Poemas de Amizade de Jorge Amado
E pensar, que na nossa vã vaidade, fazemos coisas que nunca encontram o cateto da hipotenusa. Depois ainda nos queixamos que se soubéssemos antes, o que sabemos hoje, não teríamos deixado passar em branco o teorema de Pintagoras. Que loucura!
O meu mais importante dia, foi quando eu nasci. O segundo, vai ser quando eu descobrir a razão por quê. E ultimamente o terceiro, será quando os dois primeiros não tiverem relevância nenhuma. Terei partido.
Há pessoas que, mesmo vivendo, já estão mortas.Espero que quando perecerem de verdade, tenham mais vida.
Na natureza nada se perde, tudo se transforma. Na poesia tudo o que se perde, conquista uma nova dimensão.
Não aceites subornos. O suborno por maior que seja, nunca paga o teu valor, despe-te e tolhe a tua liberdade de movimentos. Recusa com um sorriso que mostre que não estás à venda.
O que existe de comum entre o passado, presente e futuro?
O presente é fruto do passado e semente do futuro.
"Saber viver é não desperdiçar nenhum momento sequer da sua vida, desgastar-se à toa, perder tempo à toa, e ser feliz o máximo possível"
"Vai nos restar pouco, e esse pouco a própria natureza sebe que necessitamos dela. Os Irracionais reagem em sua proteção e os que se dizem pensantes já não existirão mais ou voltarão a pensar"
"Toda mudança traz com coisas boas e ruins, pensando apenas nas coisas boas vamos querer mudar sempre."
“Você pode julgar a pessoa pela aparência, mas esteja com a mente aberta para poder julgar depois que conhecê-la.”
Não sei se sou a melhor pessoa pra dizer isto, mas sei que não há ninguém melhor do que eu pra dizer as minhas propias palavras.
A melhor viagem, não é aquela que você dá a volta no mundo, mas a que você volta no tempo para relembrar os momentos da sua vida.
Agradeço a Deus por me manter essa bela visão, pois vejo muita gente ficando cegas hoje em dia, me preocupo.
A falha educacional do governo, a facilidade em ser virtualmente fútil, a decadência do pensamento crítico, a deteriorização dos ambientes escolares, o modismo inútil aliado ao comodismo e ao narcisismo juvenil, o “gosto médio”... Colapso total! A cada dia vemos o Brasil entrar cada vez mais em decadência intelectual, me pergunto sempre quão ridículo deve ter sido o momento em que a ABL concedeu a medalha Machado de Assis, sua maior honraria, ao jogador de futebol “Ronaldinho Gaúcho”, me pergunto por que devo continuar a exercitar minha leitura em um país onde o local que deveria ser o baluarte do bom conhecimento e da valorização literária se torna palco de uma homenagem descabida a um mero esportista que sequer lembra-se do nome de um livro.
Mas percebo que independente do valor dado ao bom pensador, ao articulado e centrado escritor e até ao "crítico criticado por ser crítico", exercitar o intelecto é muito mais importante do que qualquer honraria em decadência .'
