Poema o Homem Certo
O homem nasce neutro em sua essência; sendo construído pelas influencias que lhe são passadas. Contudo, se lhe for privada a sabedoria e o conhecimento, fazendo ele a perecer em determinado tempo, se não mudar, morrerá sem ter a possibilidade de mudança.
Assim como o homem não é o mesmo ao entrar no rio pela segunda vez, o escritor também muda junto de seus pensamentos. Ao reler opiniões de anos passados, percebo a transformação em minha visão, a evolução da minha percepção. Como as águas do rio, meu crescimento é contínuo, nunca se detém.
Quando as religiões cumprirem seu papel de "religarem" o homem a Deus, seus seguidores caminharão de mãos dadas na terra.
Um homem de verdade não faz o que é fácil ou conveniente. Um homem de verdade faz o que deve ser feito!
Quando entenderes que o monstro não precisa dar sequer um passo para te alcançar, ali serás um homem.
"Escolha um homem de coração bom e o trate com ternura, pois a lealdade nasce onde o amor é respeitado.”
As ideias não mudam o homem; é o homem que muda, e então descobre que suas ideias já não lhe servem.
Quando o homem tirar da criança a inocência, da fruta seu sabor e da carne sua dor, a essência da vinda se findou.
Mandar é fácil, mas governar sem parecer que governa é arte; pois o homem que reina sem coroa é sempre mais temido que aquele que a ostenta.
O homem que cuida do corpo e se preocupa com a saúde me diz mais do que aquele que apenas se preocupa em adquirir bens materiais.
O homem que não conhece a dor, nem a própria força e o mal que pode fazer com ela, acabará ferindo os outros sem sentir remorso.
“O homem verdadeiramente livre não é aquele que faz o que deseja, mas aquele que não é dominado por seus próprios desejos.”
