Poemas quando eu me Amei de Verdade
No final, a gente percebe que o cérebro é o único que não se machuca. Porque ele é o culpado por nos ferir por completo, usando apenas a razão.
Ninguém se separa. As pessoas se abandonam. Essa é a verdade, a verdade verdadeira. O amor pode até ser recíproco, mas o fim do amor não, nunca.
“Amigo de verdade não é aquele que te procura solidário na hora do sofrimento, mas aquele que, sinceramente, se alegra com a tua felicidade.”
A verdade dói, isso é fato. Mas se ela te incomoda tanto ao ponto de odiar quem a diga, então deverias preocupar-se com si mesmo.
Os intelectuais podem gostar de pensar em si mesmos como pessoas que "falam a verdade ao poder", mas muitas vezes são pessoas que falam mentiras para ganhar poder.
Não tem outro modo de esquivar-se das adulações senão fazendo os homens entenderem que eles não o ofendem dizendo-lhe a verdade.
A verdade verdadeira é sempre inverossímil, você sabia? Para tornar a verdade mais verossímil precisamos necessariamente adicionar-lhe a mentira.
Muitas vezes o seu inimigo vai te dizer verdades sobre você, que os seus amigos não tem coragem de falar, só pra não te machucar.
Não há tempo para mais nada… Assim é a vida e ninguém escapa vivo desse mundo. Ainda há tempo, então viva por prazer, amanhã pode não ser mais. Coma o que quiser, caminha ao sol, toma banho no mar… Diga a verdade quando sentir. Seja louco, seja tolo. Seja estranho. Seja você mesmo, não há tempo para mais nada.
A gente aprende muita coisa na escola, com os professores, nos livros, com oa amigos, com nossos pais, ouvindo e lendo histórias de vida das pessoas. Mas sabe de uma coisa, nunca, nada e nem ninguém te ensinará tão bem como a vida. Ela te ensina da maneira fácil, caso você aceite o que ela te ensina, ou da maneira mais dificil, caso você tente vive-la achando que sabe de tudo só porque ouviu conselhos, leu livros e histórias. A vida vai te ensinar de verdade de um jeito que, passe o tempo que for, você jamais esquecerá a lição. Enquanto você não aprende a ser humilde e entende que tudo acontece no seu devido tempo e nao na hora que você quer, ela vai te colocar de joelhos sempre, sem dó. Vai te derrubar justamente naquele momento em que você esta mais convencido da vitória. Sei disso porque ja passei por muitas coisas, tive frustrações, decepções, fracassos... Mas quer saber, não lamento nada disso. Hoje sei que tudo que aconteceu, mesmo nao sendo la tao bom, foi para que me trousesse até aqui onde estou. Sempre tive planos grandiosos pra minha vida, e continuo, mas hoje não uso a força com o destino, uso a humildade, se não der certo dessa vez, tento, retento, e assim vou, até quando as coisas se encaixarem e tomarem seu devido lugar. Se isso nao acontecer é porque não éra pra ser. Por fim, acredite, nunca se sabe o quanto se é feliz até que acabe, pois a felicidade é uma coisa rara, mas ao mesmo tempo, é encontrada nas coisas mais simples da vida, como um simples passeio em um parque com uma pessoa que a gente ama. Parece algo simples, mas acredite, é alí, justamente nesse ato simples e normal, que se encontra a verdadeira e mais pura felicidade. Agora, vai la viver pra você aprender.
A maioria das pessoas tem muito medo das calúnias de que alguns possam fazer uso para macular suas imagens. Para outras, no entanto, são as verdades delas trazidas à tona é que as apavoram, pois fazem ruir o mundo de faz-de-conta em que vivem mergulhadas.
É muito fácil culpar as outras pessoas pelos seus fracassos, mas encarar a verdade acerca de si mesmo é difícil, deprimente e repulsivo.
A palavra é um tesouro, uma promessa valiosa. Honrá-la, seja com outros ou consigo mesmo, é um ato de integridade. Se damos nossa palavra a alguém, devemos honrá-la. E a primeira pessoa com quem você deve praticar isso é você mesmo. Quando você começa a se prometer coisas e depois não as cumpre, você está ensinando o seu cérebro a não crer em você mesmo. Respeitar a palavra é cultivar a autenticidade e construir laços sólidos, essenciais para a jornada da autodescoberta.
Em um mundo repleto de ilusões, aprendemos que não devemos confiar cegamente em tudo que nossos olhos veem. A aparência muitas vezes engana, dissimulando a verdade por trás de uma fachada brilhante. Da mesma forma, não podemos acreditar em tudo que nossos ouvidos escutam, pois as palavras nem sempre refletem intenções genuínas.
