Poemas Vinicius de Moraes Patria minha

Cerca de 160942 frases e pensamentos: Poemas Vinicius de Moraes Patria minha

Se a consciência que tenho de mim mesmo — a identidade do meu “eu”– fosse um efeito da continuidade corporal, ela seria inconstante e mutável como os sucessivos estados do meu corpo, e não haveria por trás destes uma consciência constante capaz de registrar, comparar e unificar num conceito geral estável as mudanças que o meu corpo sofre. Se fosse um produto da impregnação linguística, um simulacro de identidade introjetado pelo uso repetido do nome e do pronome, como faria eu para saber que o nome pelo qual me chamam e o pronome pelo qual me designo se referem a mim? Se, por fim, fosse um resultado da abstração que por trás dos estados apreende a unidade da substância, QUEM, pergunto eu, operaria o mecanismo abstrativo? Conclusão: a identidade do meu eu é independente e transcendente em face do meu corpo, da linguagem e das operações da minha inteligência abstrativa. É uma condição prévia sem a qual não pode haver identidade corporal, nem linguagem, nem pensamento. A identidade do “eu” é a própria unidade do real que se manifesta na existência de uma substância em particular que sou eu. Nenhuma explicação causal tem o poder de reduzi-la a qualquer fator, pois é ela que unifica todos os fatores. A existência do “eu” é o inexplicável por trás de tudo o que é explicável.

Inserida por LEandRO_ALissON

Só a filosofia e a poesia podem expressar a experiência humana concreta, com a condição de que não pretendam abrangê-la e explicá-la, mas apenas designá-la para seres humanos que a vivenciam tanto quanto o filósofo e o poeta e que, tal como estes, não têm o poder de abrangê-la e explicá-la. [...] Por “poesia” entendo, no caso, “arte literária em geral”.

Inserida por LEandRO_ALissON

Se o mercado é o juiz último em todas as questões, então tudo é mercadoria. Se tudo é mercadoria, tudo tem de ser quantificado, contabilizado e, inexoravelmente, administrado. Eis como o primado do mercado se destrói a si mesmo e vira socialismo sem nem perceber.
Só fatores sociais de ordem moral, cultural e religiosa podem se opor ao socialismo. Liberdade de mercado, o socialismo come no café da manhã. Se aqueles fatores são absorvidos no mercado, a vitória do socialismo torna-se apenas questão de tempo. Eis por que, aprovando cem por cento a economia liberal, acredito que o liberalismo, em si, não é uma alternativa eficiente ao socialismo.

Inserida por LEandRO_ALissON

Xavier Zubiri demonstrou, sem erro, que “realidade” é o correlato objetivo da cognição humana enquanto tal. Todo experimento científico se dá DENTRO do campo dessa cognição e não tem como transcendê-lo. Tem, isto sim, como substituir entidades matemáticas aos objetos reais e confundir “mais exatidão” com “mais realidade”.

Inserida por LEandRO_ALissON

Seres humanos erram, seres humanos cometem coisas horríveis, seres humanos não esquecem, quando não perdoam se vingam. Eu também sou um ser humano e seres humanos se arrependem, Porém seres humanos não amam, apenas possuem interesses em comum

Inserida por DavidJackson

É mais agradável ter 10 milhões na conta que a Humanidade inteira gritando teu nome

Inserida por DavidJackson

Se pudéssemos não trabalharíamos; uma vez que o trabalho nos faz perder o melhor da vida. Bom, talvez podemos só não encontramos um jeito a se fazer ainda

Inserida por DavidJackson

Eu sempre deixo café e um bolo pronto, pra quando a morte chegar ter algo a oferece-la

Inserida por DavidJackson

Não temos como provar que a única certeza da vida é a morte, porque nunca morremos antes para saber se a morte é a morte por si só

Inserida por DavidJackson

Uns morrem e são esquecidos facilmente. Eu estou nesse mundo para ser lembrado diariamente

Inserida por DavidJackson

Se você não der uma bola para seu menino quando criança, quando crescer ele vai querer brincar de boneca

Inserida por DavidJackson

O indivíduo tornou-se perito em ir de encontro à felicidade e ao encontro da depressão.

Inserida por gilbearal2

É preciso respeitar as vírgulas e considerar as pausas para não perder o fôlego antes de chegar ao ponto final.

Inserida por gilbearal2

Não importa a quantidade de degraus, mas a qualidade do que se usa para subi-los.

Inserida por gilbearal2

Podei uma árvore, que estava com galhos baixos, e percebi que em pouco tempo ela ficou mais alta, com ramificações novas em sua copa. Aproveito analogamente esse exemplo para as nossas vidas. Para crescermos e evoluirmos, precisamos fazer certos sacrifícios, que envolvem muita dedicação pessoal. As dificuldades nos impelem na direção das mudanças e melhorias.

Inserida por LazaroGomes

Insensível, insensato e insano é o mestre que ensina o que não pratica e só é capaz de perceber o paradoxo quando alguém o repreende.

Inserida por gilbearal2

Pessoas falsas acabam tendo seus dias diminuídos de acordo que machucam outras pessoas pelo caminho

Inserida por DavidJackson

A destruição faz parte da natureza humana; a reconstrução, de quem sabe cultivar força de espírito.

Inserida por gilbearal2

A Bailarina sente a pulsação da alma a cada pirueta, mas assim que a pirueta se desfaz ao término do espetáculo, o grande vácuo transcende, as angustias e dores se fazem presente em si. Viver dependia do seu espetáculo, tal qual sua fome pediu pelo desejo do amar.

Inserida por _sonhosdehamsa

Nada como um dia após o outro, um drinque após um momento inoportuno, um bom livro e o aconchego da sua própria dor para te fazer enxergar suas próprias falhas.

Inserida por _sonhosdehamsa

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp