Poemas sobre Vida dos Cangaceiros

Cerca de 221552 frases e pensamentos: Poemas sobre Vida dos Cangaceiros

⁠Tudo é tão bizarro. De repente você vislumbra uma resposta absurda e radical sobre o sentido da experiência de existir. E antes que consiga elaborar essa ideia precisa parar tudo, por causa de uma diarreia, ou câimbra.
Essa é a graça - o sublime e o ordinário caminham de mãos dadas, no deserto da compreensão humana.
É isso não faz a menor diferença no movimento dos astros, das estações e da Vida.

Inserida por MiriamMorata

⁠A ROSA E SEUS ASPECTOS.
Da Rosa que hora morta
deitada sobre a cova em mistério
Ninguém pode furtar-lhe a arte do ser belo
Mas antes que vire pó ao próprio berço do cemitério
Pranteio ali o poema ereto
E como tudo desfalece
Também faz o mesmo a lágrima que lhe desce
Encontram-se neste momento
Divinos polens de grandes espectros
A renderem graças
Pelos campos, jardins, bosques ou praças
À beleza da rosa e aos seus aspectos.

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

⁠Sonhei
Um sonho
Lindo.


Senti um corpo quente
Sobre o meu,
Com beijos e carícias
Alucinantes.

O amor aconteceu,
Pleno, feliz e integro
Como só você e eu sabemos.!

Inserida por Terezalima12

'SOBRE A VIDA...

O que é o amor?

- ⁠Todos os dias eu penso sobre as significâncias do amor e o quanto isso está inerente com nossos psicológicos. O quanto ele faz pelas pessoas nos seus vários estados e quão ele é importante na vida das pessoas. O amor é medido, embora tenha pessoas que falam da sua equivalência. O amor é abstração, embora tenham pessoas que falam da sua concretude. Há o amor simbólico e emblemático corroendo o coração das pessoas. O amor jurado infinito à pessoa amada. O amor sonolento e desgastante. Aquele que juramos eterno e esquecemos do nosso eu...

- A verdade é que eu ainda não sei o que é o amor. Talvez um sentimento passageiro vagando num trem em alta velocidade. A brisa no tempo encharcando os pés descalços. O escalar das montanhas, sem visar o topo ou o descaso pelas trilhas. Quem sabe a volta para a casa que nascemos ou a tola vontade de fechar os olhos e esquecer do tempo e da vida tão complexos. Prefiro não verbalizar sobre isso...

--- Risomar Sírley da Silva ---

Inserida por risomarsilva

⁠Tenho pensado muito sobre o amor que a bíblia prega, o quanto os casais e inclusive eu tenho muitas vezes dificuldades em vive-lo, o amor da doação, o amor verdadeiro, que suporta, que crê, que espera, e em muitas vezes eu já me perguntei, vale a pena?
vale a pena se doar ao outro, vale a pena suportar, compreender, amar, se a vida passa tão rapidamente? o que eu vou levar?
essa pergunta o que eu vou levar?
eu percebi que não era essa a pergunta mais certa sobre o amor, a pergunta mais certa é sobre:
o que eu vou deixar?
quais lembranças?
quais legados?
quando eu me for, eu certamente não lembrarei de nada, mas talvez se ele for depois de mim ele se lembrará de quem eu fui, do que eu fiz, e também minha filha de quem eu fui para o pai dela e para ela.
Entendi enfim porque a Bíblia diz que é o melhor o fim do que o começo, porque no fim se lembra de tudo o que foi feito
eu não quero ser lembrada como alguém que diz, vai tarde
mas como alguém que deixa a melhor lembrança de dizer, foi cedo demais, porque tudo o que é bom é tão bom que por mais que dure, dura pouoo contrário também é verdaderio, tudo o que é ruim, pelo pouco que dura, dura demais, porque é quase insuportável.
Então é melhor ser lembrada pelo que eu deixei de lembrança do que propriamente o que eu levei, mesmo porque meu lugar não é aqu, lá no céu eu receberei o meu galardão.

Inserida por nara_granado

PAZ!
Em meio à agitação do mundo, queremos dedicar um momento para celebrar e refletir sobre a essência que todos nós buscamos: a paz. A paz não é apenas a ausência de conflitos, mas a presença de equilíbrio, compreensão e harmonia em nossas vidas.
Numa sinfonia de diversidade, cada um de nós é uma nota única, contribuindo para a melodia da existência. A paz surge quando aceitamos e valorizamos essas diferenças, reconhecendo a humanidade que compartilhamos. Ela floresce nos pequenos gestos de bondade, na compaixão que estendemos aos outros e na capacidade de perdoar.
Hoje, convidamos vocês a cultivarem a paz em seus corações e a compartilhá-la com o mundo ao seu redor. Sejamos agentes de mudança positiva, construindo pontes em vez de muros, estendendo a mão em vez de apontar o dedo. Juntos, podemos criar um oásis de serenidade em meio às adversidades.
Que a paz esteja sempre presente em nossas vidas, guiando-nos na jornada da compreensão mútua, respeito e amor.

