Poemas de Amizade de Jorge Amado
O MEU AMOR
E o meu amor é a alma que clama sobre a chama,
É o recíproco sentimento na alma de quem ama,
E todo amor é o único momento da vida,
E toda cheia de partida,
E todo o desapertar é um amor que sucumbiu,
E todo sonho geralmente é um fruto benevolente,
Pois tudo tem seu lugar de unir o mais belo sonhar,
E toda opção no voluntário coração,
E tudo se completa na espontaneamente do desejo,
E tudo se transforma em detalhes do grau infinito,
E todo o erro já deixou de existir,
E toda limitação extingue-se por fim,
É mágoa corroída,
Flecha partida,
Causa destruída,
E o tempo é o embelezamento do sentimento,
Que fez renascer em uma frase ferina,
Num momento da vida,
Oportunamente vivida,
Numa breve despedida,
Onde o amor é a única opção,
E breve como a vida,
É o único sentimento onde a aplicação vale o momento.
O CARNAVAL
Assisto a pobre alma pelo relampejar da fantasia, tentativa frustada de preencher o vácuo individual.
Assisto o pobre habitantante da região em gigantesca agitação, refúgio interior do imenso conflito.
Assisto ainda muitas almas a se consumir pela a acanhada alegria surperficial, mas era de se esperar.
O indivíduo é imensamente simples ao tentar se descobrir em penachos e paetês, intensa demonstração de desgastado coração.
São os momentos temporais que fazem o momento afortunado, ou apenas originam a traiçoeira ilusão de alucinado prazer.
Existem os que se libertam ao amanhacer sem nada temer, mesmo sem esquecer a miséria de sua alma.
Necessito lembrar que existem apenas os que lamentam as suas misérias interiores a cada folia, alfinetando a falsa alegria, que as consomem a cada quarta-feira de cinzas.
O Tempo.
Tenho o que muitos tem, apenas o tempo, venho através do tempo avançar pela linha do tempo atrás da mais linda canção.
Cada tempo na parada do tempo, pois nada como o tempo para decidir, pois apenas o tempo e ela no meu partir.
O tempo é nosso, o ano é o nosso tempo, pois a cada tempo deste momento vejo a sua silhueta a me aplaudir, mas com o tempo vejo que o momento desse tempo agora sou apenas reféns, e tudo que que o tempo sonhou quase nada a nada a consumir.
Tenho em mim o mais breve tempo que eu posso consumir, cada tempo, cada estrela , cada discurso que o tempo apenas pode abreviar, pois o tempo que pode apenas ser um breve passar numa estrada de estrelas também pode apagar.
E tudo que o tempo atinge, pois assim atinge, assim como o tempo somos dois, apenas mais dois neste lindo sonho, neste breve tempo e com o tempo cada momento somente muda o tempo de lugar.
E cada tempo seja feita a bela justiça do tempo, pois dele é o tempo, e nele encontro o meu tempo, pois ainda sou metade de tudo que imaginei, e somente a ele entreguei o meu breve tempo de uma idas e breves partidas, pois ele é meu refúgio e fortaleza, pois ele é Deus, o dono do tempo.
O inevitável.
As minhas Patrícias são como diamantes, raras e caras, e difíceis de encontrar.
Lembrança irracional de um desejo chamado paixão, pois se tornou vizinho do meu coração.
Vou esperar como náufrago e apenas sonhar com a minha salvação.
Se te faltares desejo sumir, desejo sumir, mas nada pode deter as coisas mais simples da vida e diz viver, não consigo entender.
O inevitável nunca foi amar, mas sim negar esse amor.
O amor cheio de ilusões e desejos que não sei controlar, mas aguardo o regaste que você pode proporcionar.
E mesmo nos terríveis momentos somos um a nos compor, dependo de você para ser completo nesse amor.
Pois é a luz do meu amor, pois é figura mais provável do meu fervor.
Com a nossa paixão deslumbrei a imensidão e senti o que nunca havia sentido, e amei sem temer o medo do coração.
Como é doce amar e depois ser alvejado pela flecha desse amor.
Sei que há momentos que dentro de cada um o que realmente fala é o silêncio.
Quanto ao tempo somos reféns, pois quem ama ainda persiste ao tempo, mas o meu despojar de amar é suficiente para dois.
Pois a nossa ausência no complexo refúgio da alma não se abala, mas venho resgatar para verdadeiramente amar.
E o desejo que devo destilar é apenas a semente do mel que deseja provar.
Complexo refúgio do ser, onde o desejo inalcançável destilar a paixão.
Somos o que escolhemos para o nosso futuro, na sua intensa busca que transforma a vida num refúgio passageiro.
Amanhã desejo renascer com o mesmo desejo de amar, mas destinado a zelar pelo amor que desejo criar.
O amanhecer
Quando tento a perfeição descubro que somos imperfeitos e detectáveis pelos nossos sonhos e admirados pelo que não podemos carregar, mas seria melhor zelar pelo próximo que está ao nosso lado, pois o amor é tudo, na breve passagem da vida.
Silenciosa é o amor.
A sombra em ti se faz ausente, mas a realidade sou eu presente.
Você possui um coração que almeja atenção, pois será liberta da solidão.
Com os descaminhos do nosso amor nada mudou, pois penso em você como fogo a renascer.
O medo é o refúgio merecedor dos fracos, pois como evitar o amor que reluzente se faz presente sem fazer distinção.
Em meio às dúvidas almejei a certeza, mas a resposta que desejo, essa não encontrei.
Sou como vento que não desiste de encontrar o paradeiro do meu ser, traçando por todos os lados onde achar você.
Como o deserto deseja a vegetação, sou o resultado presente no pensamento, pois no oásis reside a restauração do sentimento.
Na resignação escondo o meu sofrer, mas com insistência tento restaurar o meu viver.
Com sublime persistência restauro o meu viver, descobrindo o amor a cada amanhecer.
A palavra se torceu em poesia.
Se um dia me desejar sabe como me encontrar, basta olhar para o céu e me resgataria, mas ali não me encontro, pois sem resistir ao destino inviolável desse amor, que sublime como a flor deseja nascer com a certeza de um novo amor.
O que seria do átrio da sensação sem a plena representação da exatidão, pois no monte onde andei deixei para trás o desejo de perecer, pois resisti e deixei de sofrer.
Somos heróis do amor, pois visto que o nosso sentimento era real e sofredor, minhas precipitações eu me encontrei em lugares que jamais andei, resultado das escolhas que desejei.
Resolvi desistir do sentimento inalterado, relevei a incompreensão, despi meu coração do amor de tamanha ingratidão, e assim sou revelado pelas palavras que escrevo a cada momento.
No Amor.
Faço do nosso sentimento uma breve canção,
Pois o meu tempo nasce no contratempo da imensidão,
No reino de sonhos existe um coração inalterado,
No meu instante mais desejado me faz convivência.
E o mundo infecundo sobreviveu a nossa franqueza,
Mas deste ensino trato de alcançar o amor cristalino,
Mas o tempo clama em nossas vidas,
Pois visto que é sofrida a nossa espera dividida,
Alvejando um ao outro em um único divino do nosso ser.
Exibo no coração a esperança de sonhar,
Um sonho de um único momento que jamais irei esquecer,
Pois carinhoso é o amor correspondido,
E o sentimento que num instante me faz renascer,
Algemas que extremo prazer zela pelo outro ser.
E neste instante refaço a minha existência,
Com toda persistência que almejo em você,
Pois dos amores que deixei de amar,
E dos momentos que deixei para trás,
Creio que foi a única que realmente amei.
O Breve Amor.
Breve é um momento de alegria
Pois quando chega faço minha harmonia
Contemplando o amor um ato de fervor
O culto do coração semelhante a atenção
Pois o um instante de atenção me envolve em paixão
Tudo que é breve envolve o nosso momento passageiro
Podemos trocar de caminho
Mas a vidas também é provida de encontros
E não somente de despedidas
Momento de breve partidas
Em em uma linda estrada de qualquer
E somente em nossas vidas
O deslumbrante encontro se fez presente
Mas um ardente encantamento
Pois é fruto do amor que se faz presente.
O amor verdadeiro.
Caminha ao meu lado única flor,
Caminha ao meu lado mesmo na escuridão,
E nos momentos me conforta com o coração.
Aos poucos o que muito existia foi dissolvido,
Pois na passagem do tempo o que em nossos vidas existia,
Sucumbia e terminando num momento de agonia,
Mas o toque amoroso do sentimento que em você existia,
Nada sobrou no momento de agonia,
Pois tudo era nada em nossas alegria,
Mas apenas um toque de completa insanidade,
E o amor que em nós existia sucumbia,
Pela falta de amizade que em nossas vidas,
Mas não me canso de procurar,
Pois o meu verdadeiro deleite está na poesia,
Sendo o caminho de muitos,
Pois a vida é cheia de conflitos,
E nela só me resta o amor,
Nada fingido, mas amigo na dor,
Amiga e companheira e sustentáculo no amor,
Assim é o amor verdadeiro,
O único que não termina com a dor,
Pois o amor não é apenas uma palavra,
Mas acima que tem haver amizade verdadeira,
Companheira nas aflições e a mão amiga na queda.
Assim é o amor que poucos conhecem:
Amigo e fiel na nossa imperfeição.
Certo ou Erredo ?
Achar que temos o direito de errar,.
Achar que sempre estamos aprendendo com nossos erros.
Achar em algus momentos que devemos errar por estarmos muito certos.
Achar que temos de melhorar para nunca mais errar.
Achar só o que pensámos é certo pelo simples fato de manter nossa personalidade ou costumes familiares.
Como podemos achar que estamos certos ou errados se certo dia um homem chamado Jesus Cristo foi julgado como errado pelo simples fato de pregar a paz e curar as pessoas com amor e esperança.
Por isso que vivo certo ou errado amando do meu jeito, esperançoso do meu jeito , acreditando em meus projetos de trabalho do meu jeito ,confiando do meu jeito e respeitando do meu jeito com a certeza que devo sempre tentar para nunca viver na incerteza se estou certo ou errado .
O pior sentimento nunca será o medo de amar, mas sim a rejeição, pois neste sentimento não existe lugar para vasta ingratidão.
O amor é persistente, infinito, mas, existem momentos que sucumbimos ao tal sentimento, pois o amor verdadeiro é recíproco, constante e ofegante.
O amor sem dor, com alma e fervor, mas você que nos meus sonhou brota como uma flor, pois a vida insiste em ser repleta de dor, na alma, na falha, na virtude arrogante da descrença de que a vida é mais que uma só, uma só ilusão.
Só os covardes desistem dos seus sonhos, pois no erro existe o aprendizado de quem almejou e nunca notou.
Eleita na escuridão da noite a sensação do dia, e ao meio dia, morada alçada da escuridão.
Não é impossível amar sozinho, no amor, tudo é reciprocidade, cumplicidade e o forte desejo de ser amado.
Com certeza nunca vai existir um passeio para nós dois, mas tentei, juro que tentei, e até do início recordei, com paz e com o deserto a me mapear.
//Jamais minta pra mim
Chame-me de estranho.
diga que sou arrogante.
peça o que quiser pra mim.
faça isso isso todo instante.
Ouça bem o que eu digo.
interrogue-me quando precisar.
sinta-se segura comigo.
sempre irei te ajudar,
Sorria sempre que necessário.
Eu isso também vou fazer
posso até parecer um bobo.
mas sempre direi o que vou ser.
Tenha certeza do que sou.
Espero que sempre sejas assim.
Respeite-me e eu te respeito.
mas, jamais minta pra mim.
Ajude-me como sempre faz.
Eu faço o que precisar.
Esteja sempre comigo.
que jamais vamos nos magoar.
Já senti o que já foi,
Já ouvi o que não queria ouvir,
Já naveguei em mares de ilusões
Já amei o que não deveria amar,
Já toquei no que não deveria tocar,
mas fazer o que se a vida não vem com um manual de instruções.
Como viveria um Beija-flor, sem suas flores para beijar?
Como viveria os Peixes sem o mar para nadar?
E como viveria os meus sentimentos sem você para amar?
Expressar ou te amar com qual objetivo?
viver e te beijar com qual forma de motivo?
crescer e não amadurecer nos leva a qual sentimento?
andar, ou caminhar sem estar perto de você, terá fundamento?
não sei, acho que o amor é tão impulsivo que só nos resta dúvidas.
Quando o resto se torna nada,
O melhor é esquecer,
Pois Deus tem coisas melhores,
Pessoas melhores,
Dias de vida, bem vividas,
E não apenas despedidas.
Nossos pais são os chatos de hoje que se tornarão os heróis de amanhã.
Afinal, quem vai nos falar ou proibir para não fazer alguma coisa?
E nós sentiremos falta disso.
Tem pessoas que são
estrelas que vem ao mundo;
Iluminam nossas vidas por
algum tempo e depois se vão!
"
Temos de apreciar cada conquista, cada vitória, cada superação,
por que elas são somente fáceis depois que as conquistamos
Só Deus sabe o que passamos para chegar onde chegamos
"
