Poemas sobre o Labirinto que a a Vida
O mundano nunca chora em segredo sobre o esfriamento de seu coração ou atos de incredulidade. Os “gemidos” ou os “suspiros” são a prova da vida espiritual, o caminhar atrás da santidade, a fome e sede de justiça.
"Quando iniciamos com honestidade um intenso questionamento sobre nossas vidas, paramos de dar voltas em círculos e passamos a avançar em alguma direção."
Permitam-me compartilhar algumas palavras sobre este dia.
Não se trata de religião, mas do que representa uma estrela em nossas vidas: um objetivo a ser alcançado. Assim como foi para os magos, trata-se de um propósito que importa, que faz diferença — um objetivo de luz, que traz coisas boas, que é universal, que nos eleva, a nós e à nossa equipe.
É um momento para se importar com a dor do outro, para refletir, retomar as energias, estar com a família — que, durante boa parte do ano, se sacrifica e torce pelo nosso sucesso. É tempo de ajudar os mais frágeis ao nosso redor.
Este é um momento especial do ano. Desfrutem de tudo: dos presentes, das guloseimas, dos amigos. Mas, principalmente, sintam o Espírito Santo ou o espírito de Natal.
Dedique alguns instantes a si mesmo e ao agradecimento. A gratidão é sagrada.
Feliz Natal!
Inda se eu tivesse todo ouro do mundo, não seria feliz.
Inda que eu pudesse pairar sobre as águas e sobre o céu, a felicidade não estaria ao meu alcance,
pois tudo o que eu queria eu não tenho, ter você ao lado.
pra te consolar, e não te ver chorar. Pra te fazer feliz, do jeito que você sempre quis.
Pra ser seu príncipe, e viver uma linda história de amor com você!
EMPATIA
Desde nossa infância aprendemos na escola e em nossas casas sobre respeito ao próximo... Nos ensinamentos bíblicos a amar uns aos outros... Quando desenvolvemos a empatia, aprendemos a entender e se colocar no lugar das outras pessoas, sentindo pisicologicamente o que elas sentem.
Desenvolvemos o sentimento da compaixão e o ato da servidão de ajudar os necessitados nas várias áreas da vida.
Quando sentimos a dor do outro e nos dispomos a ajudá-lo criamos um laço de união e amizade pra o resto da vida e nos tornamos pessoas melhores.
Química
É desconcertante refletir sobre o número de alunos que tenham sido reprovados em Química por não saberem o que mais tarde descobriu ser falso.
Escrever sobre o amor?
As vezes pode não ser fácil
Mais quem disse que será difícil?
Amor eh uma coisa linda que nasce no coração das pessoas
O qual só sentindo para saber
Amor eh voar no mundo onde não se sai do chão
Amor é viajar no infinito de sua intimidade
Amor eh sentir algo por alguém no qual não sente por mais ninguém amor é cuida sem motivo é proteger sem perigo é guia sem dimensão é segurar por a mão e dizer não te abandono é proteger sem se sentir dono é que mais que bem querer é cuida é sofre é vivencia a dor é se derreter de amor apenas com um simples olhar é ter mais que certeza que por toda a vida irei te amar
Ahh o sentimento amor..
Não tem como falar sobre a culpa, sem falar sobre seu agente principal que é o erro.
E o erro que nós levarmos ao sentimento de culpa, pode estar ligado a nossa ansiedade de querer tudo agora, de achar que as coisas vão acontecer como imaginamos.
Da falta de diálogo, de tentar expressar que está sentindo ou pensando.
De sermos impulsivos e muitas as vezes não pensar nas decisões que tomamos e palavras que falamos.
Eu te amo!
Sobre uma aisagem bela,
juntos eu e ela,
fazendo juras de amor,
em frente á um senhor.
E pra oficializar,
e começarmos a nos amar,
vou pintar em um muro,
o nosso amor lindo e puro.
Não vejo a hora de gritar,
até a china vai escutar,
que para sempre eu vou te amar,
e nunca vai se acabar.
Para sempre em meu coração,
sem solidão,
sem escuridão,
apenas a nossa paixão.
E depois de tudo isso,
vou parar,
te olhar,
e dizer que...
... Eu te amo!
Sobre a morte
“ a morte nada mais é do que um momento de desprendimento. Continuamos sendo o que somos. Para os que ficam seremos uma memória. Para os que partiram talvez um reencontro. “
03/03/2024
"Um poema sobre o tempo, a memória e a nossa busca por algo que dure para sempre. Você consegue imaginar a eternidade?"
UM ABISMO NO PROFUNDO CÉU SEM FIM (Gustavo Machado)
Lembrar é saudade, viver no coração as lembranças que temos,
ver a arte da vida em um quadro perdendo a cor.
Mesmo que eterno, o tempo leva para o esquecimento.
