37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias

O meu tempo

O meu tempo não é o seu tempo.
O meu tempo é só meu.

O seu tempo é seu e de qualquer pessoa, até eu.

O seu tempo é o tempo que voa.
O meu tempo só vai onde eu vou.

O seu tempo está fora, regendo.
O meu dentro, sem lua e sem sol.

O seu tempo comanda os eventos.
O seu tempo é o tempo, o meu sou.

O seu tempo é só um para todos,
O meu tempo é mais um entre muitos.

O seu tempo se mede em minutos,
O meu muda e se perde entre outros.

O meu tempo faz parte de mim,
não do que eu sigo.

O meu tempo acabará comigo
no meu fim.

Sentenças filosóficas de Pitagóricas:

- Todas as coisas se assemelham aos números.
- Educai as crianças e não será preciso punir os homens.
- Quem não domina a si mesmo não encontra a liberdade.
- Faz aquilo que achares justo mesmo que o outro pense diferente.
- Quem fala semeia, quem escuta colhe.
- Ajude os outros com a carga, mas não a carregue por eles.
- A vida é como um espetáculo, entramos nele, vemos o que ele nos mostra e dele saímos no final.
- Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem.

Vou pintar a cor do céu noturno escuro
Com minha própria cor
Tenho tempo de sobra

"O bom do caminho é haver volta.
Para a ida sem vinda basta o tempo”.

( Corozero Muando, em "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra")

Você tem encontrado um tempo para você?
Um tempo para os seus pensamentos?
Para colocar as ideias em ordem, respirar tranquilo?
Para ouvir uma boa música, ler um bom livro?
Tomar uma bebida gostosa, um vinho ou mesmo um chá?
Um tempo só seu?
Para acender um incenso, uma vela só para agradar a si mesmo?
E sonhar acordado...
Você tem se lembrado de cuidar de si?
Pense nisso, pois acredito que você merece um tempo seu.
Só seu!

O tempo mostra quem é quem
Quem foi tudo e hoje não é ninguém
quem mente e quem diz a verdade
quem é fiel e quem age na falsidade
o tempo derruba e arranca mascaras
de pessoas que não tem personalidade
e precisam fingir ser quem não é pra viver na realidade
O tempo trás tristeza e felicidade
mostra o que é de mentira e o que é de veracidade
o tempo traz vitorias e derrotas
te derruba e te conforta
te levanta e te enforca
O tempo mostra o que é e o que não é
te deixa sem expectativas mais também te deixa com esperança e fé
o tempo leva pessoas que você nunca imaginaria afastado
mas também traz pessoas que você nunca imaginaria do seu lado
o tempo traz a vida e a morte
o azar e a sorte
mostra o que pode e o que não pode
o tempo não tem descrição
muito menos discriminação
o tempo é o mesmo para todos então
o tempo é o que move esse mundão
o tempo nos permite errar
mas também nos ajuda a acertar
o tempo explica tudo
o tempo é tudo
o tempo dispara
o tempo não para

SOBERANO

Quando nascemos, a vida abre aspas
Para o nosso bem mais precioso... o tempo.

E então o tempo dispara
O tempo não pára
O tempo acelera
O tempo não espera
O tempo inspira
O tempo conspira
O tempo escraviza
O tempo liberta...
Faz esquecer
Faz relembrar
Faz amadurecer
Faz envelhecer
Faz apodrecer...

Mas o tempo endurece
O tempo amolece
O tempo padece
O tempo clareia
O tempo escurece
O tempo acolhe
O tempo não escolhe
O tempo precede
O tempo impede
O tempo socorre
O tempo consola
O tempo permite
O tempo decide
O tempo amanhece
O tempo entardece
O tempo anoitece
O tempo revolta
O tempo conforma
O tempo não volta
O tempo é passado
O tempo é futuro
O tempo é presente (sempre)
O tempo é bondoso
O tempo é maldoso
O tempo acompanha
O tempo abandona
O tempo aprisiona
O tempo é uma zona
O tempo nos passa...

E a vida então... fecha aspas.

⁠A Natureza das Coisas

O curso de tudo acontece sem o controle dos envolvidos, mas há uma força que, de alguma forma, orquestra os encaixes com tanta precisão que nos faz acreditar que sempre esteve destinado a ser assim. A vida se desenrola em seu próprio ritmo, indiferente às nossas pressas e ansiedades.

A natureza daquilo que é – e do que há de ser – ensina que o amanhã pode trazer tudo, ou pode não trazer nada. E que lutar contra isso é como tentar segurar o vento. Há momentos de espera e momentos de transformação. O tempo não se adianta nem se atrasa, ele apenas segue, inexorável, como um rio que corre para o mar.

Cada passo dado é parte de um caminho maior, onde a subida exige esforço, mas também revela paisagens que antes não podiam ser vistas. Para chegar mais alto, é preciso atravessar o percurso, sentir a estrada sob os pés e entender que a verdadeira conquista está no movimento e não apenas no destino final.

Ela é cheia de sonhos, eu sou meio indeciso
Mas nada é tão lindo quanto ver ela sorrindo
Meu passado, nem sei, eu não consigo lembrar
Injustiça foi esperar todo esse tempo pra te achar

Houveram lágrimas,
Muitas lágrimas,
Mas ninguém percebeu.
Sua dor se calou,
Em seu corpo que exalava uma coleção de sorrisos amarelos,
Que ninguém notou,
A diferença tão pouco sutil,
Em fingir e estar bem,
Que poucos querem saber,
E mais um dia se passou,
E outro surgiu,
E ela se vestiu mais uma vez com seu personagem,
Que ri a maior parte do tempo,
Mas é vazio de felicidade.

"A grande causa de esquecimento, a responsável pela pouca contrição da gente e a pouca constância no arrependimento, é o tempo, é o tempo não ser, como o espaço, uma coisa onde se possa ir e vir, sair e voltar... O que se passa no tempo, some-se, anda para longe e não volta nunca, pior do que se estivesse do outro lado de terra e mar.

Afinal, quem pode manter, num espelho, uma imagem que fugiu?"

Sou mulher do tempo, guiada pelo vento
Sou mulher do Sol e amante da Lua
Sou mulher de alma cigana

Mesmo que eu morra o poema encontrará
Uma praia onde quebrar as suas ondas

E entre quatro paredes densas
DE funda e devorada solidão
Alguém seu próprio ser confundirá
com o poema do tempo.

Parabéns.
Felicidades.
Tudo de bom
Saber viver feliz,
na sua plenitude,
não importa a idade.
Todo tempo importante
junto dos que te amam
de verdade.

Feliz aniversário!

As flores de amanhã são as sementes de hoje!
Colhe belas flores quem escolhe plantar boas sementes.
No tempo certo elas florescem.

Mães não deveriam ter pressa nem cabelo escovado. Não deveriam usar calças brancas ou sapatos com salto. Principalmente não deveriam ter medo de chuva nem relógios de pulso.
Qualquer tipo de relógio deveria ser banido do tipo mãe, já que pra elas estes deveriam ser itens supérfluos, dispensáveis, irresponsáveis.
Pois é uma irresponsabilidade contabilizar minutos de afobamento diante da eternidade que a infância representa.
Mães não deveriam ter sono e sua fome deveria ser somente de algodão doce, pipoca e quindim.
Mães deveriam ser somente pacientes_ com casacos difíceis de abotoar, bolsos cheios de tranqueiras, paradas repetitivas para recolher objetos enigmáticos pelo caminho, cadarços desamarrados e preguiça de tomar banho.
Mães não deveriam ter obrigações oficiais ou judiciais. Seu ofício deveria ser simplesmente adivinhação, mímica, teatro de fantoches e pintura a dedo. Pra elas não deveria ser necessário manicure, depilação ou baby liss. Seu sorriso deveria ser sempre uma risada barulhenta e sua voz, um convite à fantasia.

NÃO PERCAS TEMPO !!!
Sou o Tempo que passa, que passa,
Sem princípio, sem fim, sem medida!
Vou levando a Ventura e a Desgraça,
Vou levando as vaidades da Vida!
A correr, de segundo em segundo,
Vou formando os minutos que correm . . .
Formo as horas que passam no mundo,
Formo os anos que nascem e morrem.
Ninguém pode evitar os meus danos . . .
Vou correndo sereno e constante:
Desse modo, de cem em cem anos
Formo um século, e passo adiante.
Trabalhai, porque a vida é pequena,
E não há para o Tempo demoras!
Não gasteis os minutos sem pena!
Não façais pouco caso das horas!
Olavo Bilac

⁠destino

me pergunto por que fiquei
tanto tempo com você.
se era medo de não haver
caminho algum depois de nós
ou se o futuro era apenas solitário demais
pra quem nunca soube ser sozinha.

O tempo lá fora
É diferente
Ele passa depressa
Quase não percebemos
O tempo aqui dentro
É demorado
É alterado
Hora triste
Hora feliz
Onde se diz
Eterno tempo
Que cura tudo
Que tudo lembra
O tempo
Que passa
E me enlaça
Em lembranças
Demoradas
O ontem
O hoje
Um só momento

Na caminhada da vida, aprendi que nem tudo acontece do jeito que queremos.
Porque nem sempre
o que queremos é a vontade de Deus.
É preciso as pedras, para que eu construísse meu caminho.
Às vezes Deus se cala, e achamos que tudo acabou, mas foi no silêncio que Deus me deu resposta.
Pois sem provas não tem aprovação. Acredite que tudo é no tempo de Deus.
Se Deus colocou obstáculos em sua vida, agradeça por que foi ele que confiou em você para passar por cada um deles com fé e sabedoria.
Creia que a sua benção que tanto espera vai chegar!