Poemas de Maquiavel

Cerca de 185 poemas de Maquiavel

Costumam dizer que os homens prudentes, e não casualmente ou sem razão, que aqueles que desejam ver o que será, ponderam sobre o que já foi: porque todas as coisas do mundo, em todo tempo, têm sua própria relação com os tempos antigos. Isso acontece porque se as coisas são feitas pelos homens, que têm e sempre tiveram idênticas paixões, é inevitável que produzam idêntico efeito.”

Inserida por fredvilar

… quando um príncipe se apoia totalmente na Fortuna, arruina-se segundo as variações dela. Também julgo feliz aquele que combina o seu modo de proceder com as particularidades dos tempos, e infeliz o que faz discordar dos tempos a sua maneira de proceder.
(Niccolò Machiavelli - O Príncipe)

Inserida por Filigranas

Mesmo que se disponha de poderosos exércitos, há sempre necessidade dos favores dos habitantes de uma província.

Inserida por Desligado

Os homens devem ser afagados ou aniquilados, visto que se vingam das pequenas ofensas.

Inserida por Desligado

É inevitável que um homem que queira sempre agir como boa pessoa em meio a tantos que não o são acabe por se arruinar.

Inserida por Desligado

Deve dar pouca importância a conspirações quando conta com a simpatia do povo, porém, quando este lhe é hostil e o odeia, deve temer a tudo e a todos.

Inserida por Desligado

Os homens acabarão sempre te servindo mal se não houver uma necessidade que os torne bons.

Inserida por Desligado

Os homens estão mais presos presos às coisas presentes do que às do passado; e quando nas presentes se encontram o bem, dele usufruem e não procuram dar importância ao passado.

Inserida por Desligado

O homem não se desvia de sua tendência natural e, se obteve êxito seguindo um certo caminho, não se persuade a abandoná-lo.

Inserida por Desligado

O amor é mantido por um vínculo de reconhecimento, mas, como os homens são maus, se aproveitam da primeira ocasião para rompê-lo em benefício próprio, ao passo que o temor é mantido pelo medo da punição, o qual não esmorece nunca.

Maquiavel
O príncipe. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Inserida por pensador

Não tem outro modo de esquivar-se das adulações senão fazendo os homens entenderem que eles não o ofendem dizendo-lhe a verdade.

Maquiavel
O príncipe. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Inserida por pensador

⁠Quem deveria ostentar maior amor à paz senão aquele que foi ferido pela guerra?

Maquiavel

Nota: Prefácio de "A arte da guerra" (1520).

Inserida por Ketteiteki

Um dos maiores obstáculos de nossas vidas é a convivência com seres de condutas errôneas e maquiavélicas.

Nos corredores da Galeria de Máscaras Maquiavel, estão sempre prontas as de personas hipócritas e as cândidas para tanger os crédulos e incautos.

Penso que se Nicolau Maquiavel estivesse vivo, ele provavelmente se sentiria humilhado por constatar o quão fracas seriam suas convicções filosóficas quanto as questões referente ao Estado e Governo, em razão da aptidão e desenvoltura de nossos atuais governantes para o mal.

Maquiavel jà dizia,o homem que em tudo queira agir como bom vai acabar se arruinando,em meios a tantos que não são bons,portanto,não seja bom e use ou não o que aprender, de acordo com a necessidade

Eu, Marisa Monte, Niccolo Maquiavel, Dan Brown pensadores de várias épocas, eu carrego a cultura na pele.

⁠Desde Maquiavel que a coragem e a habilidade - a força do leão e a astúcia da raposa - têm sido consideradas as virtudes relevantes no domínio da ação política, ao passo que a veracidade nunca foi considerada uma virtude política, como observou Hannah Arendt (1973).

Inserida por BigJohn

Maquiavel conhecia a espécie humana como nenhum outro. Por essa razão é detestado por muitos. Nos vermos como realmente somos não é algo muito agradável.

Inserida por acucena_polizel

⁠Maquiavel; mesmo após 500 anos os seus pensamentos são atuais: --- Nunca faltará aos políticos razões legítimas para burlar a lei"

Inserida por Ademarborba46