Poemas de Erico Verissimo 1910 a 8
A VAIDADE:
É tão GRAVE para nós, como pró cão a carraça. É uma fraca tentação, pois a nós não acha graça. É um viver na ILUSÃO!
O VALOR do AMAR:
VALE muito MAIS, um ÚNICO dia de em AMOR união, que um casamento, de quantos anos possas a imaginar contar; com UMA ÚNICA traição!
A vida ETERNA:
TÃO CERTA como A MORTE certa, que para tod@s é fado, A VIDA ETERNA estará, para quem; A AMAR, seu EU; SEMPRE TIVER DEDICADO!
AMAR ou ser AMADO...
Ser Amado é muito bom, mas mui melhor é Amar, pois poder dar desse Bom, por em nós se encontrar; é uma Bênção!
A Saudade:
É ir ao imaginar, ver Todo o tanto gostar, que se Tornou num passar. É a tristeza rejeitar, pelo dela; Tão Bom Reencontrar!
CARINHO
É aquele mansinho DOAR, dado do nosso interior. Por ser tão BOM e MEIGUINHO, É TERNO e É COLINHO; nada mais É que AMOR!
A PRECAUÇÃO:
É sinónimo de prudência, cautela e prevenção. É cuidado a ter, senão; ao por também ser calar, mui bom nos pode tirar!
FESTEJAR
SÓ és DIGN@, do Aniversário de casad@s festejar, CASO enquanto tal, A QUEM te ACOMPANHOU, TRAIR; sequer consigas IMAGINAR!
Curas a ferida, curas através das minhas lagrimas que derramo por ele, aparta de mim o sentimento indesejado, o nome que não sai de minha mente, aparta tudo o que eu quis um dia com ele, aparta da minha mente o cheiro, o som da sua voz, o abraços, curas as feridas no coração.
A ALEGRIA:
Está para tod@s nós, como as festinhas pró cão. Não há melhor sensação!... Que se espalhe por tod@s vós; eis meu desejo ENTÃO!
PECAR:
Não é à missa faltar, nem sequer é não rezar; mas o mero desprezar, de todo o ensinar, que existe pra nos Salvar. É um PENAR!
Pensei que te esqueceria da noite para o dia, mas dai, o dia virou noite, e a noite virou dia. E quanto mais eu tentava te esquecer, menos eu te esquecia. Porque você sempre foi parte da minha noite, como também era parte do meu dia. E como fazer pra esquecer de alguém que sempre vem me visitar a noite em sonhos? E como esquecer alguém que me faz sonhar acordado durante o dia? Nessa coisa de sonhar dormindo ou não, nessa coisa de esquecer em vão, fiz totalmente o contrário do que queria. Comecei a pensar mais ainda em você, e nunca consegui realmente te esquecer, nem de noite, nem de dia.
Ricardo F.
DESCOBRI HOJE, NÃO AMANHÃ
Descobri que amar não é apenas amor, Que sintonia não é coisa simples de sentir-Se, Que desejo não é sede, Que paixão não é palavra que se diga, Que sentir-me em casa não é só entre Tijolos, Que frutos fora de estação são meros Perdidos do espaço.
—Sabe, eu não tenho mais paciência para conversar com algumas pessoas. —Como assim? —Sei lá, ninguém está conseguindo prender a minha atenção, despertando vontade. Quando meu instinto diz que nada é real, por exemplo, não consigo manter um diálogo. Minha mente explode. —É por isso que você está se afastando com mais frequência? —Sim. Eu não sinto nada profundo mais, não sinto absolutamente nada por algo ou alguém. E eu não sinto que alguém sinta isso por mim. É como se as pessoas só nadassem no raso, e eu não tenho mais paciência para observar nada que não seja interessante.
A transparência das gotas de chuva me lembram sua sinceridade, me encantam igual. O tempo fechado me faz lembrar do seu mau humor, começa chuviscando e depois engrossa. Oh, moreno temporal. Nesse frio eu queria estar enrolada nos seus braços, você é o meu casulo. Mas não me deixa voar quando o sol aparecer, cuida de mim. Na tempestade eu me molho por ti, no calor, eu reclamo com você.
Todo mundo tem um pássaro azul dentro de si.
Quando o assunto é sentir, algumas pessoas sobrevivem no estado de negação, todo mundo passa por isso, mas uns tomam como realidade única. Mas o gelo derrete, iceberg também, não importa quanto gelo tenha, não importa quanto frio esteja, tudo derrete e uma hora o calor chega. Bukowski que era o rei disso, era melancólico, confessou que deixava o seu pássaro azul sair à noite, que era quando todos estavam dormindo, ele não queria que ninguém visse que ele existia. Porque assumir, liberar o pássaro seria como morrer aos poucos, então ele o trancava, dizia que não chorava. Mas ele estava conformado com sua realidade única, no fim são todos emotivos que se acham no autocontrole.
Você deveria saber que é normal não ser interessante para todo mundo, ok? É tipo quando você conhece alguém, tem gente que é parecido com você e você sente mais atração, tem outros que não te atraem tanto. Não é uma questão de ser péssimo, horrível e não nasceu para alguém. É uma questão de encontrar alguém que se conecte contigo, e isso não é fácil, eu sou a prova viva disso. Mas não é impossível, então continue mostrando a sua beleza e o seu jeito de ser, porque para você achar esse alguém, você precisa se mostrar para o mundo, e não ficar em casa reclamando da solidão.
Os cacos são difíceis de juntar, quase desistimos ao ver as nossas mãos com vários machucados. E começamos a pirar ao ver o sangue, é normal, o desespero sempre bate. Mas sabe, os machucados se curam, não na velocidade que queríamos, mas eles se curam. Seja de forma natural, ou com remédio, e nesses casos, o remédio é a combinação de nós com a força de vontade.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp