Poemas de Dúvida

Cerca de 5495 poemas de Dúvida

Não é no momento da mais profunda dúvida que nascem as novas certezas? Nesse mesmo sentido, talvez a desesperança seja o adubo que alimenta a esperança humana; talvez nunca experimentássemos o sentido da vida se antes não tivéssemos experimentado seu absurdo.

Essa dúvida que me assombra, será que você é tão importante pra mim? Será que tudo isso vale a pena?
Não consigo te esquecer, mas preciso, sei que já não vale a pena, que o meu medo de errar acabou com tudo isso, mas quem ama sempre se apega ao último fio de esperança possível. Não vou lutar, vou me afastar de você, pra assim, lentamente, eu poder voltar a viver.

Sem dúvida foi um sonho curioso, minha querida; agora vá correndo tomar o se chá, está ficando tarde.

Tente, tente sempre, porque se você não tentar, com certeza sofrerá pela dúvida, mas nunca pela desventura.

⁠Hoje se alguém me perguntasse qual seria meu maior sonho.
Eu sem dúvida nenhuma responderia você.

É o ter e não poder tocar. É o ser meu e poderem roubar. É a dúvida de que você possa se afastar. Mesmo você jurando me amar. É isso que me faz querer chorar. Mas saiba… que eu nunca vou te deixar.

Se não há confiança, não pode existir espaço pro amor. Quem ama confia, quem ama não duvida das suas palavras!☝

⁠ Tem alguma dúvida sobre mim? Vai continuar tendo, quando eu quis me fazer conhecer, você não quis. Hoje não quero mais.

Quando a hesitação aparecer, quando o medo surgir, quando a dúvida chegar, apenas dê o primeiro passo, pois depois disso, você já terá mudado todas as suas circunstâncias anteriores, e a mudança dos resultados é inevitável.

Não troque a certeza pela dúvida. O concreto pelo talvez. Não deixe uma dúvida interferir na sua certeza.

Não resta mais a menor dúvida de que estamos em um momento populista. A questão agora é se esse momento populista vai se tornar uma era populista — e pôr em xeque a própria sobrevivência da democracia liberal.

Se um simples bom dia acompanhado de um sorriso já transforma um ambiente, sem dúvida, ao encontrarmos “O Nosso Melhor Eu”, estaremos modificando a sociedade para melhor.

Se ser pai/mãe fosse profissão, sem dúvida alguma seria a mais difícil do mundo. Educar exige um cuidado quase cirúrgico, doação e amor incondicional. Somente com essas habilidades preciosas e "divinamente humanas" você é capaz de tocar uma alma com a delicadeza que ela precisa e o respeito que ela merece.

Eu gosto de você, sem dúvida nenhuma! Mas também já gostei de Capital Inicial. Então, isso não quer dizer muita coisa.

Eu não quero dois amores, não quero ficar em dúvida. Eu quero ter duas vidas para viver com um único amor.

A busca da verdade está sempre ligada a uma decepção, a uma desilusão, a uma dúvida, a uma perplexidade, a uma insegurança, ou então, a um espanto e uma admiração diante de algo novo e insólito.

O ser humano é tão desequilibrado que a primeira tempestade põe em dúvida toda mansidão conquistada.

Quero colocar, meu filho, a minha dúvida. Quero te dizer que não sou perfeito, embora tenha pretendido muitas vezes - principalmente diante de você - ser o senhor de todas as respostas. Quero esclarecer, sim, que na verdade, muitas vezes desisti e quis virar as costas para o amor, para o prazer, para a felicidade, com medo do revés. Mas, ainda assim, de alguma forma, renasci. Porque sou humano. E somos feitos deste jeito, de esperança e dor. De fracasso e vontade de acertar. De uma grande luz e força que de repente despenca numa incompreensível confusão - para de novo tentar e se encontrar logo adiante. E se de algum jeito, meu filho, eu não for capaz de vivenciar esta verdade com clareza diante de você, não me julgue pela minha força e fraqueza aparentes. Não sou teu único parâmetro, embora o primeiro. E tudo que eu quero é que, se não for da minha capacidade, que seja da própria vida que você receba esta melhor herança: a de compreender e viver que somos dúvida. Humanos. E que a duvida é o que nos permite questionar e engrandecer e não deve, jamais, servir de desculpa para o não-ser.

A ciência sem a fé conduz à dúvida; a fé sem a ciência conduz à superstição. As duas reunidas dão a certeza, e para uni-las não se deve jamais confundi-las.

Éliphas Lévi
Mello, Hilton de; Intrator, Edmond. Dispositivos semicondutores. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos, 1980.
...Mais

Com o coração na mochila, o lápis borrado, o sorriso e a dúvida, a coragem e o medo, mas vou...