Poemas sobre a Educação
O primeiro passo para mudar realidades é compreender que o erro pode (e deve) ser visto como oportunidade de aprendizado.
Os valores praticados pelo mercado de arte das artes contemporâneas no Brasil em relação os valores das obras de arte dos grandes mestres brasileiros do seculo passado, muitos deles falecidos com suas obras fechadas, chegam a ser imorais. Sempre me pergunto qual será o real futuro de valor e de importância artística, cultural e financeira da arte contemporânea praticada e comercializada hoje dentro de alguns anos a frente. Não precisa ser um profeta amaldiçoado para prever em breve o uso indevido ou destruição de parte de obras de arte de artistas, ora hoje, desvalorizados, do seculo passado, a serem utilizadas como espúrios suportes e plataformas perversas para material da arte e de artistas contemporâneos. Não só pelo valor baixo do conjunto da obra mas assim como o pouco valor artístico, histórico e cultural que tem com o patrimônio e acervo artístico nacional em todos os níveis.A exemplo disto é os pichadores maculando obras de arte publicas nas principais cidades.A crise na educação, na segurança publica e a falta de oportunidades profissionais acarretam uma manifestação artística marginal, suja, egoísta, violenta e ignorante.No equivocado e perverso conceito de que a coisa publica não é de ninguém, nem do próprio que a desrespeita...e suma, não tem dono mesmo. Isto é pra lá de grave pois não é o uso indevido da coisa publica que foi apropriada por alguém para ter publicidade por um breve período de tempo mas sim mais grave ainda pois é algo que deve ser destruída ou reinventada de forma tosca e bizarra anonimamente por que é nada, não significa nada, nem é ninguém, é nada. Logo é justo marginal que alguém passou por ali para pelo menos desrespeita la publicamente uma vez e revaloriza la dentro da marginalidade e da desclassificada
poluição urbana.Um futuro triste. .
Eu sou só um,você é maioria,meu poder de destruição não se equivale ao seu.Então não sou eu o culpado da Educação estar assim.
A melhor forma de aprender é saber por em prática aquele conhecimento, e conectá-lo ao cotidiano. O conteúdo a ser ensinado deve ser tangível, alcançável e acessível, senão, tornam-se palavras ditas a paredes.
Para obter mais sucesso, você precisa estar preparado para encarar os fracassos. Seja uma pessoa de sucesso, encare seus erros e aprenda com eles.
“Compreendi finalmente qual era o significado de resiliência, assistindo diuturnamente meu pai que, vez ou outra, ensinava-me sem sequer saber que o fizera.”
“Então é isso... Minha intenção precípua jamais foi constranger o Professor — se é que assim posso chamá-lo. Quiçá em uma próxima oportunidade — e, por certo, haverá tantas outras, dada o tamanho abissal de sua ignorância — prometo que vou admoestá-lo com a suavidade de um rinoceronte faminto e a sutileza de uma jubarte em dieta.”
“Não dobro os meus surrados joelhos para alguém deste Mundo. Redobro a aposta acerca da pantagruélica ignorância que insistes em não ocultar. Desdobro-me entre leitores de tela e professores de sela a fim de vencer. O dobro de empenho somado a vontade que tenho, tornam-se, a um só tempo, um esteio para que possa sonhar. Se te vestes de arreio e se alimentas de alfafa? Divirta-se! Tome sua carroça nas costas e comeces a trotar. Enquanto você relincha ao galope, meu peito se infla a reboque, assistindo a caravana passar.”
A arte de ensinar demanda exercer uma influência de profunda compreensão, aceitação e respeito, consciente das oscilações entre livre arbitrio e as personalidades nesta relação.
Em um país tão desigual como o nosso, onde a grande maioria dos adultos é analfabeta funcional, não podemos esperar que as famílias sejam responsáveis por ampliar o horizonte das nossas crianças. Se a escola não apresentar os mundos que existem para além dos muros das periferias, se não apresentar as diferentes profissões que existem, se não motivar o aluno, com exemplos e encorajamento, a acreditar no poder do estudo e a sonhar, é muito pouco provável que isso aconteça.
"Procure encontrar uma forma de se gostar, um mínimo que seja, ao invés de viver atacando os outros."
Os professores são os responsáveis pelo futuro do nosso país, como grande jardineiros, diariamente cultivam, regam e podam as pequenas rosas (os alunos)
Podem queimar todos os meus livros e sumirão todos. Mas o que aprendi com eles jamais sumirá, ainda que me queimem.
Todo misticismo, sincretismo e secularismo desviam milhões de filhos da presença de Deus e apagam a educação herdada pelos seus pais.
Quando os líderes religiosos se enriquecem mais que a população é porque as políticas públicas falharam de todas as formas imagináveis e inimagináveis.
Tudo muda de figura, numa eterna montagem, desmontagem e remontagem. Tudo é montagem, diferentes montagens, mas as peças são as mesmas.
Ou não devemos fazer filhos, ou devemos ir juntos até o fim, criando-os e educando-os!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas de Paulo Freire sobre educação, escolas e mais
- Poemas Educacionais de Rubem Alves
- Poemas sobre professor para celebrar educadores
- Textos de reflexão para reunião de pais
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação