Poemas de conselhos

⁠Viver é persistir em transcender todos os obstáculos; inúmeros, constantes, desafios da nossa existência.

⁠"Para escrever sua história é necessário muito mais que papel e caneta, é essencial vive-lá."

⁠O Homem tem que aprender a viver no Inferno, para então conseguir sobreviver no Paraiso.

⁠O que representa o homem não é seus bens, dinheiro, patrimônio e sim o que faz em seus momentos de incertezas.

⁠Se você acredita em alguma coisa, vá até o fim. Haverá quem acredite em você, mas tenha certeza, haverá o dobro, o triplo, incontáveis pessoas que tentarão te fazer parar, desanimar, desistir. E são essas mesmas pessoas que, por covardia e por comodidade, vivem na mediocridade usando mentiras bonitas e doces em que insistem em acreditar. Pegam sua covardia na lata do lixo, limpam e pintam disfarçando-a, transformando-a em uma máscara de comodidade tão fina e tosca que não encobre a vergonha que sentem de si mesmos e inventam questões de consciência para tentar incutir medo aos fortes.

O ⁠caminho sozinho pode se tornar longo, porém em certas companhias pode se tornar uma eternidade!

A maior dificuldade para chegar a viver razoavelmente no inferno é o cheiro que lá há.

José Saramago
Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

Viver é um compromisso entre fazer o que você quer e fazer o que as outras pessoas querem.

John Updike
Coelho em crise (1971).

⁠Viver é uma jornada que nos permite sonhar, olhar para dentro e explorar nossos pensamentos mais profundos, enquanto também nos dá a oportunidade de olhar para fora e experimentar o mundo ao nosso redor. É a intersecção entre a imaginação interior e a criatividade exterior, onde encontramos significado e crescimento.

⁠Em tua companhia eu fui morrendo aos poucos, me apagando, virando sombra, deixando nas tuas mãos a decisão da minha vida. Não vivi, apenas existia imersa no medo de falar ou na covardia de me levantar e ir embora, tomar as rédeas da minha vida, viver, viver, viver!

⁠As pessoas vivem por viver, esperando a morte chegar. Ou melhor, muitos não vivem ou sobrevivem, mas sim fazem de tudo apenas para adiar a morte.

⁠Hoje eu vejo como o mundo está cheio de pessoas que se dizem “normais” e que estão julgando outras por suas atitudes diferentes, sem perceberem que, para ter equilíbrio, é preciso um pouco de insanidade.

⁠Fácil é viver em um mundo artificial, em que alguns desejos momentâneos são realizados. Difícil é se conectar com a luz que faz acelerar as batidas do coração e energiza outra alma.

⁠Estava sentindo muita dor e, segundo o médico, o laudo era saudade. Está mais do que comprovado: eu não consigo viver sem você!

⁠Ter você ao meu lado é o maior presente que a vida poderia me dar. Sua companhia é tão importante quanto o ar que eu respiro. Eu não consigo viver sem você!

⁠Eu não consigo viver longe de você. Está bem, até consigo existir, consigo respirar. Mas só sou capaz de viver plenamente quando estou do seu lado.

⁠E eu parei de buscar sentido pra tudo que acontecia na minha vida, e comecei a vivê-la...

⁠Por que você não vive pelo povo? Por que você não luta pelo povo? Por que você não morre pelo povo?

⁠Alguns ciclos se encerram para que novos se iniciem. Às vezes, não na mesma intensidade e proporção, mas todos com a sua devida necessidade, importância e uma razão.

⁠De onde viemos e Para onde vamos? Do que isso importa?!
O que importa mesmo é viver num instante... O agora.