Poemas sobre Vida dos Cangaceiros
Quando a gente questiona as nossas certezas sobre o mundo, a gente passa a ter de fato uma visão própria, e não uma visão incorporada.
Ora, será que a opinião democrática é aquela que todos partilham ou é aquela sobre a qual todos puderam refletir por si mesmos?
As experiências passadas, não jogamos para baixo do tapete. Falamos sobre elas, e as ressignificamos.
Uma vez, vi um filme americano sobre umas pessoas que estão no limbo e não se dão conta. Estão como que em uma armadilha, condenadas a repetir as mesmas ações.
A culpa é diferente da vergonha. Tem um peso diferente. A vergonha pesa sobre os ossos, de uma forma muito insinuante, transformando-os em uma geleia densa e salgada. A culpa, porém, é rápida, quente e prateada, e flui através de você com o pulso regular e medido de uma corrente elétrica, animando tudo dentro de você a fazer algo, qualquer coisa, para fazer o choque parar.
Não acreditamos que as experiências das outras pessoas possam nos dizer muito sobre as nossas. Acho que isso é uma ilusão de exclusividade.
Não é sobre quem você pensa uma vez ou outra e sim quem ronda sua mente até nas horas em que você só quer fechar os olhos e dormir...
Às vezes, se tivermos sorte, as estrelas natalinas brilham sobre nós em momentos decisivos. Como reagimos a esses momentos pode selar para sempre o nosso destino.
Uma das maiores decisões que tomei nos últimos tempos, foi a de não falar mais sobre determinados assuntos. Porque a verdade será sempre a verdade, independente da forma como eu conte ou da maneira como o ouvinte entende. Não há nada melhor que o próprio tempo para nos ensinar as verdades da Vida!
E quem perde esse precioso tempo insistindo em mostrar que tem razão, perde junto a sensibilidade de aprender que vários pontos de vista diferentes servem para somar, unir e edificar àqueles que estão dispostos a abrir mão do mérito de "sabichões" para simplesmente viver em Paz...
Ao discordar de mim, você está provando que temos visões diferentes sobre o mundo e já que você concorda comigo, podemos encerrar essa discussão.
Descrever minha mãe seria escrever sobre um furacão em todo o seu poder ou a perfeição das cores de um arco-íris.
Quem alcançou em alguma medida a liberdade da razão, não pode se sentir mais que um andarilho sobre a Terra – e não um viajante que se dirige a uma meta final: pois esta não existe.
Claro que não é possível saber tudo sobre todo mundo. Todos temos uma versão verdadeira que escondemos dos outros.
Maturidade não é ter sempre uma opinião formada sobre tudo, mas deixar a mente sempre aberta para fazer ajustes sempre que necessário.
"Se alguém te traz energia ruim e escuridão, não responda com a mesma moeda. Não é sobre vingança, é sobre evolução."
