Poemas Vinicius de Moraes Patria minha
- Empatia com amor
Cada vez que eu abrir a minha boca para pronunciar qualquer palavra, para quem for e independentemente da situação: que sejam palavras direcionadas pelo amor, em nome da verdade e pela bondade.
Não importa se alguém me destratou e foi rude comigo, isso é sinal que o dia da pessoa está ruim, ou pior, a vida; esta, evidentemente está machucada.
Na vida existem dois grupos de pessoas: as que curam outras, e as que machucam outras.
Se a pessoa já está ferida, mais injusto do que qualquer outra situação, é machuca-la mais ainda.
Devo me lembrar a cada dia, a cada momento, a cada ação: eu vou curar ou machucar?
Que eu cure; cure corações feridos, cure mentes, cure esperanças e cure vidas!
Aquele que me observa e
aponta meu erro pra ver minha desgraça, é o
mesmo que me invejaquando me vê no acerto e tenta cortar minhas asas.
- O sonho mais realista
Prefiro eu, morrer de fome inconformado e tentando mudar a minha realidade, do que viver conformado na mediocridade de um sistema escravizante.
No silêncio da minha mente confusa,
Eu me perco em uma busca incessante,
Comparando-me com um ideal ilusório,
Que me faz sentir tão distante.
Busco a perfeição que nunca alcanço,
Nas sombras da minha própria imagem,
Me cobro, me culpo, me machuco,
Nessa busca constante por uma miragem.
Vejo o mundo lá fora, tão cheio de luz,
E me vejo na penumbra do meu ser,
Me comparando com o que não sou,
Esquecendo o valor que há em me conhecer.
Às vezes, me sinto pequeno e frágil,
Diante do espelho implacável da idealização,
Mas preciso lembrar que sou único,
E encontrar a beleza na minha imperfeição.
Estava lendo uma passagem, nem reparei na minha passagem, escrevi pra mim mesmo, me cansei de afazeres. Me diz por que é errado querer viver a vida de forma simples? Por que eu preciso estar lutando o tempo inteiro? Por que eu sou obrigado a viver num mundo onde um número vale mais do que uma vida? Qual o real sentido de permanecer compactuando com a exploração da mente de pessoas que apenas querem sorrir. Nos vendem imagens, sonhos derivados do petróleo. Nosso sangue é o óleo da máquina; nesse sistema, nossa vida não vale nada. O individualismo é mais real que união forçada ou dissimulada. Estou ouvindo os ensinamentos de Sócrates atento a cada relampejo de luz. Se eu fosse Platão também registraria os sinais.
É fácil você ser sincero, tentar compreender as pessoas e tratá-las bem, o difícil é entender por que elas não são assim com você.
Será que alguém pode me explicar da onde sai tanta vontade? Vontade de você, vontade de estar com você e vontade de falar com você.
Hoje a saudade sentou comigo, tomou uma e disse ser meu amigo daquele que não vai me abandonar. De alguma forma eu tenho expulsado ele, mas se recusa ir embora. Então, decidi tomar umas e outras até que ele fique bêbado e não consiga me encontrar mais. Enquanto isso vou tentando dominar: a vontade e a saudade.
"Vivemos em um mundo hipócrita, de porcos capitalistas, onde o dinheiro sempre esta em primeiro lugar; onde alguns tem muito, e ao mesmo tempo, muitos não tem nada."
"A vida não para, pense e reflita, mais não pense bastante e nem reflita demais, pois o tempo é valioso, e muito; curta bastante cada momento de sua vida, com ousadia e ao mesmo tempo com responsabilidade. Viva o agora, mais não deixe de pensar no amanhã. Pois o agora é o que você é, e o amanha é o que voce pode ser."
Nossos pensamentos possuem o poder de gerar sentimentos e ações que podem travar as maiores guerras em nossa mente, em nossa vida.
Não existe esforço sem recompensa, um dia olhará para trás e verás o que te fez tornar a pessoa "foda" que você se tornou. Nunca esqueça de ser Humildade e Simpática(o) por mais alto que conseguir chegar perante as outras pessoas, tudo é ilusão, ninguém levará nada a não ser o que marcou de bom na vida das outras pessoas. Faça o seu melhor por ser simplesmente o seu melhor e o mais acontecerá com o tempo. Siga em frente com Força, Fé e Coragem que tudo irá se encaixar para melhor na sua vida. Não desanima, confia no seu potencial, acredite.
Deus colocou Dois objetivos no meu caminho e existe 3 coisas que me faz lutar por eles.
1 - Motivação.
2 - Determinação.
3 - Persistência.
Se há um obstaculo, pode ter certeza que vou supera-lo.
Quem disse que homem não chora...homem chora sim...
Um homem pode ser; tão ou até mais sensível do que muitas mulheres
Um homem chora de tristeza...
Ele chora de emoção...
Pode chorar por causa das injustiças quando não pode fazer nada...
Um homem chora vendo inocentes sendo vítimas de balas perdidas...
Um homem chora quando escuta notícia de estupros, pois fica pensando, como seria se fosse sua mãe, esposa, irmã, amiga...
Um homem chora quando vê tanta gente sem água, sem comida, a fome faz um homem chorar.
Um homem chora quando é injustiçado...
Um homem chora quando nasce um filho...
Um homem chora na hora da tristeza junto com a pessoa amada
Um homem precisa chorar sim, pois ele tanto quanto a mulher não tem coração de pedra, e sim uma alma que pensa, sofre, emociona e vive
Um homem chora diante das vicissitudes da vida, nas perdas, medo e dor.
UM HOMEM CHORA POR FÉ, POR GRATIDÃO, POR PIEDADE, PELO SOFRIMENTO DA HUMANIDADE.
UM HOMEM CHORA SIM...
UMA ROSA COM CARINHO PARA VOCÊ HOMEM PAI, ESPOSO, FILHO, AMIGO, HOMEM SIMPLESMENTE HOMEM SENTIMENTAL DE ALMA BOA E TRANSPARENTE, QUE AMA E QUE SOFRE.
23/08/2018
Não faça parte da inútil classe que segue invertendo valores. Foi-lhes apresentado o sagrado evangelho, e nele aprendemos que o ser humano foi feito para amar, embora sua natureza o impulsiona para a selvageria. O amor é a luz, o ódio é a manifestação de descontrole, ignorância, uma âncora que te prende à escuridão.
Viver o evangelho de Cristo é mergulhar na fé, na esperança e, acima de tudo, no amor - no amor que constrói e não destrói. No amor que promove o bem e não o mal. No amor que irriga os corações de mansidão e tolerância, para que com sabedoria se possa lidar com as divergências.
Enfatizo ainda que toda religião que ensina o homem a viver o amor pelo próximo é bem-vinda. Assim como a moral construída no amor, apesar da descrença, deve também ser aceita com bons olhos. Afirmo-lhes, porém, segundo o que acredito, que só quem salva é Jesus. A herança é para os filhos de Deus, não para as criaturas.
Desse modo, volto a dizer que como cristão ou não, mas, sobretudo, como ser humano, cultive o amor, o verdadeiro amor e o que dele deriva, assim estará, mesmo que não acredite, aproximando-se e participando da natureza divina - Deus é amor.
Se não crê, é uma faculdade sua. Mas não seja um cético arrogante que só sabe inspirar ódio. Ao contrário, o mundo precisa de pessoas que inspiram o bem. Então, tenham atitude aqueles que são bons. Mais do que com a pregação, as pessoas se inspiram com o exemplo.
Cristo quer mais do que estar ao seu lado, Ele quer estar dentro de você, sendo carregado no seu coração(mente) para mudar sua natureza que te conduz ao pecado.
Geralmente culpamos o amor por conta de nossas atitudes e escolhas erradas. Decerto, há muitas falácias sobre o amor. E muitos dos que o profanam tampouco o conhecem. Ressalto: - Só quem ama sabe como é bom amar o amor. Logo, tenha calma, pois "quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá - 1 Coríntios 13:10".
Quem se entrega ao mesmo descaso e solidão de que rodeia a traição e as demais causas de desamor, pode até pensar que é feliz, mas, no fundo, não é. As pessoas partem quando lhes convém, e são livres para isso. Mas, se foram por livre e espontânea vontade, ora, que coisa boa! E isso nos ensina que ninguém torna alguém feliz. Um(a) companheiro(a) serve para você compartilhar a sua felicidade, e não para ser a razão da mesma. Como certa vez retratou Chico Buarque em uma de suas canções: "Não vê que isso é pecado, desprezar quem lhe quer bem" - mas muitos não medem consequências, e onde não há amor, na concepção de Cristo(amor pelo próximo), não adianta esperar muito do outro - ele(a) fará o necessário enquanto aquilo lhe for vantajoso, despertará seu amor e partirá, sem ligar com você ou com o que você está sentindo.
Não me delongando tanto, o amor é o que de mais nobre existe nesse mundo. E como dizia o poeta, "se queres viver um grande amor(verdadeiro e puro em si mesmo), a receita é simples: abra seu coração e comece a dar amor" - para alcançá-lo é preciso, às vezes, correr certos riscos, e "suportar duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas, afinal, dizem que são tão belas". A culpa, portanto, não é desse sentimento e sim das pessoas que se mostram deficientes ao cultivá-lo.
Visto que "é preciso saber viver”, também se faz preciso saber amar.
Preciso de tempo...
Tempo para me adaptar
Com mudanças em geral
Preciso de tempo
Para refletir as perdas
Preciso de tempo
Para aprender o novo
Preciso de tempo
Para soltar o velho
Preciso de tempo
Para atravessar a ponte
Preciso de tempo
Para despertar e crescer
Preciso de tampo
Para curar minhas feridas
Preciso de tempo
Para secar as lágrimas
Preciso de tempo
Para poder acreditar
Preciso de tempo
Para confiar novamente
Preciso de tempo
Para buscar outros rumos
Preciso de tempo
Para colar os cacos
Preciso de tempo
Para fazer tudo de novo
Preciso de tempo
Para ficar em paz
Preciso de tempo
Para escolher o caminho
Preciso de tempo
Para me encontrar novamente
Preciso de tempo
Para resolver ir ou ficar
Preciso de tempo
Para sorrir ou para chorar
Preciso de tempo
Para somar e agregar
Preciso de tempo
Para ouvir e para falar
Preciso de tempo
Para pensar em mim
Preciso de tempo
Para aprender e fazer
Preciso de tempo
PARA TER
E muito tempo MAIS
PARA SER...
Norma Aparecida Silveira de Moraes
09/01/2019
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp