Poemas Espirituais
Meu Luto
Amor é bom.
Amar faz bem.
Mesmo sendo ele eterno,
O ser não dura
E a dor do amor atravessa a alma, o corpo e o espírito,
Com todo o poder.
Do amor à dor,
Uma vida inteira num segundo.
Termina o que infinitas horas geraram.
A estaca profunda da dor do amor
É a marca que carrego comigo
"Gosto dos dias cinzentos, espero a chuva levar meus lamentos, o vento frio arrepiando a alma, e a lua brilhando como um astro no céu.
Em dias assim meu canto atravessa colinas e montanhas, chegando até você e revirando suas entranhas como um predador espiritual.
Sou apenas um anjo de olhos vermelhos, feito de sonhos e pesadelos, me escondendo com meu capuz, evitando o desespero.
Agonia e solidão, se esvaíra do meu ser, pra dar lugar a minha razão, um motivo para viver.
E com o coração dilacerado...eu então segui.
~N.G.K.
A Estrada
Tudo o que posso fazer,
É irrelevante, insignificante,
Diante da tua glória !
Sou esse pedaço de barro,
Aprendendo a se ver pó,
Nas mãos incrivelmente habilidosas
Do Criador do Universo.
Com habilidade de mestre, grito aos quatro ventos,
Diante do céu e da terra
Minha total dependência do teu Espírito.
Tua graça,
Me basta.
Tu dizes. Eu acredito!
Bastante Graça...
Um oceano dela,
Enchendo meus poros esvaziados de mim.
No fim das contas,
No deserto que eu sou,
Árido e poeirento,
És o manancial de Águas Vivas...
A fonte que faz tudo valer á pena.
A brisa que me alivia e gentilmente,
Me empurra para frente,
Neste novo e vivo Caminho.
Passamos a ter uma vida medíocre, quando decidimos estagnar nossa vida, por medo de errar. Aderimos a idéia de que, "para não errar, não se faz nada".
Jamais saberemos o resultado, se não arriscarmos. O medo de tentar mudar de vida, por mais que saibamos que a situação atual está nos causando desconforto, sempre estará presente! Algumas pessoas fazem desse sentimento, suas limitações. Enquanto outras o usam para servir de incentivo para vencer os obstáculos da vida. Enquanto você continuar permitindo determinada situação que te causa desconforto, sempre será difícil enxergar as novas idéias e oportunidades que a vida pode nos proporcionar.
Se analisarmos, iremos perceber que na maioria das vezes, quando acontecem determinadas situações negativas em nossas vidas. passamos a maior parte do tempo procurando culpados ao invés de ganhar tempo, procurando soluções. Talvez seja sentimento de conformismo, porém jamais devemos nos conformar com o que é negativo em nossas vidas. Porque sempre haverá uma luz para tudo, por mais difícil que seja enxergá-la. Sempre há uma luz no fim do túnel. Então, chegamos a conclusão de que é preciso sim, arriscarmos para descobrirmos tudo que nos é permitido, para que possamos sair de uma situação monótona e decolar no vôo da vida, afim de que busquemos sempre melhorias. Independente das opiniões e críticas, que forem direcionada a nós.
Às vezes me questiono...
. - Por quê as pessoas sofrem na relação? O que há de errado? Será que é o amor? Espera ai... Mas o amor machuca?
.
Algumas pessoas dizem que não é o amor que machuca, mas sim a forma de amar. Todavia, qual a forma de amar? Existe uma técnica pra isso?
.
Refletindo sobre isso, comecei a pensar que talvez, assim como nós precisamos de uma companhia, o amor também precisa. Sabe quando um idoso precisa de uma bengala? As vezes ele consegue chegar até o banheiro sem ela e outrora não. Eles auxiliam um ao outro. Podemos nomear o amor como idoso e reciprocidade como a bengala. Sim... RECIPROCIDADE.
O amor é realmente lindo, divino. Um sentimento irradiante. Mas, as vezes ele precisa de um companheiro para resistir aos tropeços. .
- Amar é bom!
- Ser amado, melhor ainda.
.
O amor retribuído não machuca, não engana, não mente. E só assim as pessoas podem ser mais felizes, sabe por quê? .
- Quando amamos e nos importamos bastante com alguém que não se importa com nada, que tanto faz. Como nos sentimos? .
Imaginemos agora, esse amor sendo retribuído, como seria pra gente? .
A reciprocidade é uma companheira que aumenta ainda mais a luz do amor, irradia cada vez mais. E por isso ela é essencial nas relações conjugais, familiares e etc.
.
Reflitamos! .
Conforto e Necessidades
Há momentos na vida em que queimamos várias oportunidades para ficarmos sob o efeito de algo, que em qualquer período da nossa vida pode ser conquistado. Oportunidades que só estão presentes num único dia, que só podem ser alcançadas naquele único momento.
Enquanto ficarmos focados em coisas temporárias, que embora nos cause conforto momentâneo, não sendo tão necessário, ou que vá nos impedir de agarrar alguma oportunidade, jamais iremos entender o verdadeiro sentido da vida e nos adaptar a enxergar e reconhecer a felicidade que há em nós.
Você consegue imaginar quantas oportunidades já perdeu? Quantos degraus você estacionou apenas porque viu um quadro bonito na parede? Sendo que a paisagem está logo adiante? - Eu não estou querendo desmotivar você. Quero apenas te ajudar a reconhecer o que há de bom dentro de ti. - Acredite em você! Eu passei a acreditar em mim e tudo mudou. Se eu fosse me culpar e me condenar por tudo que eu já deixei de fazer, estaria tão cego pelo passado, que deixaria de enxergar o que há de melhor no presente e o que pode ser maravilhoso no futuro. Siga adiante sem satirizar ninguém. Faça tudo com amor e por amor!
Que saibamos medir o que é conforto e necessidade, pois a necessidade dura, é essencial. O conforto apenas preenche lacunas temporárias, coisas que você pode fazer depois. - Pra quê uma carroça, se você pode subir no cavalo? Além de poupar a ti com tanto trabalho, poupará também o cavalo de carregar você e a carroça juntos.
Me apaixono pelas almas das pessoas.
Pessoas com almas bonitas produzem bons pensamentos e boas condutas. É muito agradável estar na companhia de pessoas belas assim.
Uma alma bem cuidada supera qualquer beleza exterior, e de fato é mais sincera e duradoura.
"O Reino de Deus é obra divina no coração das criaturas."
Muitos imaginam que o Reino de Deus é um império material, semelhante aos reinos que vimos passar no decorrer da história humana.
Os cristãos de primeira hora assim acreditaram, e essa crença se segue até hoje, alcançando muitas almas. Muitos esperam a construções de templos, o convertimento das massas populares, esperam alguma movimentação externa, mas esquecem de edificar o Reino em seus próprios corações. Presumem ainda que o Reino de Deus virá sobre grandes manifestações materiais, dominando soberanamente o mundo e as multidões.
O Mestre todavia, deixou sempre muito claro que o Reino de Deus é obra divina no coração dos homens. Ele, em momento nenhum procurou revolucionar a política do mundo e criar uma nova sociedade, apenas amou, e com seu amor incansável moldou o coração de cada criatura que por ele passou.
Cadê o império romano? A grande Atenas? A civilização egípcia? Todas agora não são apenas ruínas? Onde a durabilidade dos impérios meramente materiais? Somente o amor, só o amor sobrevive ao sepulcro e permanece intacto.
É por esse simples motivo, que a Obra Divina é edificada em nossos corações. Cada coração humano é semelhante a uma pedra, no começo rude e desforme, mas que com o passar das experiências e do inevitável amadurecimento, ganha leveza e forma, se transformando no final em uma grande obra. E quando a obra é finalizada, nada que existe pode desfaze-la!
Somos então, espíritos imortais, que agora caminham na Terra em busca da realização dessa obra. Uma parte dela já foi efetuada, mas com certeza há muita pedra a lapidar. O Divino Escultor espera ansiosamente para que abramos nossos corações a ele, afim de que com seu evangelho possa implantar o Reino de Deus em nossas almas.
Relação com Deus
Muitas criaturas têm confundido o papel de Deus em suas vidas. Alguns imaginam que o Criador é um servo devotado, pronto para atender qualquer desejo seu, outras o confundem com um ditador implacável, onde nenhuma de suas imposições devem ser desobedecidas, outras por fim, reconhecem nele o Pai amoroso, mas sua relação com Ele tem sido superficial e repetitiva.
