Poemas de Amizade de Jorge Amado
Inexoravelmente, obrigamo-nos a acreditar que antes de tudo, devemos achar a felicidade em nós mesmo para posteriormente pensarmos em partilhar com alguém. Logo, iremos constatar que sensatamente, esse é um paradigma genuíno e por certo incontestável.
Não para de me surpreender quão conseguimos convencer as pessoas de eventos extraordinários, somente convencendo eles de ser algo divino, de Deus. Uma vez que consegue convencer as pessoas da existência de Deus, o cérebro deixa de ser importante, eventos tão bizarros quanto os da Bíblia passam a ser válidos. A explicação mais fácil é estórias tribais, mas a mais aceita seria inspirada por Deus. Pessoas passam a levar para o lado pessoal somente ao apresentar alternativas, inclusive, mais prováveis.
"Multiplicarei grandemente o teu sofrimento na gravidez; em meio à agonia darás à luz filhos; seguirás desejando influenciar o teu marido, mas ele te dominará." (Gênesis 3:16)
Ao estudar a Bíblia e suas narrativas para meu livro mais recente, surpreende-me a quantidade de estórias que recebem uma interpretação totalmente oposto à aquela que uma pessoa sem fé chegaria. A estória são péssimas, e a moral não tem qualquer conexão com o texto. Seria como chegar à conclusão de que o Lobo mal é o herói da estória, não o vilão. Um grande exemplo é a estória de Jó. A ideia de que Deus é uma figura a admirar quando tortura seu seguidor mais fiel é sem sentido. Não faz qualquer sentido em admirar um Deus que tortura uma pessoa que representa o ápice de lealdade, tudo para preencher a insegurança de uma figura onisciente. Pensar que uma figura te tortura, e você ainda o admira, isso foge ao meu ver qualquer sentido lógico, que somente existe dentro da religião, e não existem em nenhuma parte.
Suponha que eu afirme que existe uma partícula X, e essa partícula é necessária para existência do universo. Acredito que todos concordariam que essa afirmação é científica, e precisa ser testada, e provado a existência dessas partículas. Isso poderia ser a teoria das cordas. Por que com Deus é diferente? Um ser que criou o universo e continua influenciando a realidade, de tempos em tempos ele cancela as leis da natureza e ajuda pessoas que rezam para ele. A existência de Deus é uma afirmação científica do universo, não é uma afirmação meramente pessoal e de fé, a existência de Deus é uma afirmação do funcionamento do universo, desde o início ao fim.
Os nossos desejos retraídos, em circunstância alguma podemos determinar o tempo e o momento de acendermos, conforme o nosso querer. São emoções profusamente intensas, até mais que os obstáculos diversos que possivelmente possam existir. Por vezes, o anseio é de expressarmos ao outro o tamanho dessa vontade, quando inesperadamente sentimos interesse pela pessoa desejada. Todavia, um quê, pode até transmudar e tornar improvável, o desenlace da peripécia do superego.
"Jamais deixe de ser quem você realmente é - sua essência, suas origens, sua educação, seu amor, sua capacidade de se importar, sua família... você. Lembre-se do que Jesus disse quando o tocaram: 'Alguém me tocou, pois senti que de mim saiu poder.' Seja autêntico, pois é a sua verdade que tem o poder de transformar."
Ainda temos religião impregnada nas nossas vidas, seja homem, seja mulher. A inhaca da religião impregna sua, envenena tudo.
Estar com uma pessoa que tem o propósito de viver momentos sublimes e acolhedores ao seu lado é vivamente fascinante. No entanto, a pessoa que está igualmente predisposta a permanecer rente contigo após você ter passado por adversos eventos em sua trajetória, é uma criatura de grandeza extraordinária, um ser raro e admirável.
Uma vez por outra, ignoramos nossa capacidade consciente e possibilitamos que a DÚVIDA emposse nosso entendimento racional. Prontamente, perdemos o entusiasmo de persistir em favor da exatidão. À vista disso, no momento em que paramos de acreditar, nada mais conquistamos! Afinal de contas, são os anseios e hesitações que intervêm no nosso ciclo e causam as efetivas INCONSTÂNCIAS.
A felicidade não se restringe a realização de um único sonho, mas o acúmulo de bênçãos que se conquistam ao longo dos anos que vivemos.
Enquanto existir pessoas ou situações que te jogam pra baixo, existe um DEUS que te eleva como também envia pessoas para te ajudar a superar situações desfavoráveis.
Todos nós em algum momento deixamos que dúvidas afloram. O que não pode é permitir que elas dominem nosso ser.
