Poema Nao Ame sem Amar
O amor ao próximo não floresce onde o xingamento cria raízes, pois ofender o outro é esquecer que somos todos imagem e semelhança de Deus.
Uma sociedade permanece juridicamente livre enquanto o indivíduo puder dizer “não” ao Estado sem precisar pedir licença para sobreviver.
O jurista não deve perguntar apenas quem venceu a disputa, mas quais limites permaneceram de pé depois dela.
Quando a força decide e a lei apenas explica, não existe Estado de Direito; existe poder com rodapé jurídico.
Não vale a pena investir em alguém que prefere a validação barata das redes sociais e das ruas em vez de preservar a intimidade e a seriedade de um compromisso a dois.
Uma democracia não morre quando perde uma eleição; morre quando perde a possibilidade de contestar o vencedor.
Quando uma Constituição depende da virtude dos governantes para ser respeitada, ela ainda não conseguiu transformar liberdade em instituição.
Querer exibir o corpo de maneira intencional e, ao mesmo tempo, fingir que a provocação não existe é a marca registrada de quem quer causar o caos, mas não aceita ser responsabilizada por ele.
A verdadeira força não está em diminuir os outros para se sentir superior, mas em ter a coragem de ser gentil e justo.
A verdadeira função do Direito não é ensinar o cidadão a obedecer ao poder, mas ensinar o poder a obedecer ao Direito.
Os criminosos mais perigosos de uma nação não vivem à margem da sociedade. Geralmente ocupam cargos e funções públicas, são ceifadores de vidas, sonhos e oportunidades.
No Direito, todos os caminhos levam à justiça ou à injustiça. Não há porta que não possa ser aberta; no entanto, é preciso saber em qual bater e como fazê-la abrir. Escolhas erradas podem custar caro.
Na vida, evite pedir favores para não ser devedor de ninguém, porque há quem goste de fazer de quem pede um refém de seus caprichos.
Se você não tem vasto conhecimento jurídico, teórico e prático, meça bem as palavras em postagens e comentários em rede social. Liberdade de expressão não é um cheque em branco para ofender pessoas ou instituições.
Alguns homens optam por não assumir um compromisso ao verem que a moça se expõe em demasia na internet ou com vestimentas provocantes, pois preferem a discrição e a tranquilidade.
Por seguirem uma visão contrária à fé cristã, esses docentes não sabem orientar com empatia e acabam agravando as desavenças com os estudantes.
Como esses profissionais não têm o hábito de falar sobre as coisas de Deus e seguem visões contrárias aos princípios cristãos, eles falham ao lidar com quem professa a fé.
