Poemas sobre Dor e Sofrimento
Algumas dores só curam quando você esta disposto a encará-la. Tirar um espinho do pé é como tirar uma mágoa do peito, evita futuros sofrimentos.
Você vai dormir e acordar, mas tudo, todas as dores, angústias e aflições irão despertar com você pela manhã. Um novo dia nem sempre é um dia de fazer diferente; às vezes, é apenas mais um dia para sofrer de novo.
Só eu vivi minhas histórias, minhas experiências, meus amores, minhas dores. Só eu sei como a vida se apresentou a mim.
Como alguém poderia julgar a intensidade dos meus sentimentos, se não viveu o que eu vivi?
Não precisamos a todo custo evitar as dores, nem tampouco esquecê-las. Elas virão de qualquer forma. Algumas vêm para nosso próprio bem.
Viver é sentir dores emocionais.
Acreditamos ter controle sobre nossos sentimentos, mais não é verdade, apenas passamos a vida lutando contra eles.
É certo que o tempo cura todas as dores. Entretanto não te faz ter amnésia.
Sofrer é escolha de carregar consigo a dor que deveria ter ficado lá atrás, no tempo.
Nós só podemos lutar para esquecer nossas dores e nossos sofrimentos, para superá-los, mas nunca vingá-los. Agarrar-nos a esperança, por menor que seja, e, entretanto, de vez em quando, só de vez em quando, tentar voltar a se sentir como uma mulher.
As vezes sinto dores que não sei identificar. É como se cimitarras cortassem-me de dentro pra fora. Parece-me que nessa hora, atinjo o ápice do sofrimento existencial! E então preciso me agarrar a todos os instintos primordiais de conservação para continuar sobrevivendo! Quem me matará será o tempo. Há de ser ele! Ninguém mais possuirá esse prazer!
Não gostamos, mas dores são necessárias para a vida. Alerta sobre os perigos, diz quando algo está errado e precisa de tratamento. Nos afasta de tudo que é extremo [calor, frio]. Nos leva ao médico. A dor espiritual também. Um mundo rosa ou azul, não existe, senão por ilusões. A sociedade nos impõe a alegria como obrigação, como ingrediente do sucesso. A alegria ostentada nas redes. Não! Somos humanos! Temos direito de viver as tristezas. Aprender, crescer, nos fortalecer, a despeito e, principalmente, por via delas. Sucesso não é obtido ignorando dores, mas pela exercício de resiliência diante delas.
“Quando aqueles que sofrem as dores de suas ações passadas se aproximarem de vocês, jamais lhes digam que merecem o sofrimento. Procurem, pelo contrário, aliviá-los pela força da compaixão. Comprovem sua sabedoria com boas ações.”
Algumas dores pedem palavras, enquanto outras só aceitam o silêncio. E há momentos em que o melhor a dizer é não dizer nada.
Carrego dores que não escolhi, memórias que não pedi, mas sigo amando com esperança.
Mesmo ferido, sou ponte — entre o passado que grita e o futuro que sonha paz.
As dores podem ser muitas, aguenta-las pode ser muito difícil, mas chega um momento que você está tão forte, que não é qualquer dor que vai lhe abalar.
Por mais que você compartilhe suas maiores dores e os outros até pareçam entender, no dia seguinte, só você continuará lutando e pensando nisso.
Um processo de luto é algo doloroso, não existindo aquele menos sofrido ou melhor de ser elaborado, pois a dor é a de quem sente e sempre é legítima.
Soraya Rodrigues de Aragao
O sofrimento não nos deixa mais fracos, eles servem para imunizar nossas angústias, cria resistência para nossa alma, nos ajuda a vencermos as dores, as amarguras, os dias difíceis, o sofrimento deve nos fazer pessoas melhores e não piores!