Um abismo no profundo céu sem fim... Ó vazio,
quantas memórias perdemos com o passar da vida!
Tão breve é viver, tão eterna a vida pode ser.
Então, conte-me as histórias daqueles que se foram,
conte-me sobre as estrelas, sobre a grandeza da existência,
dos momentos que nos fazem eternos em nossa breve passagem,
para que eu saiba viver e ser eterno em um pequeno segundo:
tão precioso segundo onde o infinito acontece,
onde a vastidão daquilo que é pequeno encontra a grandeza da vida.
Em cada segundo, a eternidade vive, vive para escrever um destino incerto,
incerto como a certeza de um ponto final.
Nas escuridão em que me via so sobre o manto da noite. Aprendi que nem sempre temos o calor que queremos. Ou o aconchego que merecemos. Aprendi nas frias noite onde o clarão da lua era minha única companheira. Aprendi que tudo que vivemos faz bem pra nós fazer mais forte. Descubri que tudo foi preciso sentir pra que eu aprendesse enxugar as lágrimas e suporta as dores. E continua a seguir em frente.
Sobre política. Não a mais o que falar. Nem remédio pra nos curar. Vamos torcer que sobrevivermos por quatro anos. Porquê pelo que vejo. Nós nos tornamos alimentos de políticos. Eles fazem o que querem com a gente. E na realidade não temos ninguém por nós maís. A não ser a misericórdia de Deus. Nos tornamos rivais da própria sociedade. Não a mais união entre o povo brasileiro. O Brasil se afundou em roubos e corrupião. E não é o atual e nem o ex. São todos eles lá em cima nos devorando cada vez mais. Não temos mais o direito de sonhar com uma boa alimentação ou uma família sem passar necessidades. Estamos jogados ao Léo da sorte. E o que estamos vendo direto. É o povo se revoltando contra o povo. Irmãos contra irmãos. Família contra famílias. E eles lá em cima gastando dinheiro como se fosse água. E não precisa de fazer badernas nem criar inimizade com os irmãos. Vejamos os salários dos políticos. São umas fortunas que eles recebem pra nós humilhar com bolsas família. Salários mínimos. Não temos hospitais. Na verdade. Não temos mais nem o direito de viver. Porquê a realidade não estamos com condições pra viver. Então se os brasileiros tomarem uma decisão tão simples. Acabaria com as farras deles. Era só deixar de pagar imposto em sima de imposto até eles por um salário justo pra eles. E pra nós também. Ter hospitais escolas e trabalho. Pra isso a terra brasileira tem capacidade de nos dá uma vida digna de ser vivida
Nascimento em resumo
As vezes é necessário andar para frente, e isso significa que em alguns momentos você poderá ter que deixar algo para trás.
Eu percebi, depois de muito pestanejar que aquela moça era mais do que mostrava-se, muito mais do que o mundo estava adaptado a ver. Ela era uma mistura de doçura e acidez, caos e calmaria, turbulência e dias quentes. De fato, aquela moça era um ser ainda tão indescritível que eu, na ânsia de desvendá-la, decifrei com meus olhos míopes um dos tantos labirintos construídos em seu coração.
Aos outros olhos aquela moça fez-se sorrisos e cuidados. Sem pedir nada se foi ouvidos para aqueles que melancólicos necessitavam de acalanto. Era a ponte, o pedestal, a âncora dos naufragados, a luz dispersa na escuridão. Ela nada pedia ao mundo, doava-se de coração aberto e por vezes esquecia suas próprias e silenciadas dores, ia, com o sorriso brilhando sobre a face, cuidar dos corações alheios, das almas que procuravam incansáveis por paz.
Mas quem diria que aquela moça –a do sorriso largo- traria consigo o segredo do sentir? Quem, neste mundo tão individualista, olharia para aquela moça aparentemente forte e veria uma menina com medos, receios e dores? Creio que nessa troca de sentir, poucos pararam para ouvi-la e raras pessoas a conheciam de fato.
Porque ela, ah, ela era mais do que o rosto dizia, do que a risada falava. Ela era a maturidade de uma mente firme, cheia de princípios e verdades. Ela era o medo do erro, a tentativa árdua dos acertos, o receio do não conseguir. A vi por muitas vezes gargalhar com uma sombra pairando no olhar, e entendi por fim, que o silêncio é necessário e revelador quando deixamos o coração trocar confidências.
Hoje talvez eu ainda não a conheça, pois esta moça é mutável como o vento que dança em seus cabelos, mas acredito que sei enxergá-la como poucos conseguem. Eu vejo seu coração, falo com sua alma, desvendo suas entrelinhas. Mas acima de todas as coisas, eu aceito os seus silêncios.
Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas. O tempo passa e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!
Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida.
Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha. É porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.
Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais.