Inserida por EltonIsraelTon

⁠Sobre correr em uma manhã de domingo…
Não corremos sozinhos. Mas seguimos nosso próprio ritmo.
Há pessoas “escrotas” que correm disputando com o próprio ego, mas elas não sabem disso. E existem pessoas inspiradoras.
As pessoas inspiradoras nos impulsionam a seguir em frente.
Há quem corra pelo prêmio e aqueles que querem a experiência.
Há quem vá por pressão alheia e quem vai por estilo de vida.
No final, nos encontramos todos na linha de chegada. Após percorrer o mesmo percurso, porém de modo e tempo diferente. E aqui está o aprendizado.
E você, qual corrida está correndo?

Inserida por tasselobrelaz

⁠Falando sobre os amores da vida...
São experiências únicas repletas de sentimentos variados, moldando nossa jornada com uma riqueza de emoções.
Cada indivíduo abriga em si uma diversidade de sentimentos, uma expressão singular de sua natureza interior.
No âmago de nosso ser, sabemos discernir o que desejamos sentir ao dar ou receber um sentimento, influenciando nossa maneira de viver.
Assim, fazemos escolhas sobre os tipos de sentimentos que queremos experimentar, seja uma paixão ardente, um afeto mais suave, ou uma conexão mais profunda.
O amor se manifesta de múltiplas formas, cada uma com suas nuances e intensidades, mas todas convergindo para um equilíbrio que se encontra dentro de nós mesmos.
O amor é uma decisão consciente, uma escolha que envolve não apenas a nós mesmos, mas também o outro, quando ambos se entendem na arte de amar.
Alguns preferem os amores serenos, enquanto outros se entregam às chamas da paixão, cada um abraçando sua própria essência e aceitando o tipo de amor que ressoa com sua alma.
Essa é a essência do livre arbítrio no amor: a capacidade de escolher o sentimento que queremos vivenciar e que complementa nossa natureza intrínseca.

Bruna Feliciano Alves, 2024.

Inserida por brunfe

⁠O tempo me falou sobre milagre. Eu sou um Deles.
Mas, sempre busquei, também ser o milagre daqueles que precisavam.
Quanto me enganei, não sou o milagre, só acredito que fui o mensageiro dele.
Ao perceber isso, fiquei muito mais feliz.
O "carteiro" leva a mensagem do pai, mãe, filho, irmão, irmã ou do verdadeiro amigo.
Se não tiver que leve a "mensagem", o milagre não acontece.
Não só materializo o que foi entregue, mas como foi entregue.
Com amor, dedicação e na certeza que levará alegria e possível mudança, para o bem, naquele que manda e aquele que recebe.
Sem dúvidas, naquele que entrega.
Eu acredito que devo fazer o papel do "carteiro", é onde me sinto mais feliz.
Não precisa saber. É só sentir a presença Dele e seguir naquilo que Ele disse que te fará melhor e feliz.
Como já disse alguns pensadores, o ontem, não existe mais. O amanhã, cada um poderá moldar. Mas, para isso, o amanhã, vai depender do hoje.
Assim, reinício meu "próximo ano calendário".
Quando se deseja, "seja feliz", significa que só depende de cada um, de você.
Ivan Madeira

Inserida por marciacristtiane

⁠O amor é saudável quando não te machuca, ele cura você.
Genuinamente o amor é sobre encontrar a parte que nos falta, ele nos completa, uma somatória.
Realmente, o amor é a busca que nos falta para sermos mais completos.
Entretanto, cada parte do ser como um todo precisa ser completo, é preciso muito autoconhecimento pra conseguir preencher cada vão.
O amor não julga, é quando você não julgar, é hora de se permitir que o aconteça.
Estamos falando a língua da perfeição.
O amor é sentir aquela sensação de admiração, tipo: "uau!", como, por exemplo, você ganhasse flores e ficar naquele estado de interjeição.
Precisa de inspiração para tanto. À inspiração é fazer urgir de ti, do teu âmago, os sentimentos mais concretos e verdadeiros.
Bom, nesta vida dentro desse globo, sem dúvidas, existe a pessoa perfeita e que se encaixa milimetricamente nos teus conceitos.
Entretanto, quanto tempo falta para achá-la? Aonde ele/ela deve estar agora? Ainda é tempo? Seria melhor procurar alguém completo que encaixa nos meus planos?
Ou seria melhor encontrar alguém que se adapte ao modelo oferecido e procurar alguém que esteja, ao mínimo, dentro do teu conceitos?
Sem muitas tautologia sobre a temática, encontrar alguém com os mesmos ideais e não as mesmas qualidades, uma busca eterna por aprendizado e até mesmo o que podem aprender juntos.
Então, procurar alguém com significado bom, alguém que estaria disposto a te inspirar algo positivo e a algo que expanda a consciência de um patamar M a um mais elevado.
Logicamente é bem simples, escolher alguém bom para conviver e seja virtuoso e extraordinário.
Sem você seria uma perda de tempo.

