Poemas para Bodas de Prata dos Padrinhos

Cerca de 100929 frases e pensamentos: Poemas para Bodas de Prata dos Padrinhos

“Enquanto o amor humano tende a apossar-se do bem que encontra no seu objeto, o amor divino cria o bem na criatura amada” (Tomás de Aquino).

Se você é um estudante sério, prepare-se: saber mais é ser compreendido menos.

Não há nada mais difícil do que fazer alguém tomar consciência da sua inconsciência progressiva.

Que pode ser tão raro, que não pode ser incluso na lista dos "Desapegos"?

Não há amor fora da experiência do cuidado. A vida requer cuidado, os amores também.

Porque eu tenho pesadelos que parecem tão reais até quando você me abraça. E eu acordo triste, e brigo de verdade e passo o dia grave e dolorida como quando a gente leva um tombo no piso liso... que é só o passado. É como se eu sentisse um ciúme horroroso do meu livro predileto comprado em sebo, a dedicatória apaixonada que não é a minha, os resquícios do manuseio de outras mãos. Alguém corrompeu o trecho que eu mais gostava quando grifou à caneta algo que não pude apagar com borracha e que era tão secretamente meu. Desenhou corações onde só havia minha dor e eu discordei da interpretação alheia. E achei aquilo tudo de uma crueldade atroz. Mas permaneci com o livro no colo, cheia de um afeto confuso por ele: afeto pelo que era, angústia por já ter sido de outro alguém, e aquela sensação (imbecil) de falta de exclusividade. Eu que sempre achei que tudo é e está para o mundo. Perdoa o meu senso de autoimportância, já que não consigo perdoar o meu egoísmo. Eu sei que em alguns presentes, no embrulho, laços do passado são aproveitados. Eu só queria que eles não fossem tão vermelhos: desses que doem nos olhos e no coração.

Perder um amor não é o fim da capacidade de amar, é apenas o recomeço de novas possibilidades.

Sou dramática, intensa, transitória e tenho uma alegria em mim que quase me deixa exausta.

Marla de Queiroz

Nota: Trecho de texto de Marla de Queiroz. Por vezes, é atribuído de forma errônea a Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector.

...Mais

Ninguém se evade das consequências de seus atos, como planta alguma produz diferente fruto da sua própria estrutura fatalista.

O tipo mais desprezível que existe é aquele que esconde a própria sujeira por trás de versículos da Bíblia.

Se você quer vencer um inimigo, primeiro troque o ódio por desprezo sarcástico. Ódio é uma forma de culto.

Quando eu era criança, quando eu era adolescente, os livros me salvaram do desespero: me convenceram de que a cultura era o mais alto dos valores.

Simone de Beauvoir
BEAUVOIR, S. A Mulher Desiludida, Unibolso

O maior inimigo do capitalismo não é o socialismo, é a depressão, o socialista trabalha, o depressivo, não.

Quando sinto saudade não é porque a pessoa está longe, mas porque ela está dentro.

O perdão em uma relação tem efeito apenas antisséptico: cura a ferida, mas não remove a cicatriz.

Tu enxergas o profundo, eu insisto em ver a margem.
Quando vês o coração, eu vejo a imagem.

Quando digo o que sou, de alguma forma eu o faço para também dizer o que não sou. O ‘não ser está no avesso do ser’, assim como o tecido só é tecido porque há um avesso que o nega, não sendo outro, mas complementando-o. O que não sou também é uma forma de ser. Eu sou eu e meus avessos.

Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto - pra não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente - e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia - para viver um grande amor. (...)
Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva escura e desvairada não se souber achar a bem-amada - para viver um grande amor.

Vinicius de Moraes
Para viver um grande amor

Nota: Trecho do texto "Para viver um grande amor"

...Mais

O medo de destruir uma grande amizade, talvez seja o medo de amar um grande amigo

Não importa pra onde ou por quanto tempo a vida me leve. A força da saudade sempre me trará de volta!