Poemas sobre Si Mesmo

Cerca de 72533 poemas sobre Si Mesmo

Nunca minta para conquistar algo, Diga a Verdade mesmo que venha a perder tudo o que mais deseja.

O segredo da sabedoria é desejá-la acima das demais coisas da vida; Deus mesmo a concede para quem assim a procura.

E então descobrimos o motivo que levou o poeta cantar: “Bom é partir. Bom mesmo é poder voltar!” Ele tinha razão. A partida nos abre os olhos para o que deixamos. A distância nos permite mensurar os espaços deixados. Por isso, partidas e chegadas são instrumentos que nos indicam quem somos, o que amamos e o que é essencial para que a gente continue sendo.

Ser rebelde já faz parte da minha personalidade, mesmo se eu não quisesse ser, seria.

Depois de você as festas não têm mais o mesmo sabor, as noites não têm mais o mesmo ar, o amanhecer não é mais vazio, a longa caminhada tem um final, as atitudes não são mais as mesmas, o comportamento, o modo de vestir e de falar. Depois de você a vida teve mais graça, o canto pássaros começaram a soar de uma forma diferente, o sol batendo em minha pele começou a ter lógica. Depois de você, a vida não é mais a mesma, tudo passou a ter um sentido único: a tua presença.

Já desprezei muita gente importante na minha vida porque acreditei demais no que sentia. E mesmo que meu sentimento não correspondesse ao que eu conhecia da realidade, eu o elegia como minha verdade. Por razões mesquinhas e vergonhosas, permiti que o sentimento do momento me fizesse esquecer o que eu realmente sabia sobre o outro. Desprezei por motivos pequenos pessoas que eu já havia reconhecido grande. A razão? Elegi a ira do momento como verdade absoluta. Permiti que o desapontamento momentâneo prevalecesse sobre as historias bonitas que já havia experimentado ao lado daquela pessoa.
A prevalência do sentimento sobre o conhecimento me fez perder muita gente interessante. Tenho tentado mudar. Ainda que a duras penas, preciso assimilas essa sabedoria. Nem tudo o que sinto é verdadeiro. A vida não pode brotar semente de minhas sensações. Preciso equalizar o que sinto com o que sei. É uma questão de Humanidade...

Mesmo que a vida me tripudie, continuo insistindo Minhas inseguranças e rejeições estão bem guardadas comigo. Os desaforos já não me afetam. Prefiro Paz de Espírito...

A intensidade me agrada e me perturba ao mesmo tempo, sem ela não sou tão Eu...

Dizem que, na vida, quem perde o telhado ganha as estrelas. É assim mesmo. As vezes você perde o que não queria, mas conquista o que nunca imaginou. Nem tudo depende de um tempo, mas sim de uma atitude.

A vida é assim mesmo, a gente precisa ir-se acostumando com o tempo que passa e vai fazendo as situações mudarem sempre.

Obrigada por gostar de mim mesmo sendo mandona, mimada e brava. Obrigada por gostar do meu jeito muitas vezes infantil. Obrigada por gostar dos meus defeitos, que não são poucos. Obrigada por gostar da minha forma desastrada de ser. Obrigada por continuar gostando de mim mesmo quando falo sem pensar, quando o filtro vai embora, quando surto, enlouqueço ou grito. Obrigada por gostar de mim quando eu erro. Obrigada por continuar gostando de mim quando eu não sou tão legal. Obrigada por gostar de mim mesmo quando o amor anda na corda bamba. Obrigada por gostar de mim, mesmo quando eu mesma acabo esquecendo de gostar. Obrigada por gostar de quem eu sou e não quem você gostaria que eu fosse.

Nós como seres humanso somos tão profundos que nem mesmo nós enchergamos nossa total superficialidade.

Mesmo quando toda a nossa mente está repleta de algo, quando estamos dilacerados por alguma tristeza profunda, ou quando todo o nosso poder intelectual se acha absorvido por algum problema, o sonho nada mais faz do que entrar em sintonia com nosso estado de espírito e representar a realidade em símbolos.”

Na velocidade da luz ou até mesmo na lentidão de uma tartaruga, o importante é seguir em frente.

"Todo ser humano que cai aqui é o mesmo destino, eu vi uma e outra vez. Eles vêm, eles vão morrer. criança ingênua. Se você sai das ruínas ... eles ... Asgore ... o mata. Eu estou te protegendo, você não entende?"

Eu te amo, amo seus defeitos e qualidades, eu amo seu humor mesmo não o amando, eu amo suas brincadeirinhas sem graças, mas eu não amo, odeio quando me faz rir mesmo quando eu não quero, isso é tão bom, você nem imagina, o problemas é eu odiar e amar seus defeitos e qualidades também, eu amo quando você é romântico, menos quando eu não estou pra romantismo, eu amo você querer crescer, mesmo sabendo que não vou crescer com você, amo o jeito como você cuida de mim, mesmo eu não podendo cuidar de você, amo quando você me intende, e quando não intende também, eu te amo tanto bem do jeito que você é, e vou lhe contar algo, eu não mudaria nada em você...

É estranho porque mesmo depois de tudo ainda sinto o vazio, sinto aquele buraco dentro de mim e não consigo preenche-lo com nada.

Quando eu quero algo, eu desejo te-lo agora, mesmo que só possa ser realizado daqui uma semana!

Que eu tenha a coragem de me enfrentar. Que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.

Clarice Lispector

Nota: Trecho adaptado do livro "Um sopro de vida".

"Se você ver um homem se afogando, deve tentar salvá-lo, mesmo que não saiba nadar."