Deus, antes de tudo, é o nosso grande amigo. O amigo fiel que nunca nos abandona e que nos ama profundamente.
Quando o chamamos na prece, ele chega humilde e com bondade quer nos dizer muitas coisas, porém na maioria das vezes não o escutamos. Na verdade é impossível escutá-lo quando nossa linguagem foge do bem, afinal Deus fala pelo código do amor e da pureza.
Podemos então no palco da existência tecer a mais bela amizade com Deus, ou passar pelos anos sem realmente conhecê-lo. Embriagados pela insensibilidade, é difícil de encontrá-lo nos detalhes do caminho, no entanto, aquele que o achar terá o relacionamento mais extraordinário da sua vida. Tão profundo e tão singelo.
A morte
A mortalidade pra mim é conflitante, pois acho que somos eternos.
Logo não vejo a morte como fim, mas uma etapa cumprida.
Cabe a cada um analisar muito bem as nossas atitudes, os relacionamentos, as energias que emitimos agora, neste exato momento!
Portando, seja gentil, paciente, tolerante, perdoe sempre e principalmente, ame incondicionamente.
O Universo não joga dados;
a Natureza não encaixa pedras;
as pessoas não se encontram por acaso.
O que chamam de coincidência,eu chamo de
Espírito Santo.
Gratidão Arcanjo Miguel, e seus anjos de Luz
ao redor.
Luz, Paz,Amor,Saúde,Prosperidade,
no Caminho.
<3 <3 <3
The Universe does not play dice;
Nature does not fit stones;
People do not meet by chance.
What they call a coincidence, I call
Holy Spirit.
Gratitude Archangel Michael, and his angels of Light
around.
Light, Peace, Love, Health, Prosperity,
on the way.
<3 <3 <3
Os gregos acreditavam na existência do Hades (lugar dos mortos), de onde as almas retornavam para a vida, denominando este fenômeno como “palingênese” (palinggenesia: novo nascimento). Assim como os gregos, os hebreus também acreditavam que as almas dos mortos voltavam à vida, que do Sheot elas retornavam ao mundo da matéria, conhecido como “anástasis” (do verbo anístêmi, composto de ana: ´para cima´, ´de novo´ ou ´para trás´; e ístêmr. ´estar de pé´. Ou seja: tornar a ficar de pé, regressar), expressão traduzida por “ressurreição”. Está escrito: “O Senhor é o que tira a vida e a dá: faz descer ao sheol e faz tornar a subir dele.” (1 Sm 2:6). Apesar de tentarem alterar o significado do texto, traduzindo inúmeras vezes “Sheol” por “sepultura”, para os mais atentos, se buscarmos a origem das palavras, veremos que a mensagem é clara quanto a afirmação: regressar do Sheol, regressar do mundo dos mortos.
“O Senhor é o que tira a vida e a dá: faz descer ao sheol e faz tornar a subir dele.” (1 Sm 2:6)
Tradução resultante do original em Hebraico :
“ Adonai é meu pastor, nada me faltará.
Em verdes pastagens me fará descansar. Para a tranqüilidade das águas me conduzirá.
Fará meu espírito retornar, e me guiará por caminhos justos, por causa do seu nome.
Ainda que eu caminhe pelo vale da morte, não temerei nenhum mal, pois tu estarás comigo. Teu bastão e teu cajado me confortarão.
Diante de mim prepararás uma mesa, na presença dos meus provocadores. Tu ungirás minha cabeça com óleo; minha taça transbordará.
Certamente, bondade e benevolência me seguirão, todos os dias da minha vida. E voltarei na casa de Adonai por longos anos.”
POR QUE CAEM AS LÁGRIMAS?
Umberto Sussela Filho
Na sabedoria infinita do tempo, nos rendemos a momentos onde o sentimento ultrapassa as barreiras e então perdemos o controle da aparência e a verdade procura a luz.
Nestes momentos ora tristes, ora alegres onde o ser humano tem a percepção de sua fragilidade e de sua força, se faz brotar um bálsamo renovador, vindo do íntimo, constituído da essência que se esconde e se perde pelas buscas errôneas e egoístas.
Os momentos alegres são poucos, mas merecedores de atenção, estes não nos tornam fortes, mas sensíveis.
Mas quando a saudade aparece, trazida pela ausência repentina de um filho amado, de um pai professor, de um amigo querido, de um avô estimado, ou até mesmo de um animal companheiro, de tudo que se foi, mas estava ali, tão perto, algo acontece.
Nestes momentos, vertentes se aguçam e rios transbordam dentro de nós.
Surgem momentos em que a emoção encontra a humanidade tão escassa, em que a solidariedade vinda sem explicações estende a mão a desconhecidos, porque se sabe o certo e o que é preciso fazer.
Somos individuais por natureza, mas componentes de algo maior, fagulhas de um todo, regidos pela liberdade dos atos, mas responsáveis pelas consequências vindouras.
Quando percebemos ou aprendemos o que realmente importa, nos momentos difíceis ou alegres, sem a percepção do querer, mas do acontecer e da verdade, nestes momentos, abrimos os olhos para o mundo.
Nestes momentos, onde tudo é verdade, desprovidos de aparências e superficialidades, o íntimo toma conta, a essência transborda e procura seu caminho, nestes momentos somos nós.
E quando tudo isso acontece, nestes momentos caem as lágrimas.
TORNE SEU DIA MELHOR
Umberto Sussela Filho
Quando acordar agradeça!
Se houver sol, aprecie as conversas dos pássaros, se houver chuva agradeça.
Se houver café, aprecie a oportunidade de alimentar-se, se houver apetite agradeça.
Se houver trabalho, aprecie a oportunidade de contribuir, se houver disposição agradeça.
Se houver almoço, aprecie a oportunidade de reunir-se, se houver família agradeça.
Se houver um tempo, aprecie o momento de descanso, se houver conversa, agradeça.
Se houver encontros, aprecie os amores, preserve-os, se houver conquistas agradeça.
Se houver abraços, aprecie as amizades sinceras, se houver amigos, agradeça.
Se houver o descanso, aprecie a retirada dos sapatos, se houver pés e sapatos agradeça.
Se houver banho, aprecie a renovação e o relaxamento, se houver água agradeça.
Se houver jantar, aprecie o lar que te recebes, sejas teu ou não, se houver um lar agradeça.
Se houver uma cama, aprecie a oportunidade de sonhar, se houver sonhos agradeça.
Se houver sono, aprecie a conversa com Deus, se houver Deus em sua vida agradeça.
Se acostumamos a pedir e não a agradecer, a desejar e não a conquistar, a se lamentar e não a preservar.
Tudo está a nosso alcance e também a nosso desprezo.
Identificar as dádivas da Vida é o segredo do conhecimento, conhecer-te é o segredo.
Agradeça a oportunidade de aprender, não julgue a forma, apenas aprenda.
Mudar é preciso, agradecer é fundamental.
Aos professores, minha gratidão:
ENSINAR...
Umberto Sussela Filho
Ensinar é a arte própria daqueles que não são egoístas.
Ensinar é pretender o sucesso, mesmo que ele não seja seu e ficar feliz com isso.
Ensinar é exercitar a paciência e compreeder que o que fica de nós é a nossa contribuição e não o que desejamos.
Ensinar é lapidar a jóia bruta para que se obtenha o mais precioso brilho.
Ensinar é despertar consciências para um mundo desconhecido.
Ensinar é quebrar as correntes da ignorância para a liberdade da razão.
Ensinar é fortalecer individualidades e mostrar que quando unidas são mais fortes.
Ensinar é mostrar o caminho, mesmo que muitas vezes este não seja seguido.
Ensinar é compreender as escolhas, respeitando-as, mesmo sabendo que as consequências são caras.
Ensinar é dar amor, pois só o amor ensina, outra forma de ensinamento traz o medo e ao invés de despertar, oprime.
Ensinar é pensar que os dias podem ser melhores, mesmo que eles continuem nublados.
Ensinar é matar a sede e fazer entender que o conhecimento é preciso, mesmo quando não parece necessário.
Ensinar é deixar um pouco de si em cada ideia nova.
