Poema o Homem Certo
A função de uma estrutura social é edificar instituições atravessadas pela preocupação pelo homem. Uma sociedade que encurrala os seus membros em soluções desesperadas é uma sociedade inviável, uma sociedade a substituir.
"O Homem acordado anda pelo mundo observando. Ele não pertence a tribos ou grupos. Ele passa por eles e aprende, mas não pertence. Ele pertence a si mesmo e ao universo".
Compreender a Natureza da vida faz o homem perceber mais rapidamente as mudanças para ser mais preciso no aproveitamento das oportunidades.
O homem não perece pela força do destino, mas pelo peso de suas escolhas. Casar-se é aceitar, de bom grado, a corda do enforcamento.
Não existe uma planta que não tenha raiz, não existe uma família que tenha sua origem. Um homem jamais deve perder suas origens ou se esquecer de onde veio.
Família é tudo.
O homem, ao nascer, é flexível e fraco; ao morrer, é rígido e forte. (...) Assim, a rigidez e a força são companheiras da morte; a flexibilidade e a fraqueza, companheiras da vida.
"Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si. Galileu Galilei"
Sim; mas mesmo assim, não querem ser ajudado. O que querem é permanecer no mesmo lugar, embora tenha inteligência para grandes conquistas"
Há um direito no qual o homem pode experimentar a própria vida, mas, nenhum que lhe permita ditar seu próprio destino.
Quem fez do homem o juiz exclusivo, se a mulher compartilha com ele o dom da razão?
“Muitas pessoas se prendem ao fato de um homem ter um helicóptero, mas não buscam saber como ele fez para ter este helicóptero.”
A grande diferença entre Deus e o homem, é que Deus revela as coisas e o homem toma conhecimento das coisas reveladas ou seja homem apenas descobri as coisas.
O homem sábio perdoa seu inimigo, mas exclui-o de seu círculo íntimo, pois o perdão não obriga a convivência.
O homem sábio não recorre a tanques e armas poderosas para exterminar uma barata, mas os utiliza contra a ignorância que corrói a sociedade.
O homem sábio repudia a intolerância, pois reconhece que a sabedoria se constrói na aceitação e no respeito mútuo.
