Poemas Vinicius de Moraes Patria minha
O Estado e a Pátria não podem ser pais narcisistas que criam seus filhos para depender o resto da vida deles. Pelo contrário, deve ensinar e preparar seus filhos para ser indivíduos livres, fortes, autodeterminados, protagonistas dos seus destinos, criadores das suas próprias realidades e dignos de cumprirem os seus propositos nessa terra.
Amar a sua pátria é tão natural quanto amar seu pai ou sua mãe – afinal, seu país te nutre, te protege e, de muitas maneiras, molda quem você é.
É um fato bem conhecido que sempre reconhecemos nossa pátria no momento em que estamos prestes a perdê-la.
Nada mais natural que o amor da pátria; mas também nada mais confuso, nada mais abusado, nada mais degenerável.
Nota: Trecho de discurso no Colégio Anchieta, realizado em 1903.
...MaisA pátria não é ninguém; são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação.
Nota: Trecho de discurso no Colégio Anchieta, realizado em 1903.
...MaisPara sentir a pátria, senhores, é preciso amá-la na privação e no desterro.
A convicção que sempre tivera de ser o Brasil o primeiro país do mundo e o seu grande amor à pátria eram agora ativos e impeliram-no a grandes cometimentos.
O Brasil ainda não está feito, como pátria completa. Como fazê-lo? Dar-lhe novas gerações de homens fortes e conscientes, dando-lhe estas duas necessidades, primordiais, básicas da defesa: o trabalho e a instrução.
Quando se trate de defender a família e a pátria, a fraqueza é um crime e o descuido é uma desonra.
Quando um sujeito se mete sinceramente a querer salvar a pátria, perde-se ele e perde a pátria.
Mil vezes arrisquei a vida pela pátria, mil vezes mergulhei no fogo, abraçado ao pavilhão brasileiro! Entretanto, em paga de tudo isso, ela, a pátria, só me dá o esquecimento!
Amor da pátria é o diabo! É o único amor que cresce incessantemente e com mais força quanto mais aumenta a distância e avulta a ausência.
Quando um político insiste em dizer que sua luta é pela Pátria, ele deixa claro que o povo estará em segundo plano, pois nem sempre quem luta pela Pátria lutará pelo povo que sofre por causa da Pátria instituída.
A destruição dos valores humanos de uma nação, começa a ser destruído quando uma pátria não valoriza seus mestres educadores!
Abraçado pela divina loucura e pelo amor da Pátria, ele a tudo será surdo. Suportará com alegria todas as perseguições que porventura lhe façam por ser integralista.
A heterogeneidade racial pode subsistir, dentro da fisionomia global da Pátria comum; o que é impossível é manter a Pátria entre mo vimentos centrífugos de aspirações sociais e econômicas dispares, que resultam, quase sempre, em regionalismo dissolvente.
"Nada poderá usurpar a dignidade e o orgulho do nosso amor à pátria e à liberdade se nos mantivermos fiéis aos primados republicanos que fundam nossa nação, sobretudo o respeito às instituições, a democracia e o cumprimento às leis que nos governam a todos, indistintamente."
A impressão que eu tenho, é que o Brasileiro ainda espera por um salvador da pátria que libertará a nação de todos os males. Nessa polarização, os males acabaram sendo personificados em dois candidatos, alimentados por grandes conspirações. Quando entramos nessa fantasia, fica difícil de tratar com realidade e o resultado passa a ser o agir de nossas pulsões. Independente de quem ganhe, com essa forma de votar, quem perdeéoBrasil.
"A distorcida e exagerada noção da pátria e do nacionalismo cria em homens a disposição para abdicar de sua humanidade e se tornarem engrenagens de um sistema que jamais os beneficiam ou recompensam, apenas os usam como instrumentos para aumentar o poder ou sustentar a hegemonia dos poderosos".
Tempos escuros virão, juntei-vos, sejam iluminados pelo amor à pátria e pela ética. Não se confundam no meio da batalha. Desistir não se enquadra em nossa realidade.
