Poemas de Erico Verissimo 1910 a 8
Poesia: O Amor é o Único Caminho
Nascemos, crescemos e vivemos, e ao longo de nossas vidas cultivamos o amor na forma de afeto e apreço por tudo que amamos intensamente. Nos entregamos por meio do amor recíproco, e nessa dinâmica, experimentamos a unicidade desse sentimento que brota de dentro para fora de nós, estabelecendo relações tão sólidas que resistem ao tempo.
Com o passar dos anos, vemos esse amor-perfeito curar-nos internamente, libertando-nos das prisões das mágoas e dos ressentimentos vivenciados por meio de relações quebradas pela falta desse amor não experienciado a cada instante. Esses são momentos que carregamos com pesar e lamento, e que nos trazem considerável tristeza e sofrimento.
No entanto, os matizes desse amor-perfeito sempre apresentam em suas virtudes a receita ideal para curar cada ferida causada por relações falhas, onde o amor não foi o maior alicerce.
Poesia, Senhor, só a tua graça nos basta.
Anelamos por paz, alegria e uma liberdade que apenas a graça de Deus pode materializar.
Nessa realidade plena de graça, percebemos ser melhor entregar a Deus o pouco que nos resta, ao invés de reter tudo o que temos, tentando sobreviver com nossas forças. Essas, além de serem insuficientes, ainda nos causam sofrimento e insatisfação.
Nessa luta entre nossa vontade e a realização da vontade de Deus, vislumbramos a Sua graça nos conduzindo ao avivamento, promovendo um despertamento interno por meio das virtudes latentes em nossa alma sedenta e carente desse amor tão real e presente.
Na presença inefável e inestimável de Sua maravilhosa graça, também percebemos que o pouco que temos a oferecer a Deus será multiplicado, se o nosso desejo for amá-Lo e manifestarmos a vontade profunda de praticar Suas verdades, buscando uma porção diária da sua perfeita graça.
Poesia: o que de graça recebemos, de graça devemos dar.
A graça de Deus é nosso sopro de vida espiritual, ela nos revela Sua infinita misericórdia, amor e bondade sem igual, tira-nos das trevas, conduz-nos aos caminhos eternos, na senda de sua benevolência que é pura em seus termos.
Bondade infindável que nos leva ao arrependimento sincero, e ao entendimento de que sem ela, vida é mero desespero, e a cada momento, sua graça se derrama e nos libera, das dores que enfrentamos, quando somente a Ele clamamos.
Os temores que nos assolam, são frutos de enganos e desilusões, por isso devemos aprender a amar, e deixar Sua graça fluir em nossos corações, para nos livra de pensamentos, sentimentos, desejos que nos aprisionam, para abrirmos as portas da esperança, onde Seu amor é o que nos sintoniza.
Poesia:
Retorno à Santidade e ao Primeiro Amor
Quando a graça de Deus nos preenche e nos conduz ao verdadeiro arrependimento, Vemos que ela tem o poder de nos libertar. A cada momento, nos quebrantamos pelo imensurável amor de Deus, Que guia nossos passos e nos protege em cada livramento.
E no mover da Sua unção, nossas forças são renovadas, Dando-nos vigor para suportar cada instante de sofrimento e dor, Causados pelo combate contra o pecado, E em nossa luta incessante em busca da santidade.
Santidade, que possui o poder de transformar, restaurar e edificar nosso ser, Através de cada oração e clamor. Por meio dela, recebemos a consolação do eterno e perfeito amor de Deus, Um amor que nunca falha e nunca se cansa.
Ao contemplar a revelação da Sua graça e amor, Percebemos o poder curador que advém de Sua misericórdia. Depositamos toda a nossa esperança nesse amor incomparável de Deus, Que sempre nos apresenta um novo caminho e nos infunde esperança renovada.
Poesia: O Conhecimento do Amor de Deus nos liberta de nossos medos.
O amor de Deus nos liberta de todo medo e dor, Seu amor consolador, avivador, restaurador Transforma nosso interior, com poder e fervor. Não é nossa habilidade ou força em vigor, Mas o entendimento e a revelação de Sua graça redentora, Sua misericórdia e amor em ação, nos dando direção com ardor. Direção que surge da comunhão profunda com o Senhor, Quando quebrantados, em constante oração, buscamos Seu favor. Oração que transforma cada situação e provê a verdadeira libertação, e Revela que buscar Sua consolação nunca é em vão. E essa busca traz paz e alegria, dissipando medo e desilusão, Nos mostrando que viver em santidade é a chave da verdadeira compreensão.
