Poema Nao Ame sem Amar

Cerca de 490650 frases e pensamentos: Poema Nao Ame sem Amar

Quando me contrariam, despertam-me a atenção, não a cólera: aproximo-me de quem me contradiz e instrui.

A grandeza do homem está em ele se reconhecer como miserável. Uma árvore não se dá conta da sua miséria.

Não vos parece que certos pais querem castigar nos filhos a má educação que lhes deram?

É a direção da vela, e não o sopro da tempestade, que determina o seu curso na vida.

Realmente, não creio na alma humana, nem nunca cri. Tenho a convicção de que as pessoas são como as malas: cheias de coisas diversas, são expedidas, atiradas, empurradas, lançadas ao chão, perdidas e reencontradas, até que, por fim um Último Transportador as atira para o Último Comboio.

A vida humana não tem só um nascimento, só uma infância, é feita de vários renascimentos, de várias infâncias.

O elogio que se conquista em não se deixar ofender supera a glória que se ganha vingando-se.

É certo, afinal de contas, que neste mundo nada nos torna necessários a não ser o amor.

Ter escravos não é nada, mas o que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos.

Existem duas espécies de idiotas: aqueles que não duvidam de nada e aqueles que duvidam de tudo.

As nossas maiores dissimulações são desenvolvidas não para esconder o que há de ruim e feio em nós, mas o nosso vazio. A coisa mais difícil de esconder é aquilo que não existe.

Porque o arrependimento, como o desejo, não procura analisar-se, mas sim satisfazer-se.

O amor não é uma futilidade ou um divertimento; é um sentimento profundo, que decide de uma vida. Não há o direito de o falsificar.

A agitação contínua numa vida tumultuosa não é atividade saudável, mas inquietação.

Mais um ano. Mais um palmo a separar-me dos outros, já que a vida não passa de um progressivo distanciamento de tudo e de todos, que a morte remata.

Miguel Torga
TORGA, M., Diário XII

As mulheres vêem tudo ou não vêem nada, segundo as disposições da sua alma: a única luz delas é o amor.

Não é a fome, mas, pelo contrário, a abundância, o excesso de energias, que provocam a guerra.

Não, a vida não é uma festa permanente e imóvel, é uma evolução constante e rude.

Posso simpatizar com a dor de uma pessoa, mas não com os seus prazeres. Há algo de rigorosamente monótono na felicidade dos outros.

Não há homem completo que não tenha viajado muito, que não tenha mudado vinte vezes de vida e de maneira de pensar.