Poemas de Amizade de Jorge Amado
"A coisa mais difícil é mudar o comportamento de uma pessoa, sem o consentimento dela. Mesmo ela sabendo que possue um hábito que atrapalha a sua vida e dos seus familiares, citamos dois hábitos: a dedicação às REDES SOCIAIS (internet), quase o dia todo e prestar Trabalho VOLUNTÁRIO, sem ter recursos suficientes para sobreviver e tantos outros nocivos a ela própria'
"Ser emotivo demais só traz prejuízo. Por isso, manter-se racional em nossas decisões é a melhor opção"
"MAY-WAY -- (meu caminho), está expressão tem uma aplicação ampla. Planejamos ter uma vida em equilíbrio até o nosso funeral, mas não nós preocupamos com nosso TRAJETO, não procuramos um bom trabalho, não temos o hábito de cumprir com as nossas obrigações, financeiras e sociais; Economizar, pagar os nossos tributos, fazer um plano de saúde, um plano de aposentadoria, adquirir um imóvel no lugar fora da area da violência, entre outros.
Lembre-se, os dias maus batem na porta de todos, na sua não vai ser diferente. Os médicos nós ajudam a viver mais, mas não nós livram da dor, principalmente da alma, nem tampouco da morte"
"TOMAR DECISÃO -- Um termo que todo mundo conhece; mas poucos colocam em prática. Assim é nas profissões que escolhem, depois de preparados não exercem, se propõe abandonar os vícios, a má alimentação, a companhia de pessoas indesejáveis etc. Na verdade empacam na vida, diante dos desafios, procure examinar se você não é um deles, se for, mude anda há tempo"
"Não é necessário buscar justificativas para a quebra de um relacionamento, elas são tão sutis (porém ambos sabem) que se explicitar acarretará atritos desnecessários, sendo melhor ficar encoberto"
"Para quem quer levar uma vida fácil (não trabalhar e Estudar), a vida será difícil -- uma vez que os requisitos: trabalho e estudo (qualificação), fazem parte do nosso cotidiano e mais a frente só nos resta lamentar o tempo perdido" Parafraseando Camões: Quem passou pela vida e não sofreu, passou pela vida e não viveu"
"O equilíbrio financeiro proporciona tranquilidade, já o desequilíbrio grandes preocupações; isto se aplica aos desprovidos de recursos, aos ricos aos pequenos empresários e grandes empresas, basta acompanharemos o noticiário. Se você quer se livrar desse grande inconveniente; como diz o provérbio chinês: --- Procure cavar um poço, antes que a sede apareça"
"NÃO SUBA NO BANQUINHO OU CADEIRA -- presenciei uma senhora gritando de dor na sala de espera de um hospital particular, --- QUERO MORRER -- para trocar uma lâmpada, ao invés de utilizar a escada (preguiça de apanhar), subiu no banquinho que escorregou causando a queda da senhora e quebra de ossos. Se você tem 4 a 80 anos, que sirva de alerta; precisando subir em algum lugar para fazer pequenos reparos, não utilize Banquinhos ou Cadeiras, há um alto índice de acidente e muitas vezes deixa a pessoa sem utilidade"
"A fábula da UVA E DA RAPOSA, quer dizer muita coisa e devemos aplica-la sem cerimônia:
--- A raposa passando embaixo de 1 parreira de uvas; avistou diversos caixas a ponto de degusta-las, como é a fruta que ela mais gosta, deu o 1° pulo para pegá-la, não conseguiu, o 2°, 3°, na 8° tentativa, já exausta, olhou para cima e disse: NÃO vale a pena estão VERDES". Assim acontece conosco, muitas vezes não adianta insistir, não está ao nosso alcance. O melhor que fazemos e desistir.
"Se alguma coisa tem chances de sair errado certamente sairá, e da pior maneira possível" Murphy
É verdade, devemos observar que o excesso de confiança gera imprudência. Se você vai viajar com a sua família em dia chuvoso principalmente a noite e seu carro não está com os freios e pneus 100%, corre o risco de provocar acidente, perder a própria vida e de seus familiares. Há centenas de exemplos e o culpado é você. Sempre alerta.
"Estamos ASSENTADO na rocha ou na areia. Se for na rocha podemos enfrentar qualquer terremoto, enquanto na areia a maré e o vento podem nós carregar.. Por isso, seguir o conselho do apóstolo Paulo nos ajuda: --- Tudo eu posso, mas nem tudo me convém --- para atingir este objetivo; temos que combinar com o nosso subconsciente e nos valer: da honestidade, esforço, trabalho, reconhecer às virtudes dos outros e a nossa, respeitar o direito dos outros e o nosso, e no final da vida podemos dizer: fiz o melhor"
"A ação mais difícil é transformar um pangaré (cavalo de pobre e difícil de domar) em Manga Larga Machador (cavalo de rico e obediente), mal comparando, podemos aplicar aos seres humanos; há muitos pangarés empacados (nem pra frente, nem pra traz).
"Façamos as coisas certas, porque um dia, de tanto fazer às coisas erradas e ser descoberto não mais encontramos o caminho do retorno para casa e sociedade passando a viver perdido na noite"
Aqui no Rio, e em todo o Brasil, o chefe de família, leva a família para o morro e deixa a casa pendurada (alto risco) apesar dos fiscais do governo avisararem. O que ocorre é muito DOLORIDO, os filhos e a esposa, sem poder para alertá-lo do perigo acabam sendo vítimas e enterrados vivos (morrem soterrados). Que sirva de lição o que tem ocorrido"
"Quem não esquenta a cabeça (não se preocupa), não será ninguém na vida. Se você não tem nada; precisa se esforçar para adquirir e se tem, precisa se preocupar para não te roubar (há muito espertinho te observando). Não seja tímido e fica vigiando.
Maquiavel disse: --- O homem e mal, se você é totalmente bom, trabalha para sua perdição"
"VALE A PENA TER COMUNHÃO COM DEUS. Ir a igreja pelo menos 1 vez por semana é imprescindível para manter o equilíbrio. Basta olhar para natureza e verificar a presença dele. Observe a mulher grávida e depois de 15 anos verá a mãe e filha bonitas.
Certa vez, verifiquei que um colega rebelde não aceitava frequentar a igreja; se alimentava ingerindo muita gordura (torresmo, batata frita e cachaça) todos os dias; falei pra ele: vai a igreja Deus vai te ajudar, o que ele me respondeu: SÓ ME LEMBRO DE DEUS QUANDO VOU BATER COM O CARRO; digo: MEU DEUS, acabou morrendo de infarto, no banheiro com menos de 50 anos. Não conheceu as palavras do Apóstolo Paulo: TUDO EU POSSO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM"
"Ninguém pode sofrer no seu lugar, nem no meu, por isso, a prudência é o melhor remédio. O acidente está diante de nós a todo Instante, seja ele em casa ou na rua. Quantas pessoas conhecemos: jovens ou idosos, que estão em cadeiras de rodas por serem atrevidas?"
"PARAFRASEANDO o presidente John Kennedy (1.917 a 1.963): --- Não pergunte o que os outros podem fazer por você, mas o que você pode fazer por você --- Você não pode trabalhar, estudar, se esforçar, Ajudar a sua família, principalmente a esposa e filhos, se paga aluguel, adquirir o seu próprio, não Mentir, agir com Honestidade, estás virtudes são as que precisamos para nós considerar uma pessoa honrada"
"NUNCA ESQUEÇA DESTE PROVÉRBIO CHINÊS: --- Nunca esqueça de cavar um poço, antes que a sede apareça --- devemos ter pra onde correr quando somos demitidos, a tempestade nos coloca na rua, o dinheiro acaba, os nossos pais que nós ajudam falecem, doenças e tantas outras circunstâncias. Temos que manter o poço aberto, sejamos prudentes"
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp