Poemas para um Amigo Passando por Dificuldades
*Lírico Soneto*
Tum...
Tum tum...
Tum tum...
Assim se faz a mais bela das melodias que um dia eu pude escutar.
O som que vem de dentro do peito, do sublime soneto que me postes a criar.
Quando jovem me criei, por alguém me apaixonei ao primeiro olhar.
Por fim me casei, meus filhos criei sem ao teu lado estar.
Pois por mais bela que seja a vida, tão injusta e corrosiva seu coração ela fez parar.
Até hoje me lembro, o quão calmo se tornou o tempo quando ele pouco a pouco parou de pulsar.
Me debrucei sobre teu peito, afim de ouvir pela última vez este soneto que agora nas estrelas eis de brilhar.
Essa é a triste história de um homem que encontrou tudo o que queria e hoje não tem mais nada pra fazer... Ele correu tanto atrás da felicidade, mas quando à encontrou, não soube o que fazer com ela.
Bom, ele hoje não tem muita coisa, só tem tudo o que sempre quis e mais nada de novo à conquistar. Depois de tantas jornadas escolheu o melhor caminho: a solidão, vazia, cheia de nada. Ele agora sabe, que tudo o que ele quis, de nada vai adiantar quando o mundo dele se desvirar (de cabeça-para-baixo para cima) novamente.
Amanhã ele volta à correr atrás, hoje ele quer descanso. Amanhã ele terá que construir um novo hoje, e hoje ele já não liga pro amanhã. Ontem ele não sabia que agora seu nome é Vinícius.
Bom, esse triste homem sou eu, Vinícius, desde ontem. Sempre quis tudo o que pude ter, e nunca podia ter o que queria. Até então, eu buscava a felicidade, mas há algum tempo, descobri que eu estou correndo à frente dela. Para achá-la, eu terei que voltar pro ontem. Só tem um probleminha nisso: é impossível. Logo me conformo que já estou feliz, sendo triste (sendo eu mesmo). Talvez um dia, eu descubra que a felicidade é apenas uma meta invisível que o ser-humano criou para se distrair da realidade. Realidade que por sua vez, ele mesmo criou.
Então, sei lá... Eu estou melhor assim, ao menos não virei um ator, encenando ser feliz. Tentando enganar à mim mesmo. Mas, ficarei feliz mesmo, quando essa vida chegar ao fim. Finalmente vou ver você, Bruna, que já foi bem antes de mim, e por sorte, não teve a infelicidade de ser feliz.
Boa noite.
Foco também é dizer não!
Dizer não é um ato de coragem. É traçar limites, proteger sua energia e manter o olhar firme no que realmente importa. Foco não é apenas sobre o que você escolhe fazer, mas também sobre o que decide deixar para trás.
Mantenha-se conectada àquilo que te faz crescer. Cultive uma visão positiva que te impulsione, que te leve além. Cada dia é uma nova chance de ser melhor do que ontem, de lapidar sua essência, de construir a melhor versão de si mesma.
Priorize-se.
Valorize seu tempo, sua paz e seus sonhos. A meta não é aceitar menos do que você merece, mas sim reconhecer o seu valor e se posicionar à altura dele.
E, no caminho, lembre-se: foco não é apenas persistência, é também saber quando é hora de soltar, de recusar, de escolher-se.
Cores de um Amor Transbordante
Em terra caída, cai de amores. Feito tela pintada à mão, em tons de azul e rosa, o amor transbordou através dos meus olhos e fez de cais meu coração.
Cada toque da vida, cada nuance do sentimento, pinta no meu peito uma obra única. O amor não se limita a um único traço, ele se espalha, se funde, se torna infinito como a combinação perfeita entre as cores do céu e da terra.
Nas cores que o amor me oferece, vejo a beleza de um coração que se entrega sem medo, que se permite fluir como tinta sobre uma tela que nunca foi tão viva. O que é o amor, senão um retrato de quem somos, pintado com os tons que mais ressoam na alma?
Cada movimento do coração é uma pincelada que a vida faz, e em cada cor, vejo o quanto posso me perder para depois me encontrar.
Extensão dos meus pulmões, aqui respiro fundo e sigo adiante.
Em um mundo que corre apressado, onde os dias parecem escapar por entre os dedos, há algo precioso em simplesmente parar. Respirar fundo. Sentir o ar preencher os pulmões e lembrar que viver não é apenas passar pelo tempo, mas permitir que o tempo passe por nós.
A vida não é uma corrida. Nem tudo precisa ser imediato, instantâneo, descartável. Há beleza na pausa, no silêncio entre um passo e outro, na delicadeza de um olhar que se demora sobre a paisagem.
Permita-se observar. Sinta a brisa tocar sua pele, note os detalhes ao seu redor, aprecie a luz que dança sobre as coisas simples. E registre. Não apenas com fotos, mas com a alma. As memórias mais bonitas são aquelas que guardamos com presença, com entrega, com o coração aberto.
Saiba apreciar e registrar suas memórias sem pressa.
Viva cada instante como se fosse único — porque ele é.
Às vezes, me perco
na imensidão do que sinto.
Há em mim um sentir que transborda,
que atravessa o infinito,
que ecoa em vazios desconhecidos.
Luto para me conquistar,
mas sou terra em tempestade,
vento que se dobra ao tempo
e ainda assim resiste.
Carrego o peso de mil batalhas,
a exaustão de quem sempre luta,
mas também a força de quem,
mesmo em ruínas,
se reconstrói.
Bom Dia!
Eu espero que você tenha um belo amanhecer.
E que, amanhecendo, você desperte sorrindo...
E que, sorrindo, você siga o seu caminho.
A sua jornada de trabalho.
Contagiando todos a sua volta...
Que seu anjo da guarda sempre lhe acompanhe.
E faça sua luz ser mais brilhante...
Quero que a sua saúde, em momento algum...
Te deixe na mão...
Nem um mal estar, nem um nada,
pode atrapalhar o seu BOM DIA...
Espero, por fim, que, ao fim do dia.
Antes do seu repouso.
Você ainda tenha ânimo para ler.
Toda essa mensagem de novo...
Porque eu lhe desejo um bom dia.
Amanhã, depois, e sempre!!!
Descobri que a vida é um eterno recomeçar, que a gente sempre cai e que há sempre pessoas pra te empurrar e poucas pra te levantar...
Descobri que seus valores nunca são iguais aos outros, que seu caráter é seu maior tesouro...
Que há pessoas que brincam e não dão valor aos seus sentimentos...
Que acreditam que a mentira é a melhor opção...
Que são covardes e não admitem seus erros...
Que são fracos e não lutam pelo que querem...
Há o bem e o mau, mas há o superior a isso e eu acredito nele...
Há a verdade e eu permaneço nela...
Há a mentira, os que permanecem nela são fracos, esses nunca se fortalecem...
Há principalmente o amor, isso poucos têm o privilégio de sentir e principalmente de manter...
A vida é um eterno aprendizado...
Eu estou apenas no começo...
Todos nós viemos do frio
Nós descemos pelos fios
Onde todo mundo se aquece
Em um fogo diferente
Quando algumas vezes nos queimamos
Você pensaria que alguma vez aprenderíamos
Aquele que você ama é aquele
Que poderia te levar mais alto
Você não tem ninguém
Melhor você voltar e encontrá-la
Como crianças escondidas em um armário
Não podem dizer o que acontece do lado de fora
Às vezes estamos tão longe da trilha escolhida
Nós acabaremos tomando uma carona
Por um truque ou alguma palavra engraçada
Uma mão escondida sobre uma manga
Pensar que aquele que você ama
Pode te machucar agora
É um pouco difícil de acreditar
Mas todo mundo, querida, algumas vezes
Morde a mão que alimenta
Quando eu olho em volta
Todo mundo tenta me derrubar
Bem, são eles ou eu, bem, eu não posso ver
Mas não há paz para ser encontrada
Mas se alguém realmente se importa
Bem, eles terão tempo para gastar
Um momento para tentar entender
O desespero de outra pessoa
Lembre-se que ninguém disse que este jogo que chamamos de vida
Seria justo
Colapso
Me deixe ouvir agora
Colapso
Me deixe ouvir agora
Sim
Colapso
Me deixe ouvir agora
Colapso
Me deixe ouvir agora
Se derrube com o seu lado mal
Tudo certo
Eu cheguei a conhecer o frio
Eu penso nele como um lar
Quando não houver suficiente de mim para sair
Eu prefiro ser deixado só
Mas se eu te chamar apenas por hábito eu estou sem amor e
Eu tenho de ter
Você me daria se eu fizesse suas necessidades
Como quando ambos sabíamos que tínhamos
Mas agora o estrago está feito
E estamos de volta correndo
Engraçado como tudo eram rosas
Quando nos abraçávamos às armas
Apenas porque você está vencendo
Não significa que seja o sortudo
Silêncio da Partida: Quando Só Para Mim Tinha Importância
Às vezes, chego a um ponto em que finjo estar tolerando tudo. Tenho preguiça de argumentar, de tentar explicar. Calo-me, mas não engulo. Apenas me preparo para partir. A decisão já está tomada, mesmo que a tristeza ainda me acompanhe. Porque, ao longo do caminho, percebo que aquilo que para mim tinha tanta importância, para o outro não significava nada. E isso dói. A dor não vem do afastamento em si, mas da constatação de que, mesmo quando entregamos o nosso melhor, muitas vezes somos deixados para trás.
A tristeza não é uma fraqueza, mas um reflexo de tudo o que tentamos construir, das esperanças que alimentamos, e das promessas que não se cumpriram. O que resta agora é seguir em frente, mesmo com os olhos ainda voltados para o passado. Porque, mesmo sabendo que só para mim tinha importância, há algo mais forte dentro de mim, algo que me permite seguir. A liberdade vem da escolha de ir, mesmo quando a partida se faz silenciosa, e a dor é uma lembrança do que não foi recíproco.
E, com o tempo, essa dor se transforma. Não mais como um peso, mas como a sabedoria de quem se escolhe, de quem aprende a se dar valor, mesmo que o outro não tenha visto. O fim não é o fim, mas o começo de algo que só a mim importa agora.
Efêmero e Infinito
Quando eu for, um dia desses,
poeira, levada pelo vento,
quero ser como as estrelas—
que mesmo quando morrem,
não se apagam.
Que meu brilho, mesmo distante,
ainda toque olhares,
ainda ilumine caminhos,
ainda ecoe na memória
de quem um dia me viu brilhar.
Que eu permaneça,
não apenas na lembrança,
mas no sentir.
#AtravésDoMeuOlhar
Um dia você vai lembrar de mim, vai sentir saudades dos nossos bons momentos, e vai querer voltar pra mim...
Quem sabe podes até me procurar, me procurar pra conversar e dizer que sem mim não dá...
Mais é ai que eu vou me lembrar, me lembrar de tudo que passei, do quanto eu chorei...
Hoje eu sei que se te amei isso não é tão ruim, mostra que eu tenho um coração, ao contrário de você...
Frio, insensível, ingrato e calculista!
Quando conheci você,
Existiu um lugar,
Um tempo
E um sentimento.
O lugar era perfeito,
O tempo era inesquecível,
O sentimento era nada a mais que a amizade.
Mas o tempo foi passando...
O lugar foi mudando...
E o sentimento aumentando.
Logo percebi que...
Com sua voz suave
Você me fazia cantar,
Com seus gestos meigos
Você me fazia sonhar,
Com seus lindos olhos verdes
Você me fazia delirar,
Com seu doce coração
Você me fazia te amar.
O tempo ficará pra sempre marcado,
O lugar será eternamente lembrado
E o sentimento jamais acabado...
A Arte Secreta de Partir
Não ficaremos presos ao sofrimento para sempre. Haverá um momento em que o cansaço vencerá o choro, em que o silêncio será resposta, e a aceitação, descanso.
Aceitaremos que chegou ao fim. Que nada mais mudará.
Mas não partiremos de qualquer jeito. A despedida precisa de tempo, de rito, de memória.
Então, nos ergueremos. Nos arrumaremos. Sorriremos para que fiquem as melhores lembranças, para que até o perfume da pele se transforme em saudade boa.
Arrumaremos a casa. Veremos os amigos. Daremos abraços longos— daqueles que dizem, sem palavra alguma, que ali, naquele calor, se pudéssemos escolher, ficaríamos para sempre.
E talvez gargalhemos, para que o som ecoe na eternidade.
Antes de partir, a gente se deixa. Porque, embora a decisão já tenha sido tomada, o desejo é ficar.
Ficar no olhar de quem nos viu, no toque de quem nos sentiu, nas memórias de quem nos amou.
E ser lembrada da melhor forma possível.
Sorrindo.
Nos braços da saudade
Acordei no meio da noite, sentindo um silêncio que pesava mais do que a escuridão.
Não era medo – ou talvez fosse, mas de um jeito diferente.
Um medo que não pede socorro, só escuta o eco do que já foi.
Fechei os olhos e vi você.
Seu abraço morava em mim, mesmo sem estar ali.
O tempo, teimoso, levou sua presença, mas não soube apagar o que ficou.
Porque amor de verdade não some, só muda de forma.
Vira cheiro no vento, calor no peito, voz na lembrança.
E mesmo quando a saudade aperta, há um consolo invisível
Que me embala como você fazia.
O passado não volta, mas sussurra.
E toda vez que a noite me encontra, eu escuto.
Fecho os olhos, respiro fundo
E me deixo levar por aquilo que nunca me deixou.
Para ela, que foi meu lar antes mesmo que eu entendesse o que era ter um.
A Espera como um Jardim Fechado
Dentro de mim, há um jardim que floresce no toque certo, na voz certa, no cheiro certo. Mas não abro meus portões para qualquer um. Já vi mãos impacientes arrancarem pétalas que mereciam ser admiradas. Então, eu espero. E, enquanto espero, meu desejo cresce, se espalha, se fortalece. Porque quando a pessoa certa vier, encontrará em mim um campo inteiro pronto para ser explorado.
Tinha sido apenas um sorriso, e nada mais. As coisas nao iam se ajeitar por causa disso. Aliás, nada ia se ajeitar por causa disso. Só um sorriso. Um sorriso minúsculo. Uma folhinha em um bosque, balançando com o movimento de um pássaro que alça vôo. Mas me agarrei àquilo. Com os braços bem abertos. (...)
Saí correndo, com o vento batendo no rosto e um sorriso tão grande quanto o vale do Panjsher nos lábios. Sai correndo. (...)
- Por você faria isso mil vezes!
TE PERDI
Foi bom enquanto durou
Mas de um simples minuto para cá
Desde que recebi mensagens sem nexo
Não quero mais ver a sua cara
Não suporto ver seu olhar
Ver seu rosto
Ver seu corpo
Tudo isso que tanto desejei
Mas que hoje quero distância.
Você me magoou muito
Fez com que eu perdesse muito do meu tempo...
Muito da minha vida...
Você sabe do que estou falando
Você pediu um tempo... Dei!!!
Insisti um pouco mas suportei
Suportei a dor de perder meu grande amor...
Agora nem amiga sua quero ser...
Amor que vi em você
Que sonhei
Que esperei
Nunca recebi, nem receberei
Nunca te terei...
Você deve separar-se de um grande amor enquanto ainda não tem razão para separar-se dele. Porque, mais tarde, quando você já tiver uma razão, nem lembranças gostosas restarão desse amor. Quando surge uma razão de separar-se de alguém — ainda que seja uma só razão — a saudade se torna impossível. Não vale a pena correr esse risco.
Portanto, salte profundo — de cabeça, no coração da Surpresa!
Mas você, você tem medo. Você tem medo da Solidão... Você tem medo de ficar sem ninguém. Então, você quer agarrar esse amor como se fosse o último da tua vida. Você, pessimista, acha que não consegue mais arranjar outro igual — nem melhor...
Esse, o teu grande erro.
Teu maior erro.
