscarmos evoluir ainda mais;
Falar com Deus para iluminar o que não mais brilha, mas para acalentar a quem me empresta a atenção um maravilhoso BOM DIA!
Que hoje tenhamos momentos de reflexão
para que o amanhã consigamos discernir o futuro da nação
E possamos deitar a cabeça sem nenhuma dor na consciência
De errar novamente e sentir o gosto da incopetência...
Que façamos com a certeza e alegria... Para você que me emprestou a sua atenção... Eu te desejo um bom dia!
O descontentamento cotidiano
valoriza a arte da reflexão...
Por que toda ação sempre
trará uma reação;
... busco provocar à reflexão sobre o 'fetichismo da educação'
e o fenômeno da
'coisificação do trabalhador'...
Reflexão
Você será lembrado apenas quando for útil. A retidão moral termina quando você não for mais útil!..✍🏻
O dia internacional da mulher, me trouxe uma reflexão: eu nasci de uma mulher, fui amamentado e cuidado por uma mulher, fui criado por uma mulher num lar com 6 mulheres, sendo minha mãe e cinco irmãs, a minha formação escolar foi com mulheres professoras, me apaixonei por uma mulher, com a qual me casei e estou com ela já faz 48 anos.
MULHER: obrigado por você existir.
HOMENS: não basta homenagear, é preciso amar e respeitar as mulheres.
Deixo a todos , um excelente dia e uma Reflexão filosófica !
Só há uma pessoa que sai da luz e consegue andar entre a escuridão da ignorância e as trevas do conhecimento ...
estes são seres raros e iluminados pela sua sabedoria ...
Que podem andar pelos Dois caminhos ...
Luz e a Escuridão.
Somente eles sabem o segredo para Oscilar no Tempo !
Só existirá o Futuro se ainda no presente poder visitar o passado.
Eles se chamam filósofos!
A Filosofia é o Único caminho para iluminação do conhecimento !
Você pensa ser livre ?
Mais é escravo de si mesmo, cheio de DOGMAS que os limitam...
Para trilhar o caminho é preciso caminhas entre as trevas e a luz , visitar o passado ainda no presente e criar o futuro !
A Liberdade começa na Alma..
E só homens Livre de Boa Reputação podem ver ..
não há na terra Tesouro maior que esse ...
tornar-se intemporal , mesmo em sua temporalidade.
A solidão causa uma forte sensação de nostalgia, ao mesmo tempo em que provoca uma reflexão sobre o passado.
Nos momentos em que me sinto sozinha, não tem jeito - volto a me apegar no passado. Eu volto a lembrar de coisas que aconteceram há tanto tempo...os momentos de festas, de experiências, das descobertas da juventude.
Eu realmente vivi intensamente esse momentos. Mas os tempos difíceis chegaram. E quando isso aconteceu, fiquei sozinha. E isso foi tudo o que me restou.
As lembranças de um passado bem vivido, embora tragam boas sensações, não passam de recordações vazias, de coisas que jamais vão acontecer novamente, de pessoas que nunca mais vou ver na vida.
Quanto tempo se passou...mas depois de todos esses anos, de certa forma, eu ainda consigo me identificar com a pessoa que eu era na adolescência e na juventude.
Talvez porque essa é minha essência. Porque apesar de tudo, não tem como eu mudar aquilo que eu estou destinada para ser. Por isso eu tenho certeza, que independentemente do que acontecer, eu tenho que estar lá por mim mesma.
Pois os momentos de festas, alegrias, experiências irão passar. E quando isso acontecer, todos irão embora. E eu vou precisar seguir em frente.
Refuta a teoria Hegeliana de Absoluto.
Inicio essa reflexão a partir da compreensão semântica da teoria fundamentada de Hegel, do sujeito individuo (finito) , sobre um espirito do povo (Absoluto).
Avaliarei então o significado etimológico:
Absoluto vem do latim solutus ab omni re, compreendendo o que é "em si e por si", independentemente de qualquer outra consideração ou condição: é a quintessência da abstração, a essência e o termo da generalização.
Mas como proposto pelo próprio Hegel há necessariamente um processo imperativo Dialético, onde opõem-se a coisa observada a seu oposto equivalente, neste caso então temos o antônimo de absoluto , o relativo.
Relativo:
Que depende da relação com outra coisa, ou outro fator. Que varia conforme a relação com outra coisa, ou que varia conforme a circunstância.
Partindo destes dois conceitos supracitados apresentarei minhas proposições.
1- O absoluto não esta sujeito a mudança, logo o espirito do povo não pode ser absoluto.
2- Tudo está em função do tempo, se tempo é relativo logo tudo que está em sua função também é relativo.