Inserida por matheushruiz

⁠Oxum…
O meu Orí, minha vida!
Sem Oxum eu não sou nada, sem Oxum eu não sou ninguém!!
É sobre ter Oxum em cada parte da sua vida...
Mulher forte, poderosa e rica de tudo aquilo que dinheiro algum pode comprar.
Antes mesmo de nascer, Oxum já tinha-me escolhido e espero em Deus que em outras vidas eu possa ser dela, pois ser de Oxum não é para todos, assim como ser do Candomblé também não é para todos.
Axé 💛

Inserida por kauanbiispo409

⁠Certo dia, escrevi sobre algumas coisas.
É engraçado como vivemos, apenas parar dar sentido ao dia que partirmos.
Certo dia, vivi um grande felicidade perto de alguém que amei.
Aquele poderia ter sido meu último dia, mas eu cheguei até aqui.
Houve algum dia que conquistei algo que muito almejei.
Não sabia que estaria vivo no dia seguinte, mas eu cheguei aqui.
Toda forma, essência e sentido que damos a nossa vida, ou que recebemos de outro alguém, morre no dia seguinte. Pois nosso propósito nunca descobrimos. Vivemos para um dia partir. E tudo que faremos ou deixaremos de fazer, em uma fração de segundo, deixará de existir. Seja pra nós mesmos, ou para quem dedicamos nosso tempo, que é o que de mais precioso nos resta.

Inserida por BernardoFragoso

⁠Não posso deixar de me questionar sobre as coisas desse lugar
Como tudo um dia irá acabar, se vamos mesmo mudar ou continuar
fazendo promessas que sinceramente nunca iremos honrar. Qual
sentido da vida? Por que ela é tão sofrida? Talvez porque o sofrimento
seja doloroso mas valioso, grandes lições são aprendias por meio dele
e por causa dele os mais belos poemas foram escritos.

Inserida por miguelespinoso

⁠Só se ensina
Sobre o amor, amando,
Só se aprende a amar, quando se abre o coração,
Quando alguém está disposto a isso,
Corações de gelo, é quase impossível conhecer o amor,
Quanto mais, doar amor...
Amor, se recebe.
Não lute contra o que você jamais poderá mudar.
Mude você,
Ame-se mais,
E cada vez mais,
Empodere-se desse amor,
Oferte esse amor,
A quem dele tem sede,
A quem de amor necessita,
A quem por amor a alma anda aflita,
Pessoas que amam conseguem enxergar a vida mais bonita...

Inserida por Zilda2023estrela

⁠SOBRE A VIDA

Abri o meu sonho ao raiar do alvor
E ideei, veio a sorte, então, segui-a
Na ilusão, maciça de colorido vigor
E tão mais venturosa e, com poesia
Fui criando momentos e alquimia
Aos pés da emoção, no tom maior
Assim, no jogo do fado, robusto ia
No sentimento, caminho, no louvor

A gente é realidade, fantasia: lança
Avança, recua e vai na imensidade
Dentro da incerteza e da confiança
No viver tem uma vasta diversidade
Larga vitalidade, tão cheia de dança
Já o passado, uma estreita saudade...

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
01/09/2024, 14’27” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠A Vida É Sobre Isso

Quantas coisas você sonhou
Que não saíram do jeito que você queria?
Quantas coisas você aceitou
Que você jamais imaginaria

Ter que dizer sim quando era não
Engolir a seco e não responder
Ter que deixar quieto e abrir mão
Foi a única coisa que restou fazer

Eu sei que essas situações se repetiram
Por muito tempo na sua vida
Eu sei que muitos dos seus sonhos se destruíram
Da maneira mais dolorida
Mas a gente vai aceitando
O que dá pra fazer?
De tudo que você queria ter sido
Quanto daquilo hoje é você?

Você ainda acredita que consegue
Ou já deixou de acreditar?
Você ao menos ainda tenta
Ou já perdeu as forças pra tentar?

Eu entendo a sua raiva
Eu também já me conformei
Jurei que não ia mais nem tentar
Falei que já era, abandonei
Mas escuta o que eu vou te falar
Depois de um tempo eu me liguei
Voltei a arriscar
E o porquê eu te confesso:
Entendi que desistir
Não vai acelerar o processo

É sonhar, a vida é sobre isso
E quando errar, não tem nada errado nisso
Tá tudo bem, só não se cobre tanto
Não deixe a vida perder o encanto

Pois viver, é ter que rasgar planos
Mudar a rota, conviver com os seus enganos
É cair, muito mais que se imagina
É levantar, pois o sonho não termina

Inserida por FasDaEscrita

⁠Porque?