Ensinar é expandir a mente para que ela nunca volte ao seu tamanho original.
Ensinar é aprender.
Não há como a tua dor não ser também a minha dor. Uma vez que Deus nos criou a todos, somos irmãos em espírito e não posso ser impassível ao sofrimento de meu semelhante.
Eu entendo a tua dor porque eu senti a mesma dor,
o frio que te congela igualmente o faz comigo,
a fome que ruge em teu estômago, sei bem quanto dói,
eu sei o significado do teu sorriso, pois já sorri pelo mesmo motivo,
a lágrima que corre em teu rosto, qualquer que seja o motivo, em nada me é estranho,
eu compartilho dos teus temores, já que eles também são os meus,
eu perdoo as tuas falhas, tais falhas já fizeram parte da minha existência,
eu respeito as tuas fraquezas, não sou mais forte do que você,
eu te estendo a minha mão, pois a mim também me fora estendida um dia,
eu aceito a tua mão, seria uma honra ter a minha aceita também por ti,
eu não te julgo... Na opressão que te abate eu sou teu companheiro,
eu me regozijo com a tua ventura, pois ela também toma conta do meu coração.
Eu sei! Em tua existência você irá vencer!
Nossa trilha é a mesma e chegaremos ao mesmo destino... Deus!
Qual é a minha religião?
O padre jura
que me deu a primeira comunhão,
que sou católico, com muita devoção.
Já o pastor
durante a sua pregação
tem certeza que eu sou um grande irmão.
O médium diz que não!
Pois, já me conhece
de outra encarnação...
O pai de santo, do terreiro,
grita bem alto
que no fundo, eu sou mesmo é macumbeiro!
Na realidade fico meio atordoado,
me sentindo leiloado.
Mas com muito carinho,
peço a Deus do meu jeitinho,
que não me misture a tamanha confusão,
pois quando chegar a minha hora,
já lhe faço a minha confissão,
porém livrai-me mesmo,
é do garfo do rabudo,
do bafo do capeta,
e dos dentes deste cão!
Teus dedos que me acariciaram
São agora agulhas envenenadas
Carrego comigo só nossas lembranças
Nas curvas solitárias dessa estrada.
Minha visão está embaçando
Pelo sangue que escorre em minhas mãos
A cada pulsação me distancio da vida
O vermelho vivo está morto pelo chão.
Por que nossos heróis não sofrem?
Por que não sermos nossos próprios heróis?
Dia a dia tudo se esvai....
Talvez eu tenha dificultado
Mas é tarde pra ‘talvez’
Fiz de tudo pra me destruir
até conseguir.
(Tudo se Esvai)
Quando o rio fizer a curva, levará consigo as tristezas do teu coração;
Quando a maré estiver agitada, são os anjos batalhando pela sua tranquilidade levando todas as energias ruim que te assolam;
Quando a chuva cair mansamente, são as lágrimas divinas que lavarão a tua alma, regando o solo e prosperando a vida na terra;
Quando o Sol se ausentar por muito tempo, não tenhas medo, ele voltará na manhã seguinte trazendo consigo de volta a felicidade irradiante;
Quando olhares para o céu estrelado e iluminado pela lua, perceba a grandiosidade da vida, note a presença daqueles que nos protegem todos os dias brilhando lá do alto;
Por fim, quando se sentires só nunca se esqueças que mesmo na companhia da solidão, haverá sempre um anjo ao seu lado te direcionado, e jamais se esqueça da fé que foi colocada cuidadosamente em teu coração, ela quem alimenta teus sonhos e desejos, tuas crenças e valores. Mas lembre-se, a fé precisa de alimento espiritual, fé com fome deixa alma doente.
🔥 Já são mais de 4.000 pessoas transformando seus dias com reflexões que provocam mudança.
Junte-se ao canal do Pensador no WhatsApp e dê o primeiro passo rumo a hábitos mais conscientes.
Entrar no canal- Relacionados
- Frases de Umbanda para elevar sua energia com axé
- Poemas de Castro Alves
- Frases de Aluísio Azevedo
- Poemas de Álvares de Azevedo
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Mensagem Espírita sobre a Amizade
- Mensagens espíritas do dia de hoje: palavras que elevam e fortalecem a fé