Poemas de Amizade de Jorge Amado
A ignorância é a arma dos hipócritas que pensam que são o centro do universo , mais no fundo nada mais são , do que um grão de areia contido no deserto árido do seu próprio coração ....!!!
Se você tem medo de algo, é melhor encará-lo logo, e ver se é tudo aquilo que pensava, do que você ficar tardando e aumentando aquela agonia, aquele sentimento ruim, sem saber seu propósito...
O ódio é uma homenagem subversiva ao odiado.E por ser o ódio um avesso contrariado e mal disfarçado do amor, é uma homenagem mais real.
A maior das distâncias é aquela que nos separa do que pensamos ser do que acham que seríamos e do que nunca saberemos ao certo que somos.
A convicção auxilia a ação; a reflexão relativiza a ação. Todo grande convicto em geral vence na vida. Em geral, um idiota convicto.
Tentar gerar felicidade alheia é o que nos torna próximos de uma utopia da tal famigerada felicidade.
Não há verdade na beleza. A beleza é o engano lúdico e poético que desnatura a natureza comum do visível. Mas eis que o visível é enganoso.
A pior das frustrações é não conseguir vencer o apelo frustrante da própria mediocridade, que reina quase sempre sobre sua singularidade.
Mostrar a verdade a quem não quer vê-la é como servir buchada de bode a quem pede um doce. Tem força a verdade de uma mentira acalentada.
Algum ódio comedido tem certas funções terapêuticas. Quem não vomita alguns sapos injustos, cria um pântano silencioso dentro de si.
Jamais confie inteiramente em sua desconfiança. Alguma fé desconfiada - ainda que calculadamente estúpida - é necessária à sobrevivência.
Antes o prazer de um afeto mentiroso que a corrosão de uma indiferença sincera. Antes a realidade ilusória que a pretensão do real em si.
Com o passar do tempo tudo deixa de ter “aquele” valor, as pequenas coisas que antes nos irritavam, hoje já não tem tanta importância, a mansidão toma conta do nosso ser, e só fica o que realmente importa. Os frutos do Espírito passam a habitar o nosso parecer, o próximo passa a ter valor a cada amanhecer, a vida surge sem perceber, o amor passa ter importância e a nossa vida antes vazia, é preenchida pelo o que realmente importa: o amor, pelo qual foi concebida. (Jorge Mello)
Quem será a pessoa certa, pois já busquei, já clamei, mas a minha metade não encontrei. Com algumas tive esperança, e com outras tive fé, mas em nenhuma tive certeza, mas ficou a tudo amargamente diferente, pois a minha metade é coisa urgente, e um país contente, e sei que vou encontra-la, e eternamente ama-la.
Jorge Mello