Sabe, vivemos nossa toda vida em meio a questionamento sobre absolututamente tudo assim como um bebê, olhamos para o desconhecido assustados porem curiosos e nos questionamos, “O que é isso?” “Porque isso existe?” “Como isso funciona?” entre outras milhares de questões mas a questão é, vivemos toda nossa vida em meio a questionamentos, questionando toda existência ate mesmo a nossa, questionamos de onde viemos, para onde vamos e ate se somos livres.

Livres? Nos somos livres? Onde esta minha liberdade eu te questiono.
Nós, humanos poderíamos ser considerado livres para seguir nossas vontades e instintos ate que começamos a viver em uma grande sociedade e definir regras para uma melhor convivência, mas eu te questiono, isso realmente muda algo? Afinal se você realmente quer algo você apenas busca, vai atrás e consegue aquilo que tanto clama.

Isso nos deixa menos primitivos? Na fome ficamos nervosos e as vezes violentos, na raiva ficamos explosivos, quando ficamos com medo ficamos impulsivos assim como na ansiedade, quando algo ou alguém importante para nos é comprometido por um terceiro ficamos violentos, com raiva, algo não tão diferente de pequenos primatas, territorialistas e primitivos, as vezes brincalhões mas também brutais.

Sabe, depois de toda essa baboseira ainda não sabemos o porque e talvez nunca iremos saber, apenas nascemos, vivemos e morremos como os demais, pode se dizer que somos como formigas, apenas formigas caminhando e trabalhando por ai para sustentar as formigas maiores, sem muita lógicas ou motivo para nosso existencialismo apenas percorremos nosso caminho para o fim, e no fim ainda não sabemos o porquê.

A vida é horrível, a felicidade por muitas vezes é vinda de uma distração de nossos problemas, mas tudo bem, faz parte da vida...

Inserida por srpaiaco

⁠Sobre o clima!

A vida flui, quando tem um bom clima.

Não é pelo clima, é pela vida!

Mude, crie um clima.
Proteja a vida!

Ter clima pra viver,
É ter tempo pra vencer.

Inserida por Aldileno

⁠Credes no que vos digo:

A flor de plástico triunfa sobre a flor natural, sendo assim o melhor, dentre todos os campeões dantes visto na história da vida vegetal. A flor de plástico seria Indubitavelmente o exemplo a ser seguido? Ela não morre jamais. Porém, nunca tivera vida!

300423

Inserida por J6NEMG

⁠Na trama complexa do viver, escrevo versos que não se calam,
Sobre o herói esquecido, cujo brilho raramente salta aos olhos alheios.
Um guerreiro das sombras, tecendo sacrifícios sem nome,
Pedindo desculpas onde a culpa nunca foi sua morada.

Abaixa a cabeça quando a razão grita para ser ouvida,
Porém, na humildade silenciosa, prefere a paz ao conflito.
Age pelos outros com um amor tão vasto e profundo,
Fazendo pelos outros mais do que jamais fariam por si.

Esconde as próprias dores, um sorriso no rosto mantém,
Para que o mundo ao redor não se despedace ao sentir seu pesar.
E assim, na quietude de seu coração, sacrifica a própria alegria,
Colocando a felicidade alheia acima da sua, incessantemente.

Segura mundos nos ombros enquanto o próprio desmorona,
Mas, oh, quão nobre é o espírito que ainda assim se ergue!
Não perfeito, mas real, em suas palavras e atos reflete verdade,
Rindo, chorando, amando, com uma sinceridade que arde.

Às vezes o dito é áspero, às vezes o trauma ressurge,
Marcas de batalhas passadas que ainda sussurram na pele.
Chamam-no de difícil, complicado, teimoso em sua essência,
Mas no olhar dele, há uma chama que não se extingue.

Ele não muda, não se dobra, fiel ao que é em sua essência,
O amor que declara é um farol, puro e imutável.
Quando diz "conte comigo", suas palavras são pontes,
Fortes o suficiente para suportar o peso de mil tempestades.

Neste mundo barulhento, onde verdades se perdem,
Sua sinceridade é um farol, brilhando firme através da névoa.
Não há máscaras, não há jogos; apenas um coração aberto,
Revelando-se inteiro, um espírito indomado, real e verdadeiro.

Portanto, antes de julgar, olhe além das fachadas e dos murmúrios,
Veja o gigante que caminha leve, carregando o mundo com sorrisos.
Pois embora não seja perfeito, é genuinamente um dos raros,
E neste teatro da vida, ele é, sem dúvida, uma das estrelas mais brilhantes.

Inserida por matheushruiz

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp