Poemas sobre conhecimento

⁠Reflexão, autoconhecimento!
O quanto é importante as nossas reflexões, a consciência diante da vida, e o nosso autoconhecimento, porque é através dele que temos mais firmeza diante da vida e de nós mesmos, mais autonomia e mais critério para as nossas avaliações.
Quem ouve pelos outros, enxerga pelos outros caminha sem rumo, nunca vai chegar ao destino final, ao ponto desejado.
Quando deixamos que as pessoas decidam por nós, acumulamos insatisfações, frustrações e a alma vai entristecendo.
O dessabor com a vida passa a ser constante nos limitando e nos enfraquecendo.
A reflexão, o autoconhecimento, é fruto necessário e saudável para que possamos ter uma vida com mais qualidade e seguirmos rumo à evolução!

Inserida por vercosa

⁠“SOBRE O ENSINO

Somente poderemos
ENSINAR
Se tivermos a
convicção comprobatória
que estamos em conformidade com a Razão e Pleno Conhecimento sobre o
Tema.”

O autoconhecimento pressupõe, normalmente, o isolamento, o distanciamento de tudo e de todos.
Mas também, viajando em outra direção, pode-se chegar ao autoconhecimento por meio da interação social intensa.
Conhecer a si próprio envolve a maneira com a qual você reage perante ao mundo a às suas idiossincrasias; como você lida com os outros.
Autoconhecimento necessita de parâmetros.

Inserida por andrercostaoliveira

Se às vezes dizem dentro de ti está uma criança ferida, não reprimas as palavras.
E se eu dizer dentro de ti falta conhecimento e suporte de pensamento consciente perante situações adversas.
Assim o faço pelo crescimento e não o vitimismo.
Verdadeiramente real racionalizar a palavra ferida por acontecimentos negativos reprimidos pela falta do medicamento da lucidez das palavras.

Inserida por Sararomano

⁠QUIÇÁ!

Se o homem, desde cedo, fosse introduzido
aos conhecimentos acerca da imensidão do universo
e seus mistérios, teríamos mais pessoas conscientes
de sua insignificante dimensão,
que possibilitaria enxergar que não podem ser mais do que são.

Inserida por joseni_caminha

⁠⁠conheça se muito bem
Cada detalhe.
Tenha um mentor se preciso.
Mas só você pode mudar se a sim mesmo.
Depois colha os frutos de alguém melhor
Melhorado por si próprio.

Inserida por claytonpassosmv

Conhecer a língua mãe, compreendeer a interpretaçao de seus símbolos e textos, na educaçao básica,
É a chave que permite a criança,
abrir as portas dos demais conhecimentos.
É nessa etapa que se forma ou não o leitor, o pesquisador e o questionador
Não se constroi a autonomia sem desenvolver o hábito de ler, de pesquisar e de questionar

Inserida por joseni_caminha

⁠Em um mundo regido pela ignorância, quão grande seria sua resiliência para lidar com o fardo da inteligência?

O conhecimento liberta!
Mas entre ser L I V R E e ter P A Z, na segunda opção o "S A B E R" fica espremido demais....

Inserida por camila_ladine

⁠Escola

A escola é o começo da autonomia,
também é o recomeço e a transposição,
é o lugar onde os olhos da mente se abrem,
se expandem e se alongam para novos cenários,
crescendo como se recebesse fermento.
A escola é de verdade, fermento,
que faz crescer o bolo do conhecimento,
que leva para a vida, compreensão e sabedoria.

Na escola se aprende a aprender,
e aprendendo no passo a passo,
vai-se escolhendo o que se deseja ser,
piloto, médico, cantor, professor...
Os traços no dia a dia da escola,
vão se desenhando na personalidade,
ganhando a forma e a certeza,
do conhecimento produzido no justo compasso.

Na escola se aprende a conviver,
com as diversidades de gostos,
de pensamentos e maneiras de ser,
cria-se laços e lindas amizades,
abrindo um leque de afinidades,
vive-se momentos que produzirão,
memórias eternas e imensas saudades,
ensinamentos que a mente conseguiu absorver.

Rozilda Euzebio Costa

Inserida por bellamagnolia

⁠“(...) são muitos os doutores, mestres e especialistas que não se dedicam ao ofício de viver o ensinar com prazer;

O comprometimento de atuar, operar e de transformar genuinamente a realidade da educação. O cumprimento é baseado apenas na titulação adquirida […]

O cumprimento deveria ser não por títulos, mas pelo prazer no ensino somado aos desafios diários e na mediação do conhecimento com a diversidade; o compromisso com a humanização dos homens.

A titulação deveria ser a essência da força motriz que moveria servir a todos, independentemente de suas especificidades” (SILVA, 2019, p. 110).

Inserida por ReginaldoSilva

⁠Parece ser da natureza humana o engajamento em algum tipo de atividade, durante uma parte da vida.
O problema é que há um limite para a quantidade de ações que uma pessoa consegue fazer ao mesmo tempo.
Engajar-se em militância política de esquerda significa obrigatoriamente ocupar o tempo que deveria ser dedicado a auto-educaçào séria, a esportes ou convivência familiar intensa e saudável. O resultado de longo prazo do ativismo de esquerda (além do óbvio prejuízo político de se espalhar estupidez) serão adultos que leram menos, estudaram menos, e conviveram menos em suas famílias e comunidades tradicionais. Ou seja: a mais absoluta perda de tempo.

Inserida por aulercoelho

⁠Quando aprendemos a sentir a essência das pessoas passamos a não alimentar o ego de certas mentes pesadas e doentias.

Precisamos aprender a observar mais as pessoas...

Quando buscamos conhecer o interior de cada ser, a hipocrisia nele contida, e alimentada pela nossa atenção, começa a perder a força.

O mundo melhora e avança, quando conhecemos o quê é sintonia, as nossas vibrações tomam proporções mais elevadas.

Inserida por pedro_de_alexandre

⁠Há muita informação mas pouco conteúdo.
Todos querem brilhar, mas ninguém quer se esforçar.
É tão fácil acreditar, difícil mesmo é comprovar.
As vezes chega até nos intoxicar, mas é impossível deixar de clicar.
As aranhas tecem as teias para poder se alimentar.
Enquanto muitos navegam, vários naufragam.
Eu abro o livro, mas não encontro um xis para fechar.

Inserida por anderson-martins

⁠Não quero nem saber
'quem é quem' nessa
'malhação de judas',
mas o único caminho
para libertação
é o conhecimento.
Duvida?
Dá um Google!

Inserida por rosa_brasil

" Porque nunca vou saber o que realmente alguém de vocês é.
Porque você só pode conhecer profundamente a si mesmo.
E mesmo assim, ás vezes podem haver dúvidas.
E surpresas.
Mas as surpresas são os limites do seu ser.
É bom que elas venham.
É interessante se auto conhecer.
E você faz isso um pouquinho a cada dia..."

Inserida por lskato

Gosto de ficar comigo,
sentir o meu abrigo,
encontrar a paz ou
não encontrar, enfim,
saber ou
não saber de mim
Quem sabe?
Quando é que vamos entender a nós mesmos
Senão em cada amanhecer
em cada entardecer
em cada dor, suspiro, ou alegria
em cada ausência, presença,
na monotonia do dia a dia
Nas surpresas da vida
vou sentindo o meu caminho
percebendo se gosto de azul ou de vinho
de céu, de chão, de coração ou razão
Guardo algumas partes de mim
algumas distribuo poraí
Algumas não gostaria de ter
e em algumas poucas coisas
sinto orgulho de mim
É bom às vezes se recolher
se entreter de si mesmo
perceber o que está em haver
olhar pra dentro de si
se aconchegar em seu próprio colo
cuidar não só da imagem que vê no espelho
mas daquele cantinho todo especial
onde você guarda a sua alma...
Onde você guarda a si mesmo.

Inserida por lskato

Eu vi pessoas fazendo de tudo, para obter o máximo de tudo aquilo pelo qual sentia ausência. E vi também todas essas pessoas morrerem de loucura.
Por falta de sabedoria a loucura toma conta de si, e a ausência do entendimento da início ao fim da vida.
Obtendo o entendimento é possível fazer um bom uso da sabedoria.

Inserida por leonardo_cestari

O futuro é mudo como um sonho.
O presente é cego como somos.
O passado é surdo e não pode te escutar.

Inserida por moloki

⁠⁠Nebulocoginição

Que vejo eu, se ver é só ideia vã,
Reflexo vão da mente, sombra escura?
Se tudo quanto é mundo se me espelha,
Será o mundo real? Ou só figura?

Quem me afirma que há pedra, céu e chão,
Se tudo é sonho feito em consciência?
Talvez o Sol se apague ao meu fechar,
E Deus, talvez, em mim só tenha essência.

De que me serve a carne e seu quebranto,
Se não sei se é de mim, ou de um invento?
Pois posso ser apenas leve encanto,
Imagem ou curto pensamento.

Inserida por CatarinaL

⁠MIL PLATÕES
Transpôs gerações a perspectiva
Monóculo de única "verdade"
Nas correntes da acomodação
Ninguém a duvidar das projeções

Eram as sombras ali sempre vivas
Incrédulos de outras realidades
Atrofiavam as chaves da razão
Até um desgarrar das ilusões

Embora encandeado pela luz
Venceu barreiras, provou liberdade
No inefável ampliou a visão
Carecia partir tais emoções

Julgarão insano o que ele conduz?
Pra ignorância o sol ainda arde
Conhecer por si é a libertação
Socraticamente em mil Platões!

Inserida por alfredo_bochi_brum