Poemas de Amizade de Jorge Amado
Não imagino o mundo sem sol, chuva e dias nublados, mas imagino como o mundo seria perturbador sem a sua presença.
Tamanho é o atributo do amor em nossa vida, que quase passa rente, o amor é o nosso fruto presente, a alma não ausente, o nosso pensar somente, a perfeição do detalhe presente, nada ausente, nada irreal, somente a paz e o brilho da vasta da flor, pois você é o amor.
Tenho em mim o forte desejo de quem ama, um renascimente de minha existência, a vida que no seu sentido pleno me aponta o norte, e os poderes incomensuráveis do amor correspondido.
Aos amigos desejo que encontrem um grande amor e ganhem na loteria, porque os quero bem e sempre irei torcer pela sua felicidade. Aos inimigos desejo o mesmo, a diferença é porque os quero "bem" longe de mim.
Não sei se estou olhando o lugar errado ou se sou azarado mesmo. Ultimamente tenho visto mulheres que só se importam com a condição financeira dos homens, é claro que essas curtem um homem bonito, mas se for pra escolher, preferem os que tem grana mesmo careca e barrigudo. Pode até parecer engraçado, mas não me vejo "curtindo" com alguém que se vende e nem nem mesmo sabe qual o seu valor.
Guardei meu silêncio por um tempo na esperança que meu Ego não me ouvisse, não demorou muito para que me achasse novamente. Apesar do silêncio, mais uma vez cai na armadilha da Mente, não posso silencia-la, não posso toca-la, somente posso fingir que tenho controle. Maldito seja este cão faminto de nome Ego, voraz, impiedoso e soturno, maldito seja sua eterna amante a Mente, manipuladora e conivente. Alternam seu libidinoso controle, ora na embriaguez da ignorância, ora na fantasia da liberdade intelectual. Hoje não quero controle, hoje não quero liberdade, o que derem aceitarei, até que percam seu interesse.
Me acusaram de ser dono da verdade, mas em nenhum momento eu afirmei que "minha" verdade é universal e eterna. Afirmo o que sei, mas em nenhum momento disse que deveria acreditar em mim. Prezo minha liberdade de pensamento e também a dos outros. Não se zangue comigo se pela minha forma de expressar pareço prepotente, sou apenas mais um que se interessa pela arte do dialogo e pela busca constante do conhecimento. Lá vou eu de novo me explicar a quem deveria ouvir com mais calma e sem medos, sem querer provar nada a si mesmo e a outros.
Em resumo " Que se dane ".
Tomo minhas decisões com base no que sei e sinto porque em momentos importantes não posso agir utilizando mecanismos do intelecto para guiar minha direção. Prefiro a ilusão do que sei e sinto a ilusão do intelecto, esta tem como base o que esta fora, escolho o que esta dentro.
Posso errar ao fazer algo diferente, mas esse erro não ocorrerá por falta de atenção ou por não buscar o conhecimento necessário a sua execução.
Recordo-me que para acontecer tudo isso, foi preciso à ação do tempo, trazendo as modificações cabíveis e necessárias. Relembro as nossas longas e intermináveis conversas. Fazíamos uma retrospectiva de nossa vida pessoal, familiar, amorosa... E foi exatamente numa conversa dessas, que rolou o nosso primeiro beijo.
Lembre-se que Jesus nos faz um convite: “Vem e segue-me”, (LC 18,22). O seguimento e o testemunho até dar a vida, são dois aspectos essenciais da resposta do discípulo. O relacionamento entre o mestre e o discípulo significa uma vinculação pessoal com Ele. “Vós sois meus amigos”, (JO 15,14).
Uma vez sabendo que a vida espiritual não é plana e que nela, estamos sempre subindo ou descendo, é sábio escolher uma opção, SUBIR SEMPRE.
Temos todo direito de ficarmos tristes e sofrer, mas precisamos colar os cacos e refazer o vaso, porque dentro dele, poderão florir paz e felicidade plena.
Estar caído espiritualmente é pior do que estar num mar de lamas. Estenda, portanto sua mão, VOCÊ PODE!!!
É interessante observar, que temos uma tendência natural de buscarmos inspiração uns nos outros, mesmo sabendo, que carregamos essa triste sina de decepcionar alguém ou ser decepcionado.
E a vida continua com a bonita lição de que devemos sempre ser alicerce no existir do nosso semelhante.
O céu com toda sua generosidade concedeu morada ao sol, apenas para que ele, pudesse iluminar sua vida. SEJA FELIZ...
