Poema Nao Ame sem Amar
Não há homem que não deseje ser absoluto, aborrecendo cordialmente o absolutismo em todos os outros.
Não serve de nada atormentarmo-nos com uma coisa depois de a termos feito, a não ser para torná-la pior.
Não gastes contando com os ganhos futuros, pois muitas vezes eles faltam-te ou são menores do que o esperado.
Não é a multidão... que às composições de um século confere fama e autoridade, mas sim pouquíssimos homens de cada século, ao juízo dos quais, pelo fato de serem mais eruditos do que outros de alta reputação, a multidão acaba por consagrar.
É tal a incapacidade pessoal de alguns homens, que a fortuna, empenhada em sublimá-los, não pode conseguir o seu propósito.
Quanto a sexos, apenas conheço dois: um que se diz sensato, o outro que nos prova que isso não é verdade.
A avareza e a ambição mostram-se mais descontentes do que não têm, do que satisfeitas com o que possuem.
Diz-se facilmente mal dos ausentes; deixa-se, ainda mais facilmente, os outros dizê-lo, para não parecermos disso responsáveis.
No estudo da história natural existem dois obstáculos igualmente perigosos: o primeiro é não possuir nenhum método, o segundo, querer referir tudo a um sistema particular.
Não é conhecer muitas coisas, mas sim pôr muitas coisas em contato umas com as outras que constitui um primeiro grau de criatividade.
Não te queixes tanto das falhas de memória. Porque se soubesses tudo o que soubeste, não te poderias mexer. E então é que não terias nenhuma.
Não há nada mais perigoso do que acreditar que se detém a fórmula que vai continuar sempre conduzindo ao sucesso
Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa.
O que mexe com a libido das mulheres não é a beleza física, é a inteligência. Tanto que revista de homem nu só vende para gays.
Pecar não é simplesmente escolher o caminho errado, pecar é limitar-se a novas experiências, é escolher o conhecido a aprendizagem, é preferir a ignorância a um universo de possibilidades, é ser egoísta e negar-se a pensar em amplitude.
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida (...) mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não o declare e não os procure.
Nota: Versão adaptada de trechos da crônica "Meus secretos amigos" de Paulo Sant'Ana: Link. A frase é muitas vezes atribuída, de forma errônea, a Vinicius de Moraes
...Mais