Poesia, O poder consolador, e curado do amor de Deus.
O amor consolador de Deus nosso Criador, Deus e redentor que pelo seu imensurável amor com que nos amou, derramou abundante a sua graça desfazendo toda a nossa desgraça, e fazendo reviver em nós o que o pecado destruiu ao longo de nossas vidas.
Graça essa, que é a expressa manifestação do seu perdão e amor em ação ao pecador, que jaz em sua perdição sem que exista forma de sair de situação.
Amor esse, que produz avivamento, arrependimento e quebrantamento nos transformando de dentro para fora, e refazendo a nossa vida e história revelando em nós a sua bondade, poder e glória.
Buscando Consolação no Amor de Deus
Que amor é esse, profundo e intenso, De onde brota a graça, força e sustento? Nos ampara e eleva em tempos de tormento, Nosso refúgio nas horas de desalento.
Amor repleto de misericórdia e compreensão, Que pela fé e íntima comunhão, Revela a imensidão de uma graça sem dimensão, E nos envolve com sua graça que é o seu amor em ação.
Graça que traz a revelação divina, Compaixão de Deus, que toda dor elimina, Dissipa a aflição, e nossa alma ilumina, Transformando a dor em melodia fina.
Por isso, busquemos em cada decisão, O amor de Deus e a retidão, Para em nossos corações ter a verdadeira transformação, E viver plenamente em Sua direção.
Poesia, nós só o amamos, porque Ele nos amou primeiro.
Através de um amor tão profundo, De Deus, o Criador, que ecoa pelo mundo. Ele nos amou antes, sem nenhum mistério, Nós só respondemos, pois fomos amados primeiro.
Fomos redimidos, por esse amor celeste, Guiados à santidade, pelo amor que nunca cesse. Ao nosso primeiro amor, fomos conduzidos, Pois Ele, em sua graça, curou nossas feridos.
Dentro de nós, havia tanta desgraça, Dor e sofrimento, uma terrível ameaça. Mas Sua graça imensa, com amor pôs fim, Na maldade que mora, em nosso coração sem fim.
Ele nos olhou, com tamanha compaixão, Resgatando-nos da nossa própria transgressão. Em nossa impotência, de seguir a direção, Deus nos mostrou Sua vontade e salvação.
Uma vontade tão boa, perfeita e bela, Que nos mantém vivos, sob Sua graça. A cada instante, a misericórdia Ele nos dá, Seu amor em ação, que nunca se esvaecerá.
Poesia, amemos, menos que isso nos custe tudo!
Amemos, mesmo que isso nos custe tudo que temos. Amemos, pois quem ama está em Deus e em nós o seu amor é aperfeiçoado.
Amemos, pois o amor tem um poder transformador, e o seu mover consolador produz restauração e avivamento onde antes só existia tristeza, dor e sofrimento.
Amemos, pois essa é a única oportunidade e chance que temos, de demonstrar através da imensurável graça de Deus, a vivacidade e a veracidade de cada sentimento que temos.
Amemos, pois quando a bondade e graça de Deus nos preenche, ela tira de nós e lança para fora todas as nossas dificuldades, traumas e medos.
Poesia, Pois só se vive uma vez.
Quando amarmos, que o nosso amor seja genuíno, sabendo que o tempo não volta e as palavras quando são proferidas não podem ser mais revertidas.
Elas têm o poder de matar, ou gerar a vida. Através delas curamos feridas na alma, manifestando a graça que nos acalentam e acalmam.
Quando formos fazer o bem, que o façamos sem olhar a quem. Pois, a verdadeira bondade é imparcial, incondicional e o seu amor é o que desfaz todo o mal.
Sabendo, que só se vive uma vez, e que nessa breve jornada da vida nós estamos apenas de passagem e o que vamos levar para a eternidade é apenas o amor e caridade.
Poesia, como nasce um sonho.
Todo sonho nasce, com um passo de sucesso, e outros de fracassos.
Com momentos de alegrias, e outros de frustrações, tristezas e descasos.
Ele floresce em meio a dor da rejeição, e próspera quando colocamos o nosso verdadeiro amor em ação, e através da superação vencemos todos os nossos medos e desilusões em meio as pressões que essa vida nos impõe.
Por essa razão, aquele que deixa de sonhar, está enterrando a única esperança que o faz viver, a certeza de uma amanhã cada vez melhor.
Poesia, o tempo: O pior veneno, e o melhor bálsamo.
Nascemos, crescemos e, ao longo do tempo, com as adversidades, crises e problemas, ou morremos emocionalmente, ou amadurecemos em meio às nossas superações e resiliência, em meio à dor e ao sofrimento.
O tempo é a razão da alegria ou do sofrimento de muitos... Enquanto uns clamam pela graça, misericórdia e favor de Deus para superarem suas problemáticas interiores, outros se entregam à amargura e, a cada momento, se afundam em meio ao sofrimento e à dor.
O tempo, para alguns, é o pior veneno, pois os prende às suas frustrações, desilusões e traumas mal resolvidos, que fazem deles seus próprios algozes e inimigos.
Poesia: O peso da solidão.
Vemos o quanto as pessoas fazem falta, como sentimos saudades dos abraços repletos de afetividade, da alegria que sentimos em cada sorriso que transmitimos.
Por essa razão, a solidão é o termômetro de cada relação, manifestando em cada coração o peso da sua sensação, quando valorizamos mais os bens materiais dessa vida e esquecemos que apenas pessoas podem nos trazer paz, alegria, contentamento e a mais pura expressão de vida.
Por isso, em cada olhar, em cada pensamento e sentimento, estão expostos nossos mais íntimos desejos, que os bens dessa vida jamais poderão suprir.
Poesia, a receita para o relacionamento perfeito é simplesmente amar.
O amor é, e sempre será, a força que nos impulsiona a amar de forma única e incomparável. É ele, e somente ele, que nos guia pelos caminhos da afetividade saudável e da bondade afável, manifestando em cada sentimento, desejo e pensamento a realidade do amor que brota de dentro de nós de forma tão agradável. Um amor que nos faz acreditar em um amanhã melhor, onde a tristeza, o sofrimento e a dor não nos aflijam com toda a sua intensidade.
É por amor, e simplesmente por amor, que vivemos e fazemos tudo o que fazemos. Mesmo quando nos doamos sem receber nada em troca, o amor nos sustenta e nos impulsiona a continuar a amar com uma força sem igual e sem par.
Mais assustadora
do que a lenda
da Missa do Dia dos Mortos
é a sua cara feia,
Para ficar correndo atrás
de casamento,
não nasci com tal paciência.
Pior do que a sua própria
cara sou capaz de ficar
quando estou de mau humor,
aconselho não se arriscar,
Sobre a guerra dos sexos
nunca vou me interessar,
Se nasci para ser Tia Velha
não faço nem questão de lutar.
Das versões mais
convincentes da Mula Sem Cabeça,
sou aquela que não se casa
e deixa até o padre em paz;
E assim aqui está escrito o poema
da solteirona sem dilema.
No Hemisfério Celestial Sul
floresceu o Ipê-Branco
da Via Láctea do destino
da Corujinha-das-Guianas
que cruzou no meu caminho,
Ouvindo "Guayana Es"
prevejo a volta do Esequibo
e entregarei os meus poemas
para onde poderei ver
de perto e tocar as estrelas.
Trutas dançam
nas águas frias,
Enquanto eu
escrevo poesias
buscando me tornar
a mais amorosa
e ser a sua companhia.
Enfeitar de azaleias
cultivadas por mãos
paulistas ao redor
de nós dois e cantar
baixinho no ouvido
o quanto me adora,
É doce ambição que
não apenas sozinha
tenho desejado,
Mesmo que seja só
nas nossas cabeças,
A gente namora todo
o dia e o quê virá
anda sendo escrito
finamente pela poesia.
A beleza de uma
pequena flor fala
muito do sentido
de pactuar com
a real fortaleza
que é não abrir
mão jamais daquilo
que mantém a delicadeza.
No canto do Sabiá-da-praia
tenho o primeiro solfejo
da trégua tão desejada,
é preciso superar qualquer
mágoa, pensar na terra
adorada e abraçar
com afeto profundo toda
a possibilidade de viver
com paz e felicidade.
💡 Mudanças reais começam com uma boa ideia — repetida com consistência.
No canal do Pensador no WhatsApp, você recebe diariamente um lembrete de que é possível evoluir, um hábito por vez.
Quero receber