Poemas de Cruz e Sousa
A pior coisa é o orgulho, orgulho de não admitir seu erro. É incrível ver como ele é capaz de destruir coisas que levaram anos para ser construídas, ele as destrói em um piscar de olhos.
É tanto amor que não cabe no peito. É tanto sentimento que transborda pelas ações. É tanta coisa que a gente nem consegue explicar.
E ela é linda com todas as suas gargalhadas escandalosas, com seus surtos diários, seus carinhos inesperados, seus pensamentos fantásticos, sua preguiça inconfundível, sua fome inacabável e seu sono confuso.
Tu tem um impacto em mim que eu não consigo controlar. Te evito. Estou cansada de você, mas me pego inúmeras vezes pensando em ti e no passado. Odeio te ver, sinto-me insegura, frágil, falta chão. Mas te queria por perto. Se te vejo nos meus dias mais felizes, fico triste. Não sei, não entendo, nunca entenderei. Mas o primeiro amor, bem, a gente nunca esquece e sempre sente.
Não liguei. Não mandei mensagens. Não te olhei na cara. Me segurei. Pensei por vezes em enviar algo. Não posso! Você não merece nem nunca mereceu e prova isso todos os dias. Não entendo o porquê, mas a vida segue e ninguém pode me culpar por fingir que você não existe. Cansei de sentimentos, de dores, de dúvidas. Então, pedi baixinho “Cuida dele Senhor, cuida dele”. Não por gostar ainda de você, talvez eu goste, mas porque dizem que devemos rezar pelas pessoas que não gostamos ou aquelas que não gostam da gente. E se tem algo que você deixou bem claro com suas ações, foi que você não vai com a minha cara!
Lembro daquela vez que você piscou para mim. Eu, sem jeito, não soube piscar de volta. Então coloquei a mãe no olho abaixando a pálpebra com meus dedos miúdos, fazendo um piscado forçado. Algumas vezes depois eu aprendi. Não lembro se você chegou a ver o meu piscar, não lembro. Hoje, me olhando no espelho e vendo a pessoa que me tornei, sinto uma saudade enorme. Queria chegar correndo na sua casa e te gritar, compartilhar minhas conquistas e dores, te abraçar e sentir o teu cheiro de cigarro. Eu te amo. Eu não sei se eu disse isso alguma vez, mas de alguma forma, torço para você saber disso agora. Eu te amo.
Um dia desses me perguntaram , o que te faz feliz?
Há oq me faz feliz , e a infância da pipa no céu, e a trave marcada com giz, e a bolinha de vidro brilhando na terra batida, e o traço do giz de cara no papel, e o sonho de ser super-herói, e a menina de cabelos cacheados no primário, e o cheiro de bolo quentinho, é o carinho da mãe, e a severidade do pai, são os doces da vovó, o carrinho de roleman do vovô... pois é o que me faz feliz a é a inocência de criança que vejo se refletir nos pequenos olhos do meu filho.
Na vida vai surgir aquela pessoa pela qual temos um sentimento que começa com uma paixonite, passa pelo amor, depois a decepção, a raiva, frustração, tristeza e termina com um sentimento estranho que você nem lembra que a pessoa existe, mas é só ver uma foto ou ela pessoalmente para acabar com o seu dia.
Uma hora da manhã e eu estou sentada no meu quarto, olhando pela janela, o movimento parado da rua. Depois de assistir uma comédia romântica, onde no final o casal sempre fica junto e jura amor eterno, me pergunto quando será a minha vez. Quando será a minha vez de me apaixonar? De sentir algo especial por alguém? De, sequer, me sentir atraída por alguém? Faz um longo tempo que eu não me sinto atraída por um cara e quando estive, era mais pela ideia de estar atraída do que por estar mesmo. Eram feios, chatos, mas que eu imaginava que eram legais, ignorava seus grandes defeitos só para me dar o deleite de dizer “eu estou apaixonada”, “eu gosto de alguém”, mas tudo era uma farsa. Eu nunca gostei e não sei se sou capaz de gostar algum dia.
A estrela precisava de amor para continuar brilhando. O girassol precisava de um sol para continuar vivendo. Um encontrou no outro o que lhe faltava.
As cores da vida pintam os quadros mais importantes da alma humana. Amor, perdão, compreensão, humildade, flexibilidade, carinho, gentileza. Só uma alma insensível não é tocada por elas.
Eu digo para minha mãe que eu nunca tenho o que fazer. Que eu só durmo e como o dia inteiro.
Ela considera isso “vida boa”. Eu considero “tristeza”.
Não tenho medo de errar ou até ser vaiada, pois eu já errei e fui vaiada. Eu tenho medo é de não tentar novamente.
Eu sentia, sabe? Aquele aperto no coração e as borboletas no estômago de quem sabe que está se apaixonando outra vez.
Eu te amei o suficiente pro meu coração chorar. Eu te amei o bastante para não suportar ficar distante. Só que o mais importante foi que eu me amei, me amei o necessário para me afastar de você, para viver a minha vida e te deixar pra trás. Porque, por mais que eu te amasse, eu não aguentava mais sofrer.
Case com alguém que nunca te deixe cair na rotina. Que sempre lembra de te mandar uma mensagem de texto ao longo do dia só pra dizer "Tô com saudades." Que mesmo sem grana te leve pra sair, mesmo que seja so pra tomar um sorvete, ou um açaí, porque o que importa mesmo é passear de mãos dadas com você. Case com alguém que te apresente a todos aonde vai, pois tem orgulho de dizer " Esse é o amor da minha vida!", que seja alegre, e não reclame por tudo, mas te ajude a solucionar e resolver os problemas que surgirem no casamento. Case com alguém que te trate bem, não que faça suas vontades, mas que sempre busca o melhor para o casamento de vocês, que além de seu amor seja seu melhor amigo, e que você sempre pode contar em qualquer situação. Case com alguém que não desista de você por qualquer bobagem, que entenda o seu silêncio e que de risadas dos seus ciúmes. Case com alguém que não torne seu relacionamento uma obrigação, mas que você sabe so de olhar que nao existe outro lugar em que a pessoa gostaria de estar a não ser ao seu lado. Case com alguém que faça planos com você, que seja especial o suficiente pra você não conseguir viver longe. Case com alguem que desperte o melhor em você e que te aproxima ainda mais de Deus O colocara semore como base em suas vidas. Case com alguém que sabe admitir que tem muitos defeitos, mas que nenhum deles jamais conseguira apagar o amor que sente por você. Case com alguém que no altar do Senhor prometeu ser fiel, amigo, estar com você na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, e vai ate o fim honrar cada uma dessas palavras. Case com alguém que não precisa dizer todos os dias " Eu te Amo!" Mas que irá te mostrar seu amor todos os dias da vida de vocês com atitudes e honrando a pessoa que escolheu para envelhecer ao seu lado.
Ela tinha aquele olhar de quem acredita que o amanhã vai ser melhor. E aquele sorriso de que lutaria para ele ser melhor.