3- Se tudo está em função de tempo, e o tempo é relativo basta saber o em função de que está o tempo, tempo está em função de possibilidade da construção de um futuro, logo tempo esta em função de possibilidade.
4- Se tudo há possibilidade então, tudo é relativo e nada é absoluto.
Partindo das proposições sugeridas, temos um povo relativo as experiencias criada e co-criadas pelo próprio povo, em função na necessidade do povo, em um determinado tempo, logo todo povo é relativo seu tempo.
Entre um café e outro
Uma reflexão e outra
Uma dor e outra,
haverá também lacunas
Interrogações,
Feridas
E frustrações
Bom dia, Sexta-feira Santa!
Que hoje seja um dia de
paz, reflexão e gratidão
pelo amor de Jesus por nós.
Ele mesmo levou em seu corpo
REFLEXÃO E MOTIVAÇÃO
Que cada desafio que surgir a sua frente, deverás compreender que é um inimigo a ser vencido e com boas estratégicas, perspicácia e muita coragem, vencerá o inimigo e estará pronto para encarar outros;
Lembre-se: A maioria dos problemas que enfrentamos somos nós mesmos que os criamos, portanto, somos os responsáveis para removê-los;
Por sermos seres sociais, não somos capazes de vivermos sozinhos, pessoas fazem parte de nossas vidas, mas, são mutantes, muitas das vezes os mesmos que hoje te aplaude, são os primeiros a te abandonarem, de acordo com seus interesses.
"Sejam sábios, aprendem com seus erros ou dos outros, tenha em mente que amigos leais existem e estes devem ser valorizados, pois são tesouros difíceis de serem encontrados".
Não se preocupem com os que se forem, valorize os que ficarem, segue a vida e verás que no final valeu a pena, viveu, sobreviveu, ganhou, perdeu, deixou um legado.
Escreveu sua história sem hipocrisia.
Minha reflexão sobre Felicidade...
Felicidade é algo que sentimos quando algo de muito bom acontece em nossas vidas. Pode ser aquela notícia gostosa que recebemos, aquele abraço gosto de um amigo, aquele beijo gostoso do companheiro ao despertar, não importa o momento ou com quem, ela bate em nossa porta sem pedir licença e não nos importamos com isso não é verdade? Mas para que isso aconteça precisamos estar receptivos a ela, trabalhando nossa vida para que cada dia essa felicidade possa invadir nosso interior. Você se fez essa pergunta hoje: eu estou abrindo a minha porta para a felicidade? Difícil não é verdade? Mas nunca é tarde para começar! Então deixe que ela entre e faça das dificuldades apenas obstáculos superáveis e não muralhas na qual a cada dia colocamos em cima um concreto de problemas dificultando mais ainda sua destruição. Atente-se ao poder que a felicidade tem em sua vida quando você a permite que entre e verás que qualquer problema é superável quando se está feliz. Procure fazer coisas que o deixe feliz e não sentirá ao final do dia o amargor dos problemas que passou por você, pois a felicidade é tão superior a qualquer problema que eles são insignificantes quando estamos de bem com a vida.
Reflexão: O poder das palavras
Agora estou aqui, do lado de fora de casa, como se não tivesse um lar para morar, porque da minha boca saíram palavras que feriram alguém muito especial para mim.
Acho que isso serve como uma reflexão. A Palavra de Deus, em Provérbios, diz que quem não guarda a sua boca acaba trazendo perturbação. Deus abençoa a boa palavra, mas, quando pronunciamos más palavras, o inimigo se aproveita delas para trazer tristeza e perturbação.
Somente Deus pode apagar as más palavras com a ação do Espírito Santo, porque elas podem entrar no coração de uma pessoa. O Senhor Jesus é a Boa Palavra que faz bem à alma; já a má palavra é obra do maligno e entristece o coração.
O inimigo é o nosso acusador. De dia e de noite, ele observa as nossas ações. Não pode conhecer os nossos pensamentos, mas vê aquilo que fazemos.
Por isso, cuide da sua boca, porque quem guarda a sua boca preserva a sua vida. Quem cuida das suas palavras evita muitos aborrecimentos.
Deus nos deu dois ouvidos para ouvir mais e uma boca para falar menos.
Não responda imediatamente quando estiver nervoso. Espere, ore e reflita antes de falar, pois uma palavra dita pode ferir profundamente, e muitas vezes somente o tempo e a graça de Deus podem ajudar a restaurar o que foi machucado.
**Mensagem de Reflexão aos 66 Anos**
Ao me aproximar dos 66 anos, sinto uma mistura intensa de emoções.
A expectativa de celebrar mais um ano de vida traz alegria, mas também um certo receio.
Cada aniversário é um lembrete de que o tempo avança, e quanto mais envelhecemos, mais próximo parece estar o fim.
Essa realidade pode ser angustiante, pois a vida é preciosa e repleta de momentos que quero aproveitar ao máximo.
Ao mesmo tempo, sou grata por ter chegado até aqui.
Sinto-me forte e resiliente, enfrentando os desafios que a vida me apresenta.
No entanto, reconheço que há momentos em que a tristeza se instala.
A saúde pode não ser mais a mesma, as forças às vezes parecem escassas e as preocupações financeiras, as dores no corpo, as dificuldades em lidar com a velocidade de tudo me pesam no coração.
É natural sentir essa dualidade: a alegria pela vida vivida e a tristeza pelas perdas inevitáveis.
Mas também sei que cada dia é uma nova oportunidade para valorizar as pequenas coisas – sorriso dos filhos, dos netos, genro e noras, um abraço da família, uma ligação telefônica sem pressa ou uma lembrança querida.
Então, ao comemorar meus 66 anos, quero abraçar todas essas emoções.
Que eu possa encontrar força nos desafios e alegria nas simples belezas da vida.
Que eu continue a celebrar cada momento com amor e gratidão.
Chapada dos Guimarães 23/12/2024
Natalirdes
Oração de Reflexão, Amor e Gratidão
Querido Deus,
Neste final de semana, venho a Ti com um coração cheio de gratidão. Agradeço por cada dia que me concedeste, pelas bênçãos que muitas vezes passam despercebidas e por cada momento que me ensina e me transforma.
Que este tempo de descanso me permita refletir sobre as maravilhas da vida. Ajuda-me a valorizar as pequenas coisas, as risadas compartilhadas, os abraços calorosos e os momentos de silêncio que falam mais do que palavras. Que eu possa sempre lembrar que cada dia é um presente e uma oportunidade para amar e ser amado.
Peço que encha meu coração de amor, não apenas por aqueles que estão próximos de mim, mas também por aqueles que precisam de compreensão e compaixão. Que eu possa ser um instrumento da Tua paz e bondade neste mundo.
Abençoa minha família e meus amigos, Senhor. Que eles sintam a Tua presença em suas vidas e saibam o quanto são amados. E para aqueles que estão enfrentando desafios, que encontrem força e esperança em Ti.
Conceda-me um final de semana repleto de tranquilidade, alegria e renovação. Que eu possa voltar à rotina com o coração leve e cheio de amor.
Em nome de Jesus, amém.
Espero que essa oração traga paz e reflexão ao seu dia a dia!!!
Natalirdes Botelho
POEMINHA DE REFLEXÃO
Construimos pontes
desviamos rios
criamos vidas
tiramos vidas
reformamos deuses
a inamovível certeza de sermos
senhores, donos e reis do Universo.
Bactérias dissolutas
tsunamis, efeito estufa
vírus devastadores
rios e represas secando
desastres catastróficos
realçam o ridículo de sermos
senhores e donos do Universo.
Autor Benedito Morais de Carvalho (Benê)
A VIGILÂNCIA SERENA SOBRE O QUE JÁ FOI SUPERADO.
Autor: Marcelo Caetano Monteiro.
A reflexão que afirma que alguém não deve tropeçar no que já está abaixo de si não é um chamado ao orgulho, e sim um convite à brandura interior. O que está abaixo representa etapas vencidas, dores que já compreenderam seu lugar e aprenderam a silenciar. Contudo, cada vitória moral é sustentada por uma disciplina fraterna, jamais por altivez.
Quando olhamos para o próprior caminho com humildade, percebemos que ninguém progride sozinho. Os aprendizados vêm do contato com outros seres, das circunstâncias que nos moldam, e da benevolência que recebemos em momentos de fraqueza. Portanto, manter vigilância não significa erguer muros, mas caminhar com cuidado para não ferir a si mesmo nem aos outros. É reconhecer que a alma humana ainda traz áreas sensíveis que precisam de cuidado, e que o progresso espiritual é sempre uma construção comunitária.
Já ensinava Allan Kardec que o avanço do Espírito se realiza pela educação contínua e pela caridade recíproca. Assim, mesmo o que já parece resolvido em nós merece atenção, não como ameaça, mas como lembrança de que somos seres em aperfeiçoamento constante. A fraternidade que exercemos com o mundo deve refletir se também em nossa própria intimidade, acolhendo nossas partes frágeis sem julgamento severo.
A verdadeira grandeza não está em se sentir acima de algo, mas em caminhar com serenidade, humildade e afeto, compreendendo que cada passo pode ser uma oportunidade de servir, aprender e crescer.
