Poemas de Cruz e Sousa
Tudo, infalivelmente tudo ao nosso redor possui vida. Muitas destas vidas são imperceptíveis à nossos alquebrados olhares, passam como capítulos inexistentes de uma obra desconhecida. Mesmo assim podemos senti-las, tocá-las, amá-las e respeitá-las através de nossa sensibilidade, basta simplesmente que despertemos e religuemos a conexão adormecida, em nossa evolução, com o universo ao qual tornamos
Oculto.
Saibamos meus amados que chegará o dia em que a guerra e o sofrimento serão palavras distantes e irreconhecíveis em nossas mentes. Para tal triunfo a união e o respeito com todas as crenças se faz inteiramente necessária.
Na lua busquei o teu sorriso que me fazia feliz, infelizmente encontrei apenas vestígios que estavam perdidos junto ao vento frio da noite.
No futuro, a natureza será apenas um conto irreal e um sonho inconquistável, que farão parte da loucura humana.
Com o mesmo encanto e maestria da Grande Fênix, levantar-me-ei sobre as cinzas de meu viver, inflamarei meu âmago de nova e fortificante esperança, alçarei meu vôo rumo ao infinito céu dos sonhos, curarei minha dor através das lágrimas sagradas que jorrarem de meu coração, e todo amedrontado ser, que para mim desejar a destruição, deixarei à ele apenas minúsculos rastros flamejantes, assim saberá que ali estive presente e nada me deteve, simplesmente por que o fogo de minha luta sempre se sobressairá ao gélido e incapaz desejo da morte!
Busquei além do horizonte o amor e a paz, sei que eles existem em outra terra, mesmo assim a tristeza e a felicidade aqui estão ao meu lado. Porém, depois de muitas batalhas e dores, chegará o dia em que meus olhos irão encontrar e contemplar o caminho que me levará de encontro aos meus sonhos.
Das pedras que atiram eu meu caminho, fiz uma mansão, mas do que adianta esta mansão se não tiver você para morar comigo?
Sabe aquela sensação de que você pode pegar o mundo com as mãos? Onde você manda e domina, mas não se sente bem, existe uma necessidade de ser mandado, de curvar e obedecer, de ir contra o que você quer, de decidir pelo outros, de agir com racionalidade. Eu quero tudo, posso tudo, mas não faço nada!
Hipócritas são aqueles que dizem que não se importam com a opinião dos outros, pois se não se importassem com isso, ninguém cuidava da aparência, não malhava, não se maquiava sequer faria um regime, quando você faz algumas dessas coisas é porquê quer impressionar alguém, resumindo, a opinião dos outros é o que nos motiva a nos cuidarmos.
A discrição é importante. O discreto sempre é o mais sábio e não alardeia a sua sabedoria aos quatro cantos. Espera o momento para agir.
Agir bem é uma questão de estar no lugar certo, na hora certa, com os recursos necessários, com as informações precisas e contar, ainda, com um pouco de sorte. Difícil, dificílimo.
O homem inventou os métodos mais sofisticados e engenhosos para proteger-se de seu maior inimigo: ele próprio.
Cada homem é um universo de medos e desejos, sofrimentos e esperanças, alegrias e tristezas. Cada rosto é uma obra de Deus.
Ás vezes, para seguirmos em frente, é necessário deixar para trás aquilo que estimamos. É mister, em alguns casos, queimar os navios.
