Poema sobre Educação da Escola
Diálogo e afeto, uma didática que motiva e o estabelecimento de limites claros são ingredientes essenciais para uma educação equilibrada.
Uma experiência de aprendizagem não passa apenas pelo lado cognitivo: ela mobiliza desejos, memórias, lembranças, expectativas.
Ao educar alguém, você contribui, querendo ou não, para um determinado modelo de sociedade e de mundo.
Se o currículo das escolas levasse a uma abertura do pensamento e a uma navegação livre pelo conhecimento, será que iria ser chamado de “grade curricular”?
Se com a internet mudaram as práticas sociais e as formas de pensar, precisam mudar também as formas de aprender.
As provas escolares deveriam ser encaradas com mais naturalidade: elas não são uma punição, e sim um diagnóstico.
A hora de fazer prova não pode ser um bicho de sete cabeças: ela é simplesmente o momento de checar quanto rendeu o estudo, se o aluno desenvolveu as competências esperadas e se pode prosseguir avançando.
A inclusão e o diálogo podem ser aprendidos, mas só as escolas que sabem incorporá-los na prática são capazes de ensiná-los.
Se forem constantes as mudanças no mundo e nas pessoas que o habitam, também há de serem constantes as mudanças nos espaços em que estes seres são “ensinados”.
Todos nós sabemos que a hostilidade ao tradicionalismo é um erro. Ainda deve ter muito sentido o que funcionou em tempos que a educação tinha respeito e credibilidade, quando a função do professor e o papel da escola eram valorizados!
Tanto o aluno como o professor são pesquisadores. A diferença é que o professor pesquisa para perguntar, e o aluno pesquisa para responder.
O professor excepcional é aquele que cria constantemente desafios aos seus aprendentes, criando assim vínculos de respeito e confiança que fluem automaticamente, pois no momento que demonstro interesse pelo outro, é recíproco o sentimento.
Não é desenvolvimento algum e sim um movimento temporal oportunista direcionar milhares de recursos e ferramentas para a cultura entre as novas plataformas das industrias criativas se o preço pago, o tributo equivocado é o sucateamento do patrimônio artístico e cultural nacional, como também o abandono da fundamental educação.A boa escola é sempre o passo bastante inicial para qualquer madura cultura.
Temos péssimos alunos ou não somos bons professores? Se vamos colocar em questão a qualidade de nossos alunos, que não nos esqueçamos de refletir sobre a nossa qualidade.
A falta de proatividade dos educadores é impressionante, o comodismo em muitos ambientes escolares também é contaminante.
Não fique com o julgamento superficial, livre-se de pré-julgamentos. A vida pede olhares mais atentos, mais entendimento, mais disposição, mais profundidade. Pra esclarecer é preciso tirar as camadas superficiais.
Amo o meu país. Essa é a minha bandeira. E que os meus irmãos cidadãos tenham no peito a mesma coisa: um coração brasileiro.
"Algumas pessoas, em geral medíocres, costumam confundir simplicidade com simploriedade e isto é o mesmo que não distinguir o grandioso do comum."
Já vi pessoas plantando competências no trabalho e colhendo reconhecimento, mas junto colhendo inveja! Não colhemos somente o que plantamos!
Adoro resolver problemas, alguns eu consigo, outros somente Deus consegue resolver por mim! E acredite se existe um problema em algum momento encontra-se a solução!
- Relacionados
- Poemas sobre a Educação
- Poemas de Paulo Freire sobre educação, escolas e mais
- Frases pedagógicas de motivação escolar para acreditar no poder da educação
- Poemas de Amor de Florbela Espanca
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
