Poemas de Afeto

Cerca de 3026 poemas de Afeto

O mundo mudou tanto que, para muitos, o afeto mais seguro passou a ter quatro patas e silêncio.

Que o calor de um carinho, o afeto de um abraço e o sorriso de uma grande amizade sejam presença constante em sua vida

Amor é estado de graça que faz o coração atrever-se à demonstração de afeto que muitas pessoas corajosas intimidam-se.

AFETO PESSOAL
Meus olhos que guardam marés, deito o corpo, mas não descanso a história. Levo um brilho úmido no olhar, de quem já chorou rios e ainda assim cultiva fontes. Tenho um rosto que é território sagrado, mapa de lutas silenciosas, de noites longas e amanheceres insistentes. Cada fio deste meu grisalho é um tempo que não se rendeu, é memória viva que se recusa a ser apagada. Tenho uma boca firme, carrego palavras que o mundo ainda precisa escutar. E mesmo no cansaço, há em mim uma força ancestral que não se curva, que não se cala, que não se perde. Sou uma mulher com existir poesia, dessas que não se escrevem, se atravessam. Eu sou Eli Odara Theodoro

⁠o amor pode até ser bonito, numa novela ou num filme, mas na prática o que resta é apenas um afeto.

O prodígio não reside na faísca que inaugura o afeto, mas na arquitetura de fôlego que o sustenta contra a erosão do tempo.

Onde eu chego, faço amizade, conquisto o afeto das pessoas a ponto de me pedirem pra voltar, sei entrar e sei sair de qualquer lugar, muita gente me odeia pela forma como outras me amam, mas ainda assim, sempre tive mais gente por mim do que contra mim!

“Em tempos de relações superficiais, o afeto genuíno não só contrasta, como confronta.” - Leonardo Azevedo.

O afeto irriga a conexão humana com naturalidade; o interesse falseia a proximidade para extrair proveito.

“Meu afeto não pede presença; ele habita silêncios onde só o espírito alcança.”
Juliana Hoffmann Liska

"Crie laços, não nós. Onde há espaço para o afeto, a intolerância simplesmente não consegue fincar raízes."

"Há uma ironia trágica na condição humana. O afeto que se nega em vida é derramado tarde demais, sobre a pedra fria da morte. As flores que hoje cobrem túmulos deveriam ter sido gestos, palavras e abraços. O cemitério é o espelho de uma sociedade que teme o silêncio da ausência, mas ignora a urgência da presença."

Há vínculos que acabam antes do adeus.
Quando o respeito sai pela porta, o afeto já foi pela janela.

“O consumo promete preencher vazios que só a consciência, a palavra e o afeto podem elaborar.”
A Mente Enganada — Nina Lee Magalhães de Sá

“A medicação pode abrir uma janela de organização, mas não substitui afeto, rotina, sono, escola preparada e acompanhamento responsável.”
Do livro TDAH: Déficit de Atenção, Distúrbio ou Apenas Distração?, de Nina Lee Magalhães de Sá.

“Disciplina sem afeto humilha; afeto sem método desorganiza. O TDAH exige a delicadeza dos dois.”
Do livro TDAH: A Mente que Não Descansa, de Nina Lee Magalhães de Sá.

“Ninguém nasce para amar o próprio cárcere; aprende a confundir medo com afeto quando a sobrevivência depende de quem fere.”
Do livro Síndrome de Estocolmo — Quando o Afeto Nasce do Cativeiro, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.

“Há memórias que se apagam da mente, mas continuam vivas no corpo, na música, no afeto e na presença de quem ama.”
Do livro Alzheimer — Se Eu Não Lembrar, Me Abrace Mesmo Assim. Eu Ainda Estou Aqui, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.

“No começo da vida, antes da palavra, é o afeto que ensina ao bebê se o mundo pode ser habitado com segurança.”
Do livro No Começo, o Afeto — Winnicott e as Raízes do Desenvolvimento Emocional, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.

“Limite sem afeto vira punição; afeto sem limite vira desorganização. O cuidado verdadeiro precisa dos dois.”
Do livro TOD — Transtorno Opositivo Desafiador: Compreensão, Diagnóstico e Caminhos para o Equilíbrio, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